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Por que sua empresa deve ter uma página (fan page) ao invés de um perfil no Facebook

Sua empresa usa um perfil no Facebook? Descubra por que é muito melhor ter uma fan page dedicada do que um perfil e migre agora mesmo!

Post publicado originalmente em abril de 2011, e revisado e atualizado em janeiro de 2016.

No início da década, o Facebook disponibilizou uma nova funcionalidade na rede: as fan pages. Hoje é algo bastante comum e praticamente todo mundo que tem uma conta no Facebook consegue diferenciar uma fan page de um perfil.

No entanto, o que vemos ainda são muitas empresas fazendo marketing no Facebook de forma indevida, utilizando perfis pessoais ao invés de páginas.

Neste post vamos explicar por que você deve criar fan page para sua empresa ao invés de um perfil, e mostrar todas as vantagens que ela irá possuir ao optar por gerenciar páginas e não perfis.

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Barreiras legais

O Facebook deixa claro em seus termos de serviço que cada um pode ter um único perfil e que este deve ter caráter pessoal. Isso quer dizer que qualquer perfil de empresa está ferindo os termos de serviço e, portanto, pode ser removido a qualquer momento.

Com certeza não seria nada legal para sua empresa trabalhar conquistando uma base de amigos e depois perder isso.

Limite de conexões

Os perfis possuem um limite máximo de 5 mil amigos. Sabemos que 5 mil não é um número baixo, mas também não é nada impossível alcançá-lo.

Fan pages para empresas não possuem nenhuma restrição no número de fãs.

Fan Page para empresas podem ter abas personalizadas

Apenas uma fan page permite que você edite abas com o conteúdo que quiser. É possível colocar fotos, vídeos, fóruns de discussão, informações sobre produtos específicos, eventos e avaliações de usuários.

Além disso tudo, ainda é possível criar um aplicativo próprio caso você precise de alguma funcionalidade não oferecida.

Com isso, você pode customizar ainda mais, criando abas para downloads, cardápio, promoções, concursos e outros. Saiba mais no post “Abas personalizadas e aplicativos no Facebook: quando funcionam e como usar”.

Marcações e check-ins

Seus fãs e outras fan pages podem mencionar publicamente sua página. Em um perfil pessoal, isso só pode ser feito por seus amigos.

Marcações podem ser feitas em praticamente toda atualização no Facebook (fotos, vídeos, links, status, etc), ou seja, definitivamente é algo benéfico para toda página que deseje aumentar sua base de fãs. Ser mencionado é sempre uma forma de aumentar o engajamento e a interação não só entre seus fãs mas também entre outras páginas.

Se sua página tiver um local físico, as pessoas podem fazer check-in e mencionar que estão nesse seu local, como um restaurante, um bar ou um hotel, por exemplo. Em perfis pessoais isso é impossível.

Call-to-Actions

Outra vantagem que uma página tem sobre um perfil é a possibilidade de criar um botão de call-to-action para inserir na fan page.

Esses botões incentivam o usuário a clicar e realizar uma ação, como o próprio nome sugere. Há vários tipos de call-to-actions disponíveis para serem inseridos em sua fanpage. Exploramos o assunto com mais detalhes no post “Facebook: botão Call to Action na Fan Page”.

Análise de dados

Uma página de fãs oferece a opção de relatório, que apresenta importantes dados sobre os fãs (como localização, idade, idioma e sexo) e a repercussão da página (quantas pessoas visitaram, quais os posts mais comentados, quantas fotos e vídeos foram vistos, etc).

Todas essas informações são inacessíveis para quem tem apenas um perfil. Confira no post “7 itens que você pode saber com a parte de Estatísticas do Facebook” todas as possibilidades de análise disponíveis.

Acesso Múltiplo

Administrar uma fan page tem a vantagem de múltiplas pessoas poderem fazer a gestão dessa página. É muito mais prático, pois além de várias pessoas poderem administrar a página ao mesmo tempo (sem uma ter que sair para outra entrar), você pode manter-se conectado em seu perfil pessoal ao mesmo tempo.

Há níveis de hierarquia, onde cada função possui um maior limite de poder sobre as outras. Em ordem são: administrador, editor, moderador, anunciante e analista. Para saber quais funções cada nível pode desempenhar acesse essa página de ajuda do Facebook.

Anúncios

Ao administrar uma fan page, sua empresa tem a possibilidade de criar uma extensa gama de anúncios para atingir uma maior audiência ou para promover ofertas específicas.

Você pode escolher também um tipo específico de objetivo para a campanha, e otimizá-la para atingir esses resultados específicos, como:

  • Impulsionar suas publicações
  • Promover sua Página
  • Enviar pessoas para o seu site
  • Aumentar conversões no seu site
  • Obter instalações para seu aplicativo
  • Aumentar o envolvimento com seu aplicativo
  • Alcançar pessoas próximas à sua empresa
  • Aumentar a participação no seu evento
  • Fazer as pessoas obterem sua oferta
  • Obter visualizações do vídeo

Para saber mais sobre como acelerar o crescimento de audiência e resultados com os anúncios do Facebook, faça o download gratuito do nosso eBook “Facebook Ads”.

Facebook Business

O Facebook Business ou Gerenciador de Negócios é uma nova e mais segura ferramenta usada para o gerenciamento de acesso às contas de anúncios e fan pages. O Gerenciador de Negócios é orientado para empresas que necessitam conceder múltiplas e diferentes permissões para um número vasto de usuários.

Resumidamente, o Gerenciador de Negócios permite:

  • Gerenciar o acesso às Páginas e contas de anúncios: Saiba com clareza quem teve acesso às suas Páginas e contas de anúncios, e retire ou modifique as permissões;
  • Manter suas atividades profissionais em separado: Obtenha acesso às Páginas e contas de anúncios sem a necessidade de ter que adicionar seus colegas de trabalho como amigos no Facebook.

Para migrar para o Gerenciador de Negócios, acesse este link de suporte do próprio Facebook.

O contraponto: a solicitação de amizade

Uma das reclamações que já ouvi de quem optou pelo perfil ao invés da página é que com o perfil é possível solicitar a amizade, enquanto com a página não é possível fazer nada a não ser esperar que o usuário clique em “curtir”.

De fato isso acontece, mas colocados todos os outros benefícios de uma fan page, acaba não valendo a pena manter o perfil.

É possível tentar criar outras formas de alavancar o número de fãs e driblar um pouco esse problema. Uma delas é criando promoções e sorteios. Outra forma de atrair mais gente é promovendo sua página por meio do Facebook Ads. É incrível a quantidade de opções existentes e a possibilidade de segmentação ao anunciar no Facebook.

Nenhuma dessas formas é equivalente a solicitar a amizade, mas sem dúvida valem mais a pena que correr o risco de perder a conta, ter número limitado de amigos, página padrão e nenhuma ferramenta de análise de dados, que é o caso do perfil.

Como converter um perfil em uma fan page para sua empresa

Se você foi uma das pessoas que cometeu esse erro na sua empresa e agora se convenceu que o melhor é ter uma página, não há motivos para se desesperar.

Você pode resolver isso com uma ferramenta criada pelo próprio Facebook. Saiba mais no post “Como juntar duas páginas no Facebook (ou uma página e um perfil)”.

Com esse artifício, você consegue migrar facilmente para uma página e levar consigo todos os contatos feitos como perfil.

Saiba mais

Se você precisa de mais dicas práticas para sua empresa começar a gerar resultados no Facebook, baixe nosso eBook gratuito “Introdução ao Marketing no Facebook”. Nesse material mostramos como e por que criar uma fanpage, modos eficazes de divulgar sua empresa, como fazer análises, como criar uma campanha com Facebook Ads e mais.

Caso ainda tenha restado alguma dúvida, sinta-se totalmente à vontade para explanar seus questionamentos nos comentários abaixo!

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