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Por que você deve escrever posts sem data de validade

Saiba como não deixar um conteúdo datado e quais as vantagens que uma publicação mais longa e mais completa tem em relação a posts mais genéricos.

Quando você, que possui ou administra o blog de uma empresa, está pensando em como irá abordar determinados assuntos, o que vem em mente?

Além do tema que será explorado, você costuma pensar também em deixar o post vivo pelo maior tempo possível?

Há vários motivos para que os posts “duráveis”, vamos dizer assim, valham muito mais o investimento que sua empresa faz em marketing de conteúdo.

Nesse artigo, vamos falar sobre o que é um post sem data de validade, como não deixar um conteúdo datado e quais as vantagens que uma publicação mais longa e mais completa tem em relação a posts mais genéricos.

O que significa exatamente posts sem data de validade

Pense nas leituras mais enriquecedoras que você já teve. Muito provavelmente tratam-se de conteúdos amplos, completos. Não necessariamente densos, mas obrigatoriamente com alguma profundidade.

Um conteúdo que não tenha prazo de validade significa ir além de um fato que aconteceu ou uma notícia de alguma atualização importante no seu segmento. Significa que, além de você trazer essa novidade para seu público, você contextualiza melhor o fato, exemplifica e se aprofunda. Isso permite que o mesmo conteúdo possa ser acessado por diferentes pessoas em diferentes datas.

Dois exemplos para facilitar o entendimento:

1 – Se o assunto for uma atualização nova de algum aplicativo, você pode:

  • pensar mais profundamente e fazer um passo a passo das novas funcionalidades;
  • realizar uma análise sobre o que as mudanças estão impactando;
  • elaborar um guia completo de tudo o que há de novo e como tirar proveito.

2 – Se o assunto for um novo produto no mercado, você pode:

  • criar uma lista de prós e contras do produto;
  • falar sobre como esse produto pode mudar o mercado;
  • fazer um comparativo com outros produtos similares.

Mesmo que o conteúdo que o seu negócio online produza seja relacionado a atualizações mais factuais, o que vai diferenciar seu site de seus concorrentes é justamente essa análise mais aguda, mais atemporal.

Há inúmeros sites postando notas curtas diariamente. Será que vale a pena fazer mais do mesmo? Ou é melhor investir mais tempo produzindo conteúdos mais duradouros?

Como não deixar um conteúdo datado

Para impedir que seu conteúdo fique preso a determinada data, é importante levar em consideração como o texto está sendo escrito. Tomar alguns cuidados nas palavras usadas é um passo importante para que seu conteúdo atinja um nível de atemporalidade.

A forma como você se comunica com sua audiência é a base para que você consiga fazer com que seus textos permaneçam frescos o maior tempo possível.

Algumas dicas:

Use datas concretas

O uso de palavras como “hoje”, “ontem” e “amanhã” entregam na hora que o conteúdo foi produzido com prazo de validade. Em vez disso, use datas concretas para informar quando algo aconteceu, se for o caso.

Dica-exemplo: troque “foi lançado ontem” por “foi lançado em 8 de setembro”.

Troque advérbios de tempo por contextualizações

Da mesma forma, advérbios de tempo como “atualmente” e “hoje em dia” podem ficar claramente defasados. Para corrigir esse detalhe, contextualize a época, fazendo analogias reais e não genéricas.

Dica-exemplo: troque o “atualmente” por “com o mercado aquecido, onde as vendas de tablets tiveram alta no primeiro semestre de 2015…”.

Note que os advérbios sozinhos não falam nada com nada. Portanto, é extremamente necessário que as frases sejam contextualizadas, e não soltas.

Use a criatividade e o momento atual. Unindo essas duas bases você fará com que seu leitor entenda o texto hoje com a mesma clareza que entenderá amanhã.

Ache um problema/solução para essa novidade

Esse item é um complemento ao que foi exemplificado no tópico anterior. Mas vale bater um pouco mais forte nessa tecla.

O maior diferencial que um conteúdo datado possui de um conteúdo imperecível é o fato de o segundo responder a mais perguntas do que o primeiro.

Por que isso? Justamente porque ao escrever sobre algo novo pensando em um problema que esse “novo” resolveu ou resolverá, você não só informa, como educa/explica. Ou diverte, dependendo de qual for o tom de seu negócio.

Essa função a mais, que vai além do informar, é a responsável por fazer com que as pessoas visitem o seu post e tenham uma boa experiência de leitura mesmo anos após ele ter sido escrito.

Um exemplo de conteúdo que foi pensado nesses moldes e que mesmo se tratando de um fato do passado ainda pode permanecer contemporâneo é o post 7 lições valiosas de marketing digital para aprender com a derrota do Brasil na Copa. Publicado aqui no blog da Resultados Digitais em julho de 2014, é um post que não tem vencimento, pois faz uma adaptação de um fato ao mercado do digital, traz conteúdo histórico baseado em datas, estatísticas e valores e, em consequência do ocorrido, traz soluções e dicas, gerando aprendizado ao visitante.

Um segundo exemplo de post publicado no blog da Resultados Digitais, e que permanece gerando tráfego orgânico anos após sua data original de postagem, é o artigo Como juntar duas páginas no Facebook. Em vez de noticiarmos que o Facebook havia aberto a possibilidade dessa mescla entre páginas, fizemos um passo a passo e deixamos o conteúdo vivo por muito mais tempo.

As vantagens em produzir um conteúdo completo

O primeiro grande benefício de produzir um conteúdo que seja imperecível é que ele tem grandes chances de sobreviver ao tempo, e continuar sendo acessado por muitas pessoas ao longo de vários anos.

Isso acontece porque quando você produz um conteúdo pensando apenas em informar que foi lançada uma nova funcionalidade, atualização, produto, serviço, etc, você está cravando uma data de validade para sua postagem.

Agora, quando o conteúdo produzido carrega consigo alguns macetes a mais, comparativos, curiosidades, reflexões, contextualizações, análises, dicas, soluções, estudos de caso entre outras formas de comunicação, você está garantindo que seu acesso não fique restrito àquela data.

Desse modo, você tem algumas vantagens:

Mecanismos de busca

Talvez a principal vantagem de fazer um conteúdo completo seja relacionada ao poder que eles terão a longo prazo. O que é publicado hoje, poderá ser pesquisado e encontrado amanhã, desde que seja pensado para esse propósito.

Uma simples nota sobre um assunto facilmente se perde em meio a tantas outras similares ou iguais. Um conteúdo elaborado e planejado para ser atemporal se diferenciará e será muito mais prestativo aos usuários no futuro.

Sem falar que, ao deixar seus posts completos e otimizados para o Google, isso gerará mais visitas para seu site, aumentará sua autoridade perante ao buscador e fará com que mais pessoas acabem lendo outros posts publicados, uma vez que foram parar lá ao procurar algo que estavam necessitando.

Diferencial e autoridade no assunto

Assim que você se aprofunda em um fato, trazendo informações que ninguém além de seu site traz, isso lhe dá uma certa autoridade.

Quando uma pessoa pesquisa sobre determinado tema, é possível que ela encontre muito conteúdos igual. Principalmente se for relacionado a algum lançamento no mercado ou a alguma notícia importante.

Ao colocar a voz e o tom de seu blog em meio às informações puras, você faz com que o conteúdo tenha uma identidade própria. E isso é fundamental para se diferenciar no concorrido mar de conteúdo que há na internet.

Backlinks

Quanto mais autoral e completo for seu conteúdo, maiores são as chances de outros sites fazerem menção a ele, criando links e tráfego de referência para seu conteúdo.

Ter backlinks é importante não só no ponto de vista de influência e prestígio, como também de autoridade perante o Google. Isso acontece porque as chances que seu post tem de aparecer nos primeiros resultados de busca aumentam quanto maior for o número de outros sites que referenciam seu link.

Conclusão

Produzir conteúdos amplos e que não estejam presos a determinadas datas é uma boa tática para ser usada em blogs, tanto pessoais quanto de empresas.

É claro que não falamos aqui sobre sites de notícias, que sim, possuem essa finalidade de serem o mais objetivo e imediato possível. O ponto discutido aqui foi mostrar por quais razões um material mais trabalhado pode gerar mais resultados a longo prazo em marketing de conteúdo.

Quanto menos perecível for seu conteúdo e mais detalhado ele estiver, maiores são as chances de as pessoas encontrarem seu site nos mecanismos de busca, de outros sites referenciarem e linkarem seu conteúdo e também de os visitantes conhecerem outros posts de seu site a partir dessa primeira visita.

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