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Por que sua empresa SaaS ainda está perdendo oportunidades no mercado brasileiro

Saiba como o Inbound Marketing pode criar oportunidades para sua empresa SaaS dentro do atual cenário do mercado brasileiro.

São muitas as empresas que nascem com a proposta de solucionar dores comuns a outros negócios, sejam eles de segmentos específicos ou não. A partir de problemas ou até mesmo oportunidades comuns, nascem as melhores ferramentas de Software as a Service (SaaS) para atuar no mercado B2B. Soluções de CRM, ERP, BI, Gestão de Pessoas, hospedagem e tantas outras como essas viram uma oportunidade e acharam que com seus diferenciais poderiam se destacar.

Contudo, se pensarmos em maturidade de mercado, o Brasil ainda está bem atrás em relação a países como os Estados Unidos. A utilização de tecnologias para otimizar resultados em empresas já é comum lá fora. Os negócios entendem a importância dessas ferramentas e sabem como elas podem resolver suas dores.

Por isso, enquanto muitas empresas nasciam em nosso país e começavam a conquistar seu espaço, negócios de fora já eram grande players em suas localidades e ainda buscavam em nossas terras tupiniquins mais uma oportunidade de crescimento. Isso acabou dando uma desvantagem para as organizações SaaS brasileiras e refletiu em uma maior adoção de ferramentas estrangeiras.

De acordo com a pesquisa “TechTrends: benchmarks de ferramentas para empresas de tecnologia”, realizada pela Resultados Digitais e pela Rock Content com o objetivo de avaliar as soluções mais utilizadas por empresas do setor, em 13 dos 21 tipos de ferramentas abordadas na pesquisa predominou o uso de plataformas estrangeiras. Essa diferença foi atribuída a duas principais possibilidades: a de um desconhecimento do mercado sobre as tecnologias do país ou a da falta de opção de ferramentas brasileiras em determinadas categorias.

E agora, quem poderá nos defender?

A ideia ao escrever esse post não foi fazer você desanimar do seu negócio SaaS, pelo contrário! Seja lá quais forem os motivos exatos para a baixa adesão de ferramentas brasileiras, percebemos que esta pode ser uma grande oportunidade para empresas locais alcançarem seu espaço no país. A começar pelo fato de que as tecnologias estrangeiras costumam ser pagas em dólar e que a conjuntura atual de alta da moeda faz com que muitas organizações procurem opçõs alternativas.

Além disso, pelo motivo de muitas dessas empresas de fora não terem bases fixas em nosso país, elas perdem na questão do contato com o cliente. Algumas delas até contam com áreas de Customer Success, mas muitas vezes o atendimento é feito por times de outros países que falam apenas inglês ou, no máximo, espanhol. Aqui na Resultados Digitais sempre ouvimos o quanto o contato próximo com os nossos clientes faz a diferença para o sucesso deles. Portanto, temos aí uma outra grande oportunidade, não é?

Como dito, pelo fato do mercado brasileiro ainda apresentar uma certa imaturidade em relação à adoção de ferramentas, surge uma outra oportunidade que sempre defendemos muito aqui em nosso blog: a de educar os futuros clientes e se tornar referência.

Durante o RD Summit de 2015 nós conversamos com Marcio Arnecke, diretor de marketing da Zendesk na América Latina, que defendeu:

“O Brasil está em uma evolução e mudando muito. Está a frente de muitos mercados latinos, mas ainda tem muito espaço para crescer. Mesmo o mercado mais tradicional está aderindo às tecnologias novas e abrindo as portas. O desafio realmente é convencer empresas da necessidade de mudar.”

Como criar oportunidades para minha empresa dentro deste cenário do mercado brasileiro?

Como podemos perceber, está nas mãos das empresas o papel de mostrar aos Leads a importância de algo como o que oferecem. E é por meio desse conhecimento que eles verão a organização como autoridade no assunto. Depois disso, cabe à empresa manter um relacionamento saudável com seus Leads, oferecendo conteúdos e propostas que se encaixem em seus perfis. Isso te lembra alguma coisa? Sim, estamos falando de Inbound Marketing.

Durante uma conversa também no RD Summit, em 2015, o diretor no grupo Meio e Mensagem, Pyr Marcondes, afirmou:

“Existem poucas empresas muito preparadas e bem estruturadas para atuar nesse mundo de transformação de que estamos falando. A maioria ainda tem uma boa lição de casa para fazer. O lado bom de olhar isso é que as oportunidades ainda continuam existindo e você pode ir nessa direção. É só se determinar e determinar a cultura da empresa para colocar isso na cabeça para e ir atrás.”

A metodologia do Inbound Marketing se encaixa perfeitamente à realidade em que se apresenta a empresas SaaS. O mercado pede por conteúdo! O consumidor precisa disso para se desenvolver e está disposto a ouvir quem tem algo relevante a dizer. Portanto, se deseja conquistar mercado ou expandir sua atuação, a organização precisa entender esse cenário e aproveitar as chances que se abrem à sua frente antes que outras as aproveitem. E não estamos falando apenas de mais fãs em redes sociais ou mais visitantes em seu site e blog. Estamos falando de vendas!

Nós da Resultados Digitais somos um exemplo claro de que é possível crescer e se destacar no mercado brasileiro. Acreditamos fortemente na metodologia Inbound Marketing – e não apenas a vendemos – porque ela é a nossa força motora de crescimento. Não teríamos chegado onde estamos se não fosse por essa estratégia. E não somos os únicos!

Se quiser conhecer outras histórias incríveis, recomendamos fortemente a leitura do eBook “10 casos de uso do marketing digital em empresas de tecnologia”, que fala de negócios de diferentes tamanhos e nichos de atuação que conseguiram excelentes resultados por meio do Inbound Marketing.

E você, como está posicionando a sua empresa no mercado brasileiro?

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