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Por que trabalhar com templates facilita (muito) o trabalho de Marketing

Independente da maturidade de cada empresa no marketing digital, o fato é que sempre há muito a ser feito com tempo e recursos normalmente restritos. Uma forma eficiente de garantir que tudo será feito a tempo e com a qualidade necessária na construção da máquina de geração de Leads e vendas é o uso de templates prontos. São vários os exemplos: campanhas de e-mail, landing pages, relatórios e vários outros. Em posse de um template para executar uma tarefa, uma grande parte do trabalho está pronta, o que permite foco para pensar no que realmente importa, o conteúdo.

Trabalhar dessa forma traz ganhos relevantes de agilidade, qualidade de entrega e redução de custos para a sua empresa. A seguir entramos mais a fundo em cada um desses benefícios.

Os benefícios de trabalhar com templates

Agilidade: mais resultado com muito menos esforço

Para exemplificar vamos pensar na geração de Leads. As tarefas normalmente envolvem criar um conteúdo rico como isca para atrair visitantes, uma landing page para a conversão e posteriormente enviar emails para engajar os Leads. Na criação do conteúdo rico é necessário um trabalho de design para deixar o material atrativo, enquanto para a criação da landing page e do modelo de e-mail será preciso alguém com conhecimento em html e CSS. Qual o custo que estimado para executar essa tarefa partindo do zero?

Agora vamos supor que você tenha à disposição um modelo básico para cada uma dessas tarefas, com uma ferramenta simples para edição do design e conteúdo. Ao contrário do exemplo anterior, o custo de execução agora é bem menor. Muito provavelmente algumas poucas horas de um único funcionário são o suficiente. Assim podemos dizer que um profissional de marketing que dispõe de bons templates para trabalhar é, na verdade, um time inteiro.

Qualidade testada e comprovada

Um bom template não costuma surgir do nada: normalmente ele é fruto da experiência de alguém que já teve que fazer do zero diversas vezes e sabe como cada elemento funciona, onde estão os erros mais comuns e o que é preciso levar em conta. Por isso, ao usar templates você já tem boa parte do trabalho alinhada com as melhores praticas de mercado, ou seja, os atributos básicos já foram testados e validados antecipadamente.

Trabalhando dessa forma várias das considerações importantes já estão garantidas, sendo o restante do trabalho focado na adaptação do template contexto da empresa. É claro que a regra de medir, análisar e otimizar o retorno da ação continua valendo da mesma forma, mas sem muita preocupação com a estrutura.

Redução de custos

Mencionamos no post que um profissional de marketing munido de templates para trabalhar vale por um time inteiro. Isso quer dizer que empresas que precisam ser efetivas sem gastar muito têm a possibilidade de personalizar diversos tipos de templates sem a necessidade de especialistas. Uma pessoa com conhecimentos básicos consegue sozinha entregar muito resultado.

No caso de empresas que já dispõem de toda a mão de obra necessária, ao usar templates como base para as ações são economizadas muitas horas de trabalho dos especialistas que seriam desperdiçadas no desenvolvimento do básico. Essas horas vão permitir aos seus funcionários realizar mais ações e ter foco em otimização para alavancar os resultados.

Por exemplo, é comum clientes do RD Station personalizarem os templates de forma avançada, alterando alem das cores e conteúdo, o código htlm e CSS. A Social Base é um exemplo de uso de templates de landing page adaptada para o seu contexto e negócio. Nesses casos, os designers já se aproveitaram de uma estrutura prévia e da infra pronta com o formulário para investir pesado na customização.

Exemplos de templates úteis para área de marketing:

Para exemplificar tudo o que foi mencionado acima, vamos ver os vários templates que a própria Resultados Digitais já criou (e usou) para ajudar profissionais de marketing.

Planejamento de ações de marketing digital: na hora de definir e organizar objetivos, projetos e metas para o time, muitos gestores têm dificuldade em saber como e quando realizar sua ações, assim como quanto deve ser investido de recursos para o sucesso da ação. Esse template traz uma proposta clara e eficiente para fazer esse planejamento.

Orçamento de marketing: outra dificuldade frequentemente encontrada é como dimensionar adequadamente o orçamento de marketing de acordo com as maiores oportunidades a frente da empresa. O template vai te ajudar a organizar os pensamentos e tomar a melhor decisão.

Calendário de conteúdo: entenda como gerenciar a publicação de conteúdo na frequência ideal para cada canal com uma planilha preparada exclusivamente para servir como guia na gestão de conteúdo.

eBooks: use modelos preparados em parceria com a SOAP, grande referência no mercado de apresentações profissionais.

Relatórios: veja um modelo de relatório indicando as métricas mais importantes a serem reportadas e perguntas para ajudar na avaliação de resultados.

Landing Pages: com o RD Station você pode escolher entre vários modelos de landing page editáveis, pensado para as diversas formas de conseguir a melhores taxas de conversão.

templates landing page

Campanhas de e-mail: da mesma forma que as landing pages, no RD Station existem muitos templates para as suas campanhas de e-mail também pensados para diversos objetivos do relacionamento

template emails

Quais os cuidados que devemos tomar com o uso de templates

Vale ressaltar novamente que um template não deve eliminar a necessidade de se pensar no que está sendo feito e quais são as adaptações necessárias para servir ao seu objetivo e negócio. Um template é um ótimo ponto de partida, não um modelo final.

Com essa ótica, é essencial pensar em todas as mudanças necessárias para adequar ao seu caso e para dar uma identidade única à sua empresa em conteúdo e design.

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