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Por que sua empresa deve usar as ferramentas da Central do Webmaster Google

A Central do Webmaster do Google já é velha conhecida dos mais experts em SEO. Eles sabem o quanto a ferramenta pode ser útil nos trabalhos de otimização.

No entanto, ainda são raras as empresas que usam efetivamente as possibilidades oferecidas pela plataforma, principalmente quando os responsáveis pelo marketing não possuem muito conhecimento técnico sobre o site.

De qualquer forma, criar uma conta (é grátis) e começar a utilizar pode trazer informações muito relevantes para a empresa. A Central do Webmaster mostra como o Google enxerga o site e vamos destacar aqui algumas funcionalidades que podem ajudar você a analisar melhor os resultados ou encontrar oportunidades de melhoria:

Receber avisos do Google

A Central do Webmaster do Google serve como canal de comunicação do Google com o administrador do seu site.

Se identifica algum problema no rastreamento, alguma tecnologia que precisa ser atualizada ou mesmo se aconteceram mudanças bruscas no tráfego do site, por exemplo, a ferramenta avisa pelo canal.

Esse tipo de coisa só é possível sabermos por lá, portanto esse item por si só já deveria ser suficiente para convencer qualquer empresa a criar uma conta.

Identificar correções de HTML

Na aba de “Otimização” há o item “Melhorias de HTML. Ali o Google indica coisas que considera falhas na estrutura do site, como Page Title e Meta description duplicados, ausentes, curtos ou longos.

Isso acaba sendo uma forma comum também de identificar conteúdo duplicado, que exige a canonical tag ou mesmo um redirecionamento.

Enviar sitemap xml

Já falamos aqui no blog sobre a importância do sitemap xml: ele ajuda o Google a entender melhor o site, garante que todas as páginas possam ser rastreadas, permite indicar a prioridade de rastreamento de cada página e ainda passam um sinal positivo de preocupação com a manutenção do site.

Para enviar o sitemap ao Google é preciso usar a Central do Webmaster e indicar na aba otimização no item “Sitemaps”.

Identificar novos links

Se sua empresa está investindo em conteúdo para receber mais links, a Central do Webmaster é uma ótima forma de identificar se esses links estão chegando.

Nada melhor que o próprio Google indicar quais links para o seu site ele rastreou. Essas informações estão na aba tráfego como “Links para seu site”.

Descobrir termos de pesquisa que já exibiram o site como resultado

Já falamos uma pouco sobre essa função quando escrevemos sobre o termo (not provided) que aparece nos relatórios de Web Analytics.

O Google mostra todas as vezes em que o seu site aparece como resultado de cada termo. Isso permite identificar o que já está tendo bom desempenho e, principalmente, visualizar oportunidades de termos que já aparecem mas ainda não estão otimizados e que poderiam receber muito mais tráfego.

Muitos outros

Existem várias outras possibilidades muito interessantes na Central do Webmaster.

Estão disponíveis: estatísticas do autor (quando utiliza o Google Autoria), páginas com mais links internos, erros de rastreamentos, possibilidade de comunicar migração de domínio, entre outros.

Enfim, a Central do Webmaster é presença obrigatória para qualquer empresa que invista e se preocupe com marketing digital. Vale criar a conta e explorar todas as possibilidades.

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