Blog de Marketing Digital de Resultados

Por que é importante medir o ranking de palavras-chave em SEO

A prática de medir o ranking de uma lista de palavras-chave no Google já foi bastante criticada pelos especialistas em SEO.

A alegação principal é ser uma métrica muito simples, que serve muito mais por vaidade do que como mensuração de resultados em si. Há informações como volume de tráfego e principalmente conversões que são muito mais importantes.

Até não discordamos do valor de medir tráfego e conversões, algo que consideramos essencial, mas acreditamos que acompanhar o ranking esteja muito longe de não oferecer nenhum valor.

Nesse post vamos explicar um pouco melhor porque isso deve ser feito:

Escolha de investimentos

Suponha que sua empresa tenha recebido o convite para escrever um guest post. Quais palavras-chave deverão ser exploradas nos links ao longo do texto?

Uma palavra na qual sua empresa já ocupe a 11ª  posição, prestes a entrar na primeira página, pode ter uma prioridade muito maior do que outra que esteja na 70º, longe de alcançar um bom ranking. Ou mesmo em relação a outra que esteja na 1ª, onde não é necessário continuar subindo.

Painel de palavras-chave

Painel de palavras-chave no RD Station

É o tipo de decisão em que ter as informações de ranking pode ter impacto direto nas escolhas da empresa.

Acompanhar evolução

Em teoria, acompanhar o tráfego por palavra-chave seria o suficiente para verificar quais termos estão crescendo e contribuindo mais com a empresa e quais estão caindo. É uma das formas de medir quanto os investimentos em Link Building de fato têm se convertido em ganhos para a empresa.

No entanto, esse tipo de análise é incompleta e deixa algumas coisas importantes de lado, já que leva em conta só os termos que sua empresa já está bem posicionada.

Se sua empresa leva um termo da 80ª posição para a 11ª, por exemplo, dificilmente sentirá resultados concretos (a esmagadora maioria dos cliques fica na primeira página). No entanto, isso não quer dizer que o trabalho foi em vão ou que o investimento foi desperdiçado. Pelo contrário: se a empresa continuar nesse ritmo, provavelmente alcançará em breve as primeiras posições e poderá colher os resultados.

Variação de palavras-chave no RD Station

Outro problema considerável é que há algum tempo o Google deixou de fornecer a palavra-chave de origem de todos os usuários que estivesse logados com uma conta Google. E o número de usuários nessas condições cresce consideravelmente.

Em fevereiro de 2012, o percentual de visitas ao nosso blog cujo termo de pesquisa não era exibido pelo Google foi menor do que 4,5%.

Apenas 1 ano depois, o (not provided) já está esse mês em 55% dos nossos acessos via busca orgânica.

Nessas condições, fica muito mais difícil e pouco confiável medir a evolução de um termo se analisamos somente tráfego e conversões. O ranking surge como uma alternativa complementar.

Identificar mudanças de algoritmo

Tudo bem, se você está nas primeiras posições para vários termos e for prejudicado por alguma mudança de algoritmo, rapidamente vai perceber a queda de tráfego e conversões e descobrir que existe algum problema.

A questão é que, quando sua empresa está investindo em conteúdo mas ainda não tem uma autoridade alta, boa parte dos termos estará em posições intermediárias no ranking. Ficar na 2ª ou 3ª página dos resultados de uma busca não é suficiente para receber tráfego, mas já é uma parte do caminho de otimizações.

No entanto, se uma atualização de algoritmo leva a empresa a cair para a 8ª página, não vai sentir diferenças concretas, já que não havia tráfego e continuará não havendo. No entanto, é uma informação relevante nos trabalhos de otimização e pode exigir uma correção de rumo.

Novamente aí o ranking pode ser útil.

Cuidados importantes

Estar em primeiro lugar para uma determinada keyword não é garantia de nada. O ranking não é um objetivo final ou mesmo métrica de ROI que, como defendemos, devem ser Leads e vendas. No entanto, é um indicador útil para guiar otimizações e avaliar o efeito de esforços em otimizações na página e link building.

Também é perigoso considerar o ranking como algo estável e fazer previsões precisas de tráfego com base nisso. Os resultados de busca estão cada vez mais personalizados e o acompanhamento do ranking vai mostrar a posição da Keyword apenas para um usuário em um único momento. Encare-os como uma média geral, um ponto de apoio que tem seu valor mas não é 100% preciso.

Marcadores:

Deixe seu comentário