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Por que não vale a pena copiar o conteúdo de terceiros

Empresas que acompanham as boas práticas de marketing digital já sabem que produzir conteúdo é essencial para obter bons resultados online.

O problema é que essa tarefa não é muito fácil. É preciso conseguir tempo, ter boa escrita e conhecer bem o negócio e o mercado. É recomendado também algum conhecimento em SEO.

Como algumas empresas possuem recursos limitados, é comum que procurem por formas mais simples de resolver o problema. Por isso (re)publicar conteúdo de terceiros no blog tem aparecido como opção em muitos casos.

No entanto, nossa opinião é que não costuma valer a pena fazer isso. Explicamos aqui os motivos:

A sua empresa quer assumir a posição de autoridade, não delegar essa posição para terceiros

Um dos principais benefícios da produção de conteúdo é conquistar uma posição de autoridade e referência no mercado. Produzir conteúdo é mostrar o tempo todo o quanto você conhece do assunto, é dar mostras para o cliente em potencial que sua empresa tem um histórico na área, conhece os problemas dele e sabe como resolvê-los.

Esse fator é muito importante para gerar credibilidade antes da venda em si, principalmente para negócios B2B.

Já citamos esse exemplo em outro post, mas vale repetir aqui:

Se você dependesse de alguém para preparar um ótimo jantar, quem seria seu contratado: Jamie Oliver, que põe a mão na massa e conta seus segredos ou a Angélica, que leva convidados para prepararem um prato em seu programa?

Copiar conteúdo de terceiros pode prejudicar suas buscas orgânicas

Um blog deveria ser uma das principais formas de atrair visitas orgânicas para o site da sua empresa. Isso porque os diversos posts permitem explorar uma amplitude maior de palavras chave e a atratividade do conteúdo tende a atrair mais links.

Quando sua empresa somente copia o conteúdo de terceiros, no entanto, o blog passa a prejudicar mais que ajudar. Isso porque o Google, com o famoso Panda Update, começou a penalizar sites que copiam ao invés de criar conteúdo próprio.

Temos um post em que damos mais dicas sobre como criar conteúdo de qualidade para o Google.

Como publicar conteúdo de terceiros sem perder os benefícios citados

Se sua empresa viu o conteúdo de alguém que realmente chamou a atenção e mereça ser citado, há algumas formas de promovê-lo.

Uma delas é indicando o conteúdo nas contas da sua empresa em mídias sociais, como Twitter ou Facebook.

Já no próprio blog, existem duas boas possibilidades. Uma é citar o link no meio de um post quando o assunto for mencionado. Outra é, caso o tema seja de fato relevante, escrever um post sobre o outro post.

Nesse caso sua empresa pode usar o conteúdo da seguinte forma:

“Essa semana, a XYZ publicou um post muito interessante sobre ….
O que nos chamou a atenção foi ….
Apesar de nossa experiência de mercado indicar que isso era comum, não conhecíamos o número real….”

Perceba o quanto isso é diferente de uma simples cópia. Mesmo referenciando e se baseando no conteúdo de alguém, é um texto totalmente novo, que leva em conta a experiência própria e interpretação única da sua empresa. Há um ganho de valor.

É uma situação diferente daquilo que achamos que nunca deve ser feito: copiar o conteúdo completo e principalmente deixar de dar crédito para o autor.

 

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