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Por que tirar uma Certificação em Marketing Digital?

Que tal entender um pouco mais sobre o mercado atual de Marketing Digital e as principais vantagens das certificações para os diferentes públicos desse mercado? Saiba mais em nosso post!

Já não é novidade que o Marketing Digital se tornou uma arma valiosa para quem quer se diferenciar no mercado e conseguir alavancar os resultados nas empresas pela internet, independentemente do setor de atuação.

Acontece que muitas das empresas ainda possuem um modelo baseado no offline e em ações tradicionais e querem expandir seu escopo ou direcionar sua atuação online por meio do Marketing Digital. Já outras tentaram embarcar nessa jornada do Marketing Digital e não conseguiram alcançar o resultado que esperavam, muitas vezes por não terem um direcionamento claro e desconhecerem pontos importantes de atuação.

Se você quer começar – ou continuar – a envolver sua empresa nas principais estratégias digitais existentes, provavelmente deve estar buscando por direcionamento e foco para o atingimento de resultados concretos. E, com isso, muitas dúvidas importantes devem existir: por onde começo? Quais são as opções? O que devo priorizar? Qual é o esforço necessário?

Por isso, capacitar-se ou ter outras pessoas do negócio capacitadas pode ser um passo muito importante para esse direcionamento mais claro da empresa. Assim, acreditamos que as certificações em Marketing Digital são um importante passo para esclarecer muitas das dúvidas e anseios que você possa ter nesse momento.

Mas a certificação só é relevante se for direcionada para estratégias focadas em  aumentar os resultados que um profissional ou empreendedor obterá. Caso contrário, será apenas mais papel para se pendurar na parede.

Nesse post, vamos falar um pouco sobre o mercado atual de Marketing Digital e as principais vantagens das certificações para os diferentes públicos desse mercado.

O mercado de Marketing Digital

Hoje, o Marketing Digital é uma das áreas com mais rápido crescimento no mercado e provavelmente continuará nessa linha nos próximos anos. Segundo a previsão da empresa Cisco para o ano de 2020, haverá cerca de 50 bilhões de dispositivos conectados à internet, provavelmente intensificando o uso no setor.

Não é sem motivo que muitas empresas estão aumentando os seus orçamentos de Marketing Digital anualmente. Ter um conhecimento claro sobre o assunto e criar uma estratégia alinhada com o seu público e com o seu negócio é imprescindível para se diferenciar e sobreviver nesse mercado cada vez mais competitivo.

Aqui na Resultados Digitais, sabemos bem da dor do mercado brasileiro com relação à maturidade em Marketing Digital e em sua aplicação prática. Por isso, vemos a aquisição de conhecimento como uma forma de escalar a aplicabilidade das empresas com o Marketing Digital.

Por isso, oferecemos cursos online bastante completos e certificações em Marketing Digital, entre outras certificações, como forma de disseminar esse conhecimento e aumentar o direcionamento e foco das empresas por meio de pessoas capacitadas para o atingimento de resultados concretos.

Mas quais são as principais vantagens de se capacitar em Marketing Digital?

Vantagens de ter uma certificação em Marketing Digital

Além de poder pendurá-la na parede da sua sala ou escritório, a seguir vamos falar um pouco das principais vantagens em ter uma certificação em Marketing Digital para diferentes públicos:

Empreendedores

Como já falamos em outro artigo, o crescimento da internet trouxe para os empreendedores oportunidades para alavancar diferentes tipos de negócio. No entanto, para colocá-las em prática, é imprescindível entender como funciona o Marketing Digital e saber como aplicá-lo à sua empresa.

Um dos grandes benefícios do Marketing Digital é que você pode trabalhar ações escaláveis muito efetivas para a sua empresa mesmo com investimento inicial baixo, atingindo sua audiência de forma sustentável e previsível e sempre mensurando e adaptando as estratégias para que funcionem melhor e tragam cada vez mais resultados.

Mas o que é preciso para chegar lá? Que ações e estratégias eu deveria utilizar? Quanto tempo devo investir? Quem devo contratar? Como criar um processo escalável para a aquisição de clientes?

Essas são muitas das dúvidas que surgem ao querer começar a investir em Marketing Digital. E você não pode esperar aprender e saber sobre absolutamente tudo da área de Marketing Digital para aplicar na sua empresa.

Por outro lado, há algumas coisas que você precisa saber para tirar proveito dessa arma valiosa para a sua empresa. E ter uma certificação em Marketing Digital pode trazer entendimento do mercado digital, uma economia de tempo gasto na escolha de conteúdos de aprendizado, atualização e um direcionamento claro para o empreendedor extrair o melhor possível de suas estratégias e aplicar as melhores práticas na sua empresa.

Além disso, a certificação oferece um conhecimento que pode gerar uma grande economia de recursos e dinheiro ao mobilizar uma priorização de ações que façam mais sentido para o atingimento dos resultados da sua empresa ou para o momento pelo qual ela está passando.

Desenvolvimento do time de marketing

Não se esqueça de que provavelmente você precisará de um time de marketing ou vai contratar alguém (um analista, um gerente, um consultor ou uma agência) para tocar a parte de Marketing Digital da sua empresa.

E como está seu time de marketing? Você sabe se eles estão atualizados com os conhecimentos mais recentes? Pode ter certeza de que, se você oferecer a possibilidade de seu time se certificar, seus colaboradores darão valor a essa sua iniciativa de torná-los profissionais melhores e você poderá colher os resultados para sua empresa.

Porém, isso não é motivo para não se certificar também. Se você, como empreendedor, não tiver ideia das opções e escolhas tomadas por eles, provavelmente estará fadado à dependência do conhecimento deles e não terá clareza se as prioridades e estratégias utilizadas são as que fazem mais sentido para o seu negócio e para a expectativa de resultados que você pretende alcançar.

E, se por acaso, você ainda não se sente preparado para fazer um curso e tirar uma certificação, mas quer se aprofundar no assunto, compartilhamos aqui o eBook Marketing Digital para Empreendedores, que criamos em parceria com a Endeavor Brasil. Nele, você pode saber mais sobre como implementar uma estratégia eficiente de Marketing Digital e atrair novos clientes.

Profissionais

Para os profissionais que vão colocar a operação em prática, como gestores e analistas, uma certificação em Marketing Digital pode ser importante para um direcionamento claro e assertivo de estratégias, pois pode oferecer uma boa visão geral para quem vai acompanhar as atividades diárias e um entendimento de estrutura e de como a empresa pode evoluir.

Além disso, é um recurso valioso de capacitação e constante atualização para realização das atividades dentro da empresa e um possível diferencial no seu currículo.

E se você já quiser começar a se preparar para uma carreira em Marketing Digital, leia o eBook Como contratar profissionais de Marketing Digital e descubra tudo o que você precisa saber para ser um profissional requisitado no mercado.

Consultores

Aqui entra um grande ponto de diferenciação frente ao mercado de trabalho. Se você trabalha como consultor de marketing, é de extrema importância que se mantenha constantemente atualizado e tenha comprovação de conhecimentos frente a esse mercado tão mutável.

Existem diversos curiosos e pessoas que se dizem capacitadas no assunto mas que, na verdade, não sabem o que estão fazendo. Aproveite que profissionais atualizados com as principais ferramentas e estratégias de Marketing Digital, com ampla compreensão técnica e boa formação e experiência, ainda são bem limitados nos dias de hoje.

Agências

No caso de agências, algumas ainda não saíram do modelo offline e tradicional e querem expandir serviços de Marketing Digital, mas ainda não sabem como. Outras já o fazem, mas querem melhorar ainda mais os resultados que os seus clientes atingem.

Assim, surgem dúvidas no processo de capacitação e de contratação de pessoas para a equipe, no intuito de responder a crescente demanda por geração de resultados pela internet.

Nesse caso, as principais vantagens de uma certificação em Marketing Digital são a possibilidade de capacitar melhor as agências para criarem o escopo dos serviços de Marketing Digital que querem oferecer ao mercado e a validação do conhecimento das pessoas que estão sendo contratadas para compor o time.

Para ilustrar, abaixo temos dois depoimentos de agências de marketing e comunicação que explicam melhor as vantagens e aplicações no dia a dia das certificações em Marketing Digital da Resultados Digitais:

parceiros-gold

As certificações impactam nos resultados das empresas. Um dado bem interessante para compartilharmos: fizemos uma análise dos nossos parceiros da Resultados Digitais que entraram até dezembro de 2015 e vimos que os que são certificados vendem 3 vezes mais.

Essa estatística não pode comprovar uma relação direta da certificação com o aumento de vendas, mas demonstra o comprometimento das empresas com o desenvolvimento dos seus colaboradores, com o alinhamento do parceiro e com o conhecimento criado, o que confirma ainda mais a importância das certificações em Marketing Digital.

Neste artigo da Resultados Digitais voltado para agências você pode ler sobre outras formas, além das certificações, de capacitar seu time para trabalhar com Marketing Digital.

Temos, inclusive, uma certificação específica para agências que desejam se especializar no ramo de Inbound Marketing.

Mas se antes de tirar a certificação você quiser saber mais sobre Marketing Digital para agências, confira nossos kits Marketing Digital para Agências e Marketing Digital Avançado para Agências.

Estudantes

Em um mercado aquecido, com expectativas de continuar crescendo e carente por profissionais de alto nível, a carreira em Marketing Digital surge como uma boa opção para jovens que estão escolhendo a profissão que querem seguir e estudantes universitários que estão decidindo sua atuação profissional.

Nesse cenário, as certificações em Marketing Digital surgem como uma forma de complementar o aprendizado da universidade e capacitar profissionais para responderem à demanda do mercado de trabalho. Seja para quem quer começar e aprimorar sua carreira, seja para quem quer começar uma nova linha de carreira.

Em um mercado dinâmico, não podemos deixar de lado as atualizações constantes, o que pode ser feito tirando certificações atuais, com exemplos e direcionamentos práticos e que tragam as mais recentes tendências e técnicas de Marketing Digital. Isso permite compreender o mercado e tirar proveito de suas vantagens.

Além disso, muitas vagas de emprego, freelancer e estágio já estão pedindo que os candidatos tenham conhecimento em Marketing Digital. E os certificados são uma forma de comprovar esse conhecimento. Uma garantia de que você é capacitado para trabalhar como profissional de Marketing Digital.

Conclusão

Sabemos que, para quem está disposto a aplicar as estratégias em Marketing Digital, existem infinitas possibilidades de atuação. Por esse motivo, não é fácil saber por onde começar e quais os melhores direcionamentos de mercado. Por isso, capacitar-se ou ter outros profissionais associados ao negócio capacitados é de extrema importância para um claro direcionamento da empresa.

Assim, acreditamos que as certificações em Marketing Digital são um importante passo para os diferentes públicos: empreendedores, profissionais, consultores, agências e estudantes, trazendo diversas vantagens profissionais e de atuação prática e esclarecendo muitas das dúvidas que você pode ter nesse momento.

No entanto, apesar de as certificações oferecerem as diversas vantagens sobre as quais falamos no decorrer desse post, tenha claro que você não deve ficar somente nesse conteúdo. Converse com outros profissionais, crie networking, participe de eventos e comunidades relacionados ao tema. E sempre se atualize. Lembre-se de que as estratégias de marketing são extremamente dinâmicas.

Dessa forma, você pode aprender realmente e mostrar para a sua e para outras empresas que você realmente sabe sobre o assunto!

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