Blog de Marketing Digital de Resultados

Por que fluxos de Automação de Marketing têm performance (muito!) melhor que campanhas de email marketing

Descubra por que os fluxos de automação de marketing tem performance muito melhor que estratégias de email marketing e comece a gerar resultados agora!

Muito se fala sobre a necessidade de enviar email marketing periodicamente para seus contatos. De fato, essa é uma ação de Marketing Digital que pode e deve ser feita por toda empresa que deseja manter relacionamento com os Leads e, principalmente, esquentá-los até chegar ao momento de compra.

Entretanto, fazer email marketing não é simplesmente enviar uma newsletter para a toda a base de emails como a maioria das empresas faz. Essa prática não é muito eficiente porque acaba não levando em consideração o real interesse de cada Lead e seu atual momento de compra.

Se fôssemos colocar o Email Marketing em uma escala de evolução, teríamos algo parecido com a imagem abaixo:

evolucao do email marketing - automação de marketing

 

Para resolver esse problema e trabalhar o email marketing de forma mais inteligente, é necessário fazer o envio de forma segmentada. Essa segmentação permite se comunicar de maneira mais focada e com conteúdo que seja mais interessante para os Leads.

As possibilidades de segmentação são inúmeras e variam bastante de empresa para empresa. Em empresas de cursos e treinamentos por exemplo, é mais interessante começar a segmentação pelo tema de interesse. Afinal, para uma pessoa interessada em conteúdos sobre “Vendas”, não faz tanto sentido mandar emails e materiais sobre cursos de Photoshop.

Em outras, não há uma abrangência grande de temas e já é interessante começar segmentando pelo momento de compra dos Leads.

O ponto é que, por mais eficiente que a prática seja, fazer todas essas segmentações e envios manualmente é inviável.

Sendo assim, para evitar o trabalho manual, ganhar eficiência e tempo, entra em cena a Automação de Marketing: nutrir Leads automaticamente levando em conta o interesse, estágio de compra, informações que fornece na Landing Page, etc.
Abaixo, listamos alguns benefícios e diferenças entre a automação de marketing e o email marketing tradicional.

Diferença temporal

A primeira diferença clara entre email marketing e automação de marketing é a questão do timing. Toda campanha de email segue alguns passos padrão: criar o email, segmentar a base (ou não), revisar tudo para agendar o disparo, enviar e analisar o resultado.

Fazendo isso, partimos do princípio que todos os destinatários possuem interesse naquele tema, naquele momento, independente de quais ações ele já realizou ou quando foi a última conversão, etc.

Já em um fluxo de Automação de Marketing, aqueles passos padrão podem mudar bastante. Uma vez planejado o fluxo e criados os emails, todo Lead que atingir determinado perfil de segmentação começa a receber imediatamente os emails daquele fluxo específico.

Em suma, é o próprio Lead quem define qual email irá receber e quando começará a receber, de acordo com as informações que ele fornece e ações que ele realiza.

Diferença de estágio de compra

Uma coisa é certa: em um cenário onde a venda é mais complexa, é difícil ter um ciclo de vendas com poucos dias. Isso quer dizer que não é muito eficiente fazer uma campanha de emails de meio e fundo de funil para toda a base de Leads.

O motivo disso é que a maioria deles ainda não está no momento certo de compra, e não vai ser apenas um email que vai despertar essa necessidade pelo seu produto em tantos Leads.

Para ser realmente eficiente, é necessário ter uma comunicação direcionada para os Leads presentes em cada um dos momentos de compra. Esse momento de compra pode ser definido através das ações e informações que um Lead fornece.

Isso significa que ele receberá ofertas de meio e fundo de funil quando de fato for o momento para tal – e essa oferta será bem segmentada para o interesse e estágio do Lead.

Resumindo: Enviar o material certo, para os Leads certos e no momento certo faz bastante diferença na eficiência e resultado das campanhas. A automação de marketing permite fazer isso de uma maneira mais rápida e inteligente.

Métricas

Por serem muito segmentadas, as métricas da Automação de Marketing tendem a ser bem melhores que de campanhas tradicionais de email.

Abaixo está o exemplo de alguma métricas diretas de um fluxo de nutrição:

Campanha automação de marketing RD

Mas mais do que medir taxa de abertura, clique, unsubscribe, etc – a Automação de Marketing tem um impacto maior em outras métricas ainda mais importantes.

Deve ser olhado também o impacto em métricas mais relacionadas a vendas, como, por exemplo, a qualidade dos Leads passados para a área de vendas, a quantidade de Leads que estão em fluxos de fundo de funil, a velocidade com que eles avançam no funil, o custo de aquisição de clientes, entre outros.

Resultados

Conforme vimos, os resultados da Automação de Marketing não devem ser medidos apenas através das taxa de abertura, clique, etc., mas pelo seu real impacto no time de vendas.

Uma pesquisa da Forrester Research diz que “Empresas que se destacam em Automação de Marketing geram 50% mais vendas a um custo 33% menor”.

Sendo assim, alguns resultados a serem esperados da Automação de Marketing são:

  • Mais vendas, uma vez que os Leads avançam no funil de vendas de forma automática;
  • Menor custo de aquisição de clientes, pois chegam mais preparados para a compra;
  • Menos tempo gasto com a operação do negócio: uma vez planejado e configurado um fluxo de Automação, toda a segmentação e envio de emails se fazem de forma automática.

Resumindo, devemos ter em mente que Email Marketing e Automação de Marketing não são a mesma coisa. Na verdade elas podem e devem trabalhar juntas para gerar mais e melhores oportunidades de negócio.

A diferença crucial é que Automação de Marketing deve ser pensada como uma ação contínua que ocorre ao longo do tempo, e não um evento pontual como é o Email Marketing. Também deve-se levar em consideração que a Automação é uma poderosa ferramenta de vendas que influencia diretamente nos resultados da empresa.

Se você quer se aprofundar mais no assunto e ver como aumentar dos seus esforços de marketing, recomendo assistir nosso Webinar Introdução a Automação de Marketing.

Marcadores:

Deixe seu comentário