Porque sua empresa deve ter uma página (fan page) ao invés de um perfil no Facebook


O Facebook, definitivamente, virou febre no Brasil. Isso é comprovado pela notícia recente de que, segundo dados do Alexa, o Facebook ultrapassou o Orkut em acessos, desbancando a até então rede social mais acessada do Brasil.

Com o intuito de aproveitar a febre e se aproximar das pessoas, muitas empresas tentam colocar seus pés no Facebook e já começam com um erro: criam um perfil.

Neste post vamos explicar porque você deve criar uma página (ou fan page) ao invés de um perfil:

Barreiras legais

O Facebook deixa claro em seus termos de serviço que cada um pode ter um único perfil e que este deve ter caráter pessoal. Isso quer dizer que qualquer perfil de empresa está ferindo os termos de serviço e, portanto, pode ser removido a qualquer momento.

Com certeza não seria nada legal para sua empresa trabalhar conquistando uma base de amigos e depois perder isso.

Limite de conexões

Os perfis possuem um limite máximo de 5000 amigos. Sabemos que 5000 não é um número baixo, mas também não é nada impossível alcançá-lo.

As páginas de empresas (fan pages) não possuem nenhuma restrição no número de fãs.

Uso de mensagens

Utilizando um perfil pessoal, você pode enviar uma mensagem para 20 amigos no máximo. Dessa forma, seria um processo bem trabalhoso separar lotes e enviar uma mensagem para toda a sua base de contatos.

Já com uma fan page, não existe esse limite. Você pode enviar uma mensagem para todos os fãs de uma só vez.

Customização

Apenas a fan page permite que você edite abas com o conteúdo que quiser. É possível colocar fotos, vídeos, fóruns de discussão, informações sobre produtos específicos, eventos e avaliações de usuários. Além disso tudo, ainda é possível criar um aplicativo próprio caso você precise de alguma funcionalidade não oferecida.

Análise de dados

Uma página de fãs oferece a opção de relatório, que apresenta dados demográficos (idade e sexo dos fãs) e a repercussão da página (quantas pessoas visitaram, quais os posts mais comentados, quantas fotos e vídeos foram vistos).

Todas essas informações são inacessíveis para quem tem apenas um perfil.

O contraponto: a solicitação de amizade

Uma das reclamações que já ouvi de quem optou pelo perfil ao invés da página é que com o perfil é possível solicitar a amizade, enquanto com a página não é possível fazer nada a não ser esperar que o usuário clique em “curtir”.

De fato isso acontece, mas colocados todos os outros benefícios de uma fan page, acaba não valendo a pena manter o perfil.

É possível tentar criar outras formas de alavancar o número de fãs e driblar um pouco esse problema. Uma delas é criando promoções e sorteios. Outra forma de atrair mais gente é utilizando-se da função de compartilhar, no canto esquerdo da página. Você pode divulgar no mural ou mesmo enviar mensagens para seus contatos, fazendo a indicação.

Nenhuma dessas formas é equivalente a solicitar a amizade, mas sem dúvida valem mais a pena que correr o risco de perder a conta, ter número limitado de amigos, mensagens limitadas, página padrão e nenhuma ferramenta de análise de dados, que é o caso do perfil.

Como converter um perfil em página

Se você foi uma das pessoas que cometeu esse erro na sua empresa e agora se convenceu que o melhor é ter uma página, não há motivos para se desesperar. O Facebook criou uma ferramenta que converte perfis em páginas de fãs.

Dessa forma, todas as pessoas que eram “amigas” do seu perfil tornam-se “fãs” e seu trabalho em conquistar essa base não é desperdiçado.

E aí? Sobrou alguma dúvida?

information

eBook Grátis

Como criar, gerenciar e fazer crescer a presença da sua empresa na maior rede social do mundo

  • Por que sua empresa deve estar no Facebook.
  • Entenda o Edge Rank e amplie o alcance das suas ações.
  • Saiba analisar e otimizar os esforços.
Baixar eBook

Software de Marketing Digital - RD Station


Categorias: Facebook, Mídias Sociais

Tags:

  • http://neigrando.blog.br Nei Grando

    Muito bem André, as empresas precisam começar a se posicionar na mídia digital. Segue abaixo um link para ajudar o planejamento passo-a-passo:

    Planejamento Estratégico de campanhas de marketing para Mídia Social –
    http://bit.ly/k30uef

    Att. @neigrando

    • Boyamoto

      Por favor Andre existe limite de Paginas que eu possa abrir ( Fan Page) para minha empresa ou pessoa fisica….abção

  • Rodolfo Guidi

    Ótimas observação e dicas. Parabéns!

  • http://www.fatacomunicacao.com.br Felipe Luiz Fatarelli

    Ótimo texto, ótimas dicas.
    A conversão ficou fácil, mas e pra quem tem os dois? pra quem tinha criado um perfil, depois criou uma fan page e agora tem os dois? Simplemente pedimos a gentileza dos contatos em se adcionarem na fan page, ou tem algum recurso pra “matar” o perfil e transferir todo mundo pra fan page?

    Obrigado
    Abraço
    Felipe

    • http://twitter.com/andresiqueira André Siqueira

      Oi Felipe!

      Obrigado pelos elogios.

      Realmente, esse problema é um pouco mais difícil. O Facebook não deixa muito claro se é impossível, mas não divulga ainda uma forma de juntar duas páginas em uma só.

      A minha sugestão é que você observe qual possui maior volume de fãs e torne ela a oficial. Depois, comunique o problema para os fans da outra página, explique que ela será deletada e peça para que eles entrem na nova.

      É provável que você perca alguns fãs, mas infelizmente, é o preço.

      Um abraço

  • Raphael Maia

    Oi André, gostei muito do post, porém, ao tentar fazer a migração de amigos para uma fã page, conforme sua última dica, perdi acesso ao meu perfil e nenhum amigo migrou para a fã page. Há alguma solução para reverter isso?

  • Raphael Maia

    Desconsidere meu último post. Funcionou.

    • http://twitter.com/andresiqueira André Siqueira

      Que bom!

      Estranhei um pouco, porque a função de converter é oferecida oficialmente pelo próprio Facebook.

      Talvez só demore um tempinho.

      Um abraço!

  • Pingback: SocialMX Marketing | Web | Eventos » Blog Archive » Porque sua empresa deve ter uma página (fan page) ao invés de um perfil no Facebook

  • http://facebook.com/casamoksha Gabriela

    Oi André, eu fiz a migração do meu facebook (perfil para página) mas deu erro. Os amigos não viraram fãs. Agora não tenho nenhum fã. Eu encontrei um artigo que disse que essa função está offline.
    Como posso ter meus contatos de volta?

    • http://twitter.com/andresiqueira André Siqueira

      Oi Gabriela!

      Não soube de nenhum problema com essa função. Inclusive como o Raphael mencionou no comentário anterior, funcionou normal pra eles. Só demorou um pouquinho.

      Você usou o link que indicamos?

      • http://facebook.com/casamoksha Gabriela

        Oi André, eu fiz exatamente como dizia no artigo.
        Veja este link que encontrei depois que percebi o erro http://www.facebook.com/note.php?note_id=198340513539523

        • http://facebook.com/casamoksha Gabriela

          Oi André, deu certo! Mas que susto. Levou mais de 24horas para os amigos migrarem para página como fãs. Não sabia que podia levar tanto tempo. E lendo o link que enviei no post anterior fiquei apavorada. Deu errado com algumas pessoas, sim.

          Mas pelo menos no meu caso tudo resolvido.

          Obrigada pela atenção.

          • http://twitter.com/andresiqueira André Siqueira

            Oi Gabriela,

            Que bom!

            Eu não imaginei que você teria problemas porque, como falei, é uma ferramenta do próprio Facebook. Se eles tivessem cancelado a função soltariam um comunicado e também tirariam a página de migração do ar.

            Mas pra quem for fazer isso a partir de agora, pelo menos fica a dica de que demora um tempinho.

            Sucesso pra fan page de vocês!

            Abcs,

            André Siqueira
            Resultados Digitais

  • Fabio

    Olá, parabéns pelo artigo, muito interessante. Fiquei com uma dúvida, tenho um perfil e uma pagina do facebook (fan page) para minha empresa, você mencionou ser possível enviar uma mensagem para todos os fãs de uma só vez, como eu poderia fazer isso?

    • http://twitter.com/andresiqueira André Siqueira

      Oi Fabio!

      Obrigado pelos elogios. Vou responder sua dúvida colando aqui uma informação oficial do próprio Facebook:
      “Ao visualizar o gerenciador de Páginas, clique em ‘Editar página’ abaixo da Página que você desejar usar para enviar uma atualização. Em seguida, selecione a guia “Marketing” no lado esquerdo da página e clique em “Enviar uma atualização”. Essas atualizações podem ser enviadas para todas as pessoas conectadas à sua Página, desde pessoas direcionadas a certos tipos de pessoas conectadas à sua Página.”

      Espero que tenha resolvido.

      Abcs,

      André Siqueira
      Resultados Digitais

  • Pingback: Você conhece o Facebook Insights para sites? | Resultados Digitais

  • Hanneleboell

    olá, sobrou sim. pq o esquema de mensagens e atualizacoes no fan page n é o mesmo do perfil certo? entao, se eu coloco as mensagens no perfil, as pessoas conferem no time line delas. mas no fan page só se elas entrarem na página né?

    • Anonymous

      Não…
      Nesse ponto a fan page funciona exatamente como o perfil. As mensagens postadas são acompanhadas normalmente.
      Abcs,

      André Siqueira
      Resultados Digitais

      • http://twitter.com/ericnsantos Eric Santos

        Complementando a resposta do André, como não cabe todas as mensagens postadas pelos amigos e nas fan pages na timeline de uma pessoa, o Facebook tem um algoritmo para escolher o que mostrar nessa timeline.
        Ou seja, a chance de um conteúdo de uma fan page aparecer na timeline de alguém é maior se o conteúdo for bem promovido (ex. vários Likes) ou se tiver recomendação de amigos dessa pessoa.

        Abs,
        Eric

  • Pingback: Anonymous

  • Pingback: » Por que sua empresa deve investir no Facebook (e esquecer o Google+ por enquanto) » SocialMX Marketing em Redes Sociais e Criação de Sites

  • Pingback: Por que sua empresa deve investir no Facebook (e esquecer o Google+ por enquanto) | JORNAL DO EMPREENDEDOR | Empreendedorismo na veia

  • http://www.facebook.com/danielalvarengalima Daniel Alvarenga Lima

    Muito bom o post, mas tenho uma dúvida. Os perfis do Facebook possuem recursos que a fan page não dispõe como curtir postagens de outras pessoas, o que tornaria a empresa mais lembrada, ganharia a simpatia de usuários e aumentam as chances das postagens aparecem na timeline da pessoa pela frequência de interação com ela, além de economizar tempo.

    Indiscutível que a fan page é muito boa, mas será que é vantajoso manter um perfil e uma fan page?

    • http://twitter.com/ResDigitais Resultados Digitais

      Oi Daniel,

      Sua pergunta é muito boa. Não existe necessariamente um “deve ser feito” e “não deve ser feito”. Cada empresa procura se adaptar a suas necessidades.

      No entanto, eu pessoalmente, não faria isso. Como comentei, uma empresa usar o perfil é contra os termos de uso do Facebook e isso a coloca em uma posição muito vulnerável. Um concorrente que denuncie e toda a construção de ativo criada pelo perfil é jogada fora.

      Além disso, seria difícil você interagir e curtir coisas de um número muito grande de pessoas. Por isso, de fato é possível ter os resultados que você citou, de aparecer mais na timeline da pessoa, mas isso vai acontecer com poucas pessoas.

      Vale mais a pena tentar criar e postar coisas extremamente relevantes, que recebam muitos comentários e curtidas. Dessa forma, a empresa vai aparecer pra todos e não somente pra poucas pessoas com quem ela tem interagido.

      Abraços

      André Siqueira
      Resultados Digitais

  • Julianomartinz

    Eu achava que os posts de empresas “curtidas” SEMPRE aparecem no feed de notícias principais. Mas pelo que li nos comentários abaixo, não é bem assim. Quer dizer que se não houver muita interação, as atualizações da fanpage nos perfis dos usuários saem do feed de notícias principais, e vão para as mais recentes?

    Outra dúvida: o que seria uma interação? Por exemplo, se a fanpage postar alguma coisa no mural do fã, ou mesmo der uma simples cutucada, e a pessoa não retornar, não responder, não curtir, não fizer nada, ainda assim é considerado uma interação?

    • http://twitter.com/ResDigitais Resultados Digitais

      Oi Juliano!

      Na verdade, tanto as notícias principais como as mais recentes envolvem o algoritmo. No entanto, as principais são ainda mais selecionadas. Isso não é só para fan pages, qualquer perfil também tem suas postagens pouco visualizadas se não tiver interações. A única excessão é feita caso o usuário altere suas configurações. Você pode ver isso no seu próprio Facebook: se clicar em “Mais recentes” e então em “Editar opções” vai perceber que a configuração padrão é mostrar postagem de “Amigos e páginas que mais interagem com você”. É possível trocar para “todos” e aí sim todas as postagens aparecem.

      Já para a segunda pergunta, não é possível cutucar usando uma fan page. O algoritmo do Facebook é nebuloso e ninguém sabe claramente como funciona, mas especula-se que interações possam ser, por exemplo, o usuário visitando a fan page ou clicando nos links, comentando os conteúdos que ela pública, curtindo e escrevendo no mural.

      Abcs,

      André Siqueira
      Resultados Digitais

  • Andre Derado

    Olá, estava anunciando os serviços da minha empresa, estava fazendo o processo normal e uma pessoa me falou que eu ia ter custos por acessos? Existe isso? Obrigado!!

    • Andre Siqueira

      Oi André,

      Sua empresa não paga para ter uma fan page, é um recurso totalmente gratuito.

      No entanto, você paga se quiser usar o sistema de propagandas (anúncios) do Facebook. Se quiser conhecer mais disso é só entrar em http://www.facebook.com/advertising/

      Abcs,

      André Siqueira
      Resultados Digitais

  • Juliana andrade

    Sobrou uma duvida sim. Fiz uma fanpage para uma loja, gostaria de curtir outras fanpages por essa, mas não estou conseguindo. Já curti em outro momneto, mas agora não aparece mais em nenhum canto o ‘curtir outras páginas’. Help?!

    • http://twitter.com/ResDigitais Resultados Digitais

      Oi Juliana,

      Nesse caso não tem muito segredo. É só clicar em conta e então usar como página. Depois é preciso procurar pelas outras páginas que quiser e clicar em curtir, que normalmente é a primeira opção no topo da página.

      André Siqueira
      Resultados Digitais

  • Pati Pellegrini

    Preciso de ajuda …. quando converti meu perfil em página … fiquei com duas páginas. Pois eu já tinha criado uma antes. Como faço para unificar os seguidores e informações em uma única página?

    • http://twitter.com/ResDigitais Resultados Digitais

      Oi Pati,

      Uma outra pessoa fez a mesma pergunta aqui nos comentários. Nesse caso, não é possível juntar por enquanto. Não há nenhuma ferramenta que faça isso.

      Nossa recomendação é que sua empresa escolha uma página, a que tiver mais fãs ou maior engajamento, e apague a outra. Antes de apagar, envie uma mensagem (http://resultadosdigitais.com.br/blog/como-enviar-uma-mensagens-para-todos-que-curtiram-sua-fan-page/) para os fans da página que vai ser apagada, explicando o que aconteceu e pedindo para curtir a outra.

      Claro que a empresa vai acabar perdendo muitas pessoas, mas infelizmente, é o preço a pagar.

      Abcs,

  • Elcotta

    Caro amigo… parabéns pelo post… Gostaria de saber como eu faço para colocar uma imagem para quem é fan, e outra para quem não é fan (ou então, neste segundo caso, colocar o mural disponível para os fans)? Você pode me ajudar nesta?

    • Anonymous

      Pode até haver alguma forma que eu desconheça, mas me parece que não é possível fazer isso, infelizmente.

      Um abraço,

      André Siqueira

  • paulo

    Bom dia transformei um perfil em pagina e tenho uns amigos que se tornaram fãs delas mas não consigo ver o que eles publicam nos seu perfis fotos vídeos .

  • Pingback: Os motivos para colocar sua empresa no Facebook | Saia do Lugar

  • Boyamoto

    Por favor Andre existe limite de Paginas que eu possa abrir ( Fan Page) para minha empresa ou pessoa fisica….abção

  • Fernanda

    Boa tarde!

    Migrei meu FB perfil p/ Fan page, consegui migrar tds os meus contatos, porém não consigo adicionar mais pessoas, pois não aparece o campo de busca na minha Fan Page, tb não consigo adicionar paginas de outras empresas…
    Estacionei na quantidade de pessoas que curtem a minha pagina… O q devo fazer??

    Obrigada.

    • Anonymous

      Oi Fernanda,

      Como indicamos no texto, a página de fato não permite que você adicione amigos, é preciso que eles venham até a página e curtam.

      Algumas dicas para aumentar o número de pessoas que curtem sua página:
      - Use a like box no seu site, como a gente (http://developers.facebook.com/docs/reference/plugins/like-box/);
      - Clique em compartilhar, no canto esquerdo da página no Facebook, e envie para amigos;
      - Crie promoções para os que curtiram;
      - Compre anúncios no Facebook (http://www.facebook.com/advertising/).

      Um abraço,

      André Siqueira
      Resultados Digitais

  • Elcotta

    Existe alguma maneira de criar um evento, sendo fã page?

    • Anonymous

      Oi Elcotta,

      É possível sim! Vá em editar página, aplicativos (na barra da esquerda), e em eventos, clicar em ir para o aplicativo.

      Um abraço,

      André Siqueira
      Resultados Digitais

  • Luan

    Boa tarde, Andre

    Parabens pelo post. Pelo que entendi, mesmo sendo arriscado, a empresa pode primeiro criar um perfil para solicitar as amizades e depois que conseguir o nº de amizades pretendida, pode converter o perfil para Fan Page, correto? Qual grau de risco voce acha que existe em 7/14 dias de captação de “amizades”?

    • Anonymous

      Oi Luan,

      Obrigado pelo comentário. Tenho um amigo que usou dessa mesma prática e não teve problemas, mesmo não sendo recomendado.

      O lado ruim disso é que não pega bem pra uma marca sair adicionando as pessoas. Soa como spam, bastante invasivo. Se for pra acelerar o ritmo, talvez valha mais a pena comprar alguns anúncios (www.facebook.com/ads), mesmo que por pouco tempo.

      Outra forma “legal” e segura de conseguir mais pessoas seria acessando sua página e escolhendo o item “Convidar amigos” que fica na direita. Assim você pode enviar a sugestão para seus amigos pessoais. O problema desse item é que não tem funcionado sempre, então não dá pra garantir.

      Um abraço,

      André Siqueira
      Resultados Digitais

  • WALTER

    Olá André,
    Eu criei um perfil, logo uma pagina, depois fiz a migração para a pagina e ai não consigo convidar nenguem para curtir minha página.
    Depois criei só uma pagina, mas para fazer sua divulgação me pede que crie um perfil. Como é que funciona? crie o perfil e virou outro perfil com uma página.
    Gostaria de entender:
    Para criar uma página tenho que ter um perfil?
    Tendo a página, como convido ou trago fas para ela? tenho os e-mail de todos meus alunos e quero que eles curtam a pagina do curso.
    MUITO OBRIGADO!!!

  • Elcotta

    Outra pergunta, desculpe por estar sendo chato. Como eu faço para usar um aplicativo que me indique quantas pessoas um determinado fã indicou para virar fã? Quero fazer uma promoção na minha fã page, mas não sei como se faz isso!

    • Anonymous

      Nesse caso, acho que não posso te ajudar.

      Se houver alguma forma de fazer isso, infelizmente não conheço.

      Um abraço,

      André Siqueira
      Resultados Digitais

  • WALTER

    Olá André, estou vendo que minhas perguntas não foram respondidas. Fiz algo errado???
    Abraços

    Walter

    • Anonymous

      Oi Walter,

      Não fez nada de errado não. Acabei deixando para responder um pouco depois, devido ao excesso de atividades.

      Não é obrigatório que você tenha um perfil para ter uma página (fan page). No entanto, se você tiver um perfil, recomenda-se que use-o como administrador da página.

      Se você tem o email dos seus alunos e quer que eles curtam, pode encaminhar um email a eles explicando do que se trata a página e enviando o link para eles.

      Outras formas de conseguir mais pessoas são:
      - Use a like box no seu site, como a gente (http://developers.facebook.com/docs/reference/plugins/like-box/)
      - Clique em compartilhar, no canto esquerdo da página no Facebook, e envie para amigos;
      - Crie promoções;
      - Compre anúncios no Facebook (http://www.facebook.com/ads).

      Abraços,

      André Siqueira
      Resultados Digitais

  • http://www.facebook.com/people/Luciano-Coelho/100001010676380 Luciano Coelho

    André,

    Sou assessor de comunicação de um conselho de profissão aqui no ES. A grande preocupação em criar um fan page é não ter muitos fãs, afinal conselho de profissão não tem como fazer promoções pra aumentar o número de pessoas que vão curtir a página.

    Sem falar que muitos profissionais têm certo ranço com o conselho, sobretudo por que pagam anuidade.

    Ou seja, não é legal criar um perfil e correr risco de perdê-lo. Mas não é melhor correr esse risco a correr um outro risco: ter um número de fãs insignificantes?!

    Aguardo suas considerações. No mais, parabéns pelo texto lúcido e bem explicativo.

    • Anonymous

      Oi Luciano,

      Primeiramente, é preciso avaliar se de fato vale a pena estar no Facebook. Se você acha que o público não está lá, é provável que não valha.

      Também não vale a pena se vocês ficarem postando conteúdo de auto-promoção. Na TV não dá pra pular a propaganda, na Internet dá! É preciso que o conteúdo que vocês publiquem seja relevante pro público, do contrário eles não vão curtir mesmo. Se de fato for relevante, é possível que eles compartilhem e te ajudem a trazer mais fãs.

      É possível que vocês tenham o email desses profissionais também, certo? Se enviarem uma newsletter ou coisa do tipo, podem anunciar a criação da página e indicar o tipo de conteúdo que vai ser publicado. Isso deve dar uma alavancado boa.

      Dê uma olhada nessa apresentação sobre conteúdo no Facebook:
      http://www.midiatismo.com.br/o-marketing-digital/midias-sociais/apresentacao-sobre-estrategia-de-conteudo-no-facebook

      Um abraço

      André Siqueira
      Resultados Digitais

  • http://www.facebook.com/people/Luciano-Coelho/100001010676380 Luciano Coelho

    Ei, André só mais uma consideração. Os fãs da página do conselho seriam os profissionais ligados ao dito cujo conselho. E aqui no ES são quase 3 mil, mas acredito que nem 40% desse contingente tenha perfil no Face.

    Ou seja, o público alvo para curtir a página certamente caberia no número de amigos se fosse criar um perfil.

  • Pingback: Como criar um evento através de uma página do Facebook (e não um perfil)

  • Pingback: Porque sua empresa deve ter uma página (fan page) ao invés de um perfil no Facebook - Grid One Ecommerce

  • Mariana

    Tenho uma fan page e criei um evento no Facebook. Como faço para convidar as pessoas que curtem minha página?

    • Anonymous

      Para que não haja spam, o Facebook não permite o convite da forma tradicional de amigos.

      Para convidar as pessoas é preciso:
      1 – Divulgar no mural;
      2 – Enviar o convite através do perfil para amigos pessoais;
      3 – Comprar ads no Facebook.

      Um abraço,

      André Siqueira
      Resultados Digitais

  • Kikahbrasil

    Olá André! Gostei muito da sua orientação para a formação da Fan Page! Realmente as vantagens são imensas! Suas explicações são valiosas e certamente ajudará a muita gente que está criando um segundo, terceiro perfil no facebook. Bom, este é meu caso. A capacidade do meu perfil se esgotou e tive que criar mais dois. Tentei orientar as pessoas a apenas ser um seguidor, mas foi impossível! Cada dia que abro algum perfil..sao muitos amigos que tenho que aceitar, e sempre estive respondendo que deveriam seguir etc. A maioria até se ofendeu rs. E os convites nunca pararam. Por este motivo achei muito legal esta sua dica para pessoas como nós. Te conto que no meu perfil 2 e 3 consegui transformar-los em páginas..mas o meu primeiro não. Me orientam a fazer o login: eu o faço e depois recebo um aviso que tenho minha conta bloqueada. Sou indicada a responder uma pergunta secreta, depois confirmar meu e-mail e finalizando trocar minha senha, Desta forma consigo liberar a conta e ter acesso ao perfil. Mas não posso transforma-lo em page. Se tento fazer isso, tenho que fazer todo este processo por inúmeras vezes! Já observei as configurações do perfil e não percebi nenhum bloqueio. Vale ressaltar que sou zero em qualquer coisa que tenha a ver com informática, páginas webs e coisas semelhantes. Utilizo o básico mesmo..rs..Então não sei oque realmente acontece. Será porque tenho um grupo de amigos dentro deste perfil? Bom, quando tiver oportunidade, me dá uma ajuda por favor! Assim continuo divugando meu trabalho! Desde já muito obrigada! E parabéns pelo trabalho!
    Kikah Brasil
    (Lic. Comunicação Social/ Lic. Danças)

    • http://twitter.com/andresiqueira André Siqueira

      Kikah,

      Dei uma pesquisada mas não sei de nada que possa impedir essa conversão.
      De qualquer forma, não recomendamos que sua empresa tenha várias páginas: escolha uma e foque nela.

      Um abraço,

      André Siqueira
      Resultados Digitais

  • Taiana Costa

    Tenho como reverter a fan page no meu perfil novamente!!!?

    • http://twitter.com/andresiqueira André Siqueira

      Não, a conversão é definitiva.

      Se você faz um backup dos dados talvez consiga aproveitar, mas caso contrário, não.

      Abcs,

      André Siqueira
      Resultados Digitais

      • Taiana Costa

        :(

  • Rhuan

    Olá Andre,
    Fiz a migração do perfil para uma fanpage so que como pessoal, ate ai tudo bem.
    O nome de usuario ja estava definido como perfil e depois da migração ele desapareceu e não esta mais disponivel, tem como voltar a utilizar o antigo nome de usuario ou eu perdir?

    • http://twitter.com/andresiqueira André Siqueira

      Oi Rhuan,

      Esse caso realmente permanece obscuro.
      Não foram dados detalhes a respeito do tema e não sei te informar se há uma solução.

      Tente através dos foruns ou formulários de contato do Facebook.

      Um abraço,

      André Siqueira
      Resultados Digitais

  • Livia

    Olá André, é possível transferir o perfil para a página que já existe?

    • http://twitter.com/andresiqueira André Siqueira

      Oi Livia,

      Não é possível.

      Um abraço,

      André Siqueira
      Resultados Digitais

  • Rafaela

    Olá André, boa noite!!
    Eu vendo cosméticos, represento algumas marcas através da venda direta como, natura, o boticário entre outras. Eu não possuo empresa, mas gostaria d divulgar esses produtos no facebook. Eu posso criar uma´página para isso?

    No aguardo.

    • http://twitter.com/andresiqueira André Siqueira

      Pode criar a página sim Rafaela!

      Abraços,

      André Siqueira
      Resultados Digitais

  • Pingback: Por que sua empresa deve investir no Facebook (e esquecer o Google+ por enquanto)

  • jeronimo gonçalves

    Olá andré!

    eu nao tenho empresa, mas sou fã de um carro.
    eu criei um segundo perfil (cliquei na opção “crie uma pagina”) desse carro.
    pretendo colocar fotos e informações sobre esse carro e ja convidei alguns amigos.
    agora como que eu sei se eu criei uma fã page ou apenas um perfil?
    no meu caso, vale a pena ser fã page? o fabricante pode encrencar comigo?
    abraços.
    a pagina é essa: http://www.facebook.com/pages/Nova-Ford-Ranger-Brasil/294253360634357

    • http://twitter.com/andresiqueira André Siqueira

      Oi Jeronimo,

      Fan page é o nome antigo, o novo nome é “página”. Então se você clicou em “crie uma página” criou uma fan page.

      Nesse caso, você pode indicar que não é a página oficial e sim a criada por um fã,
      É só clicar em Editar página > Informações básicas.

      Aí em “Página oficial” você indica qual é a página do fabricante.

      Abcs,

      André Siqueira
      Resultados Digitais

  • Rui

    eu gostaria de saber o seguinte: eu já tenho uma fan page.. e uma pagina pessoal. Tenho interesse em ficar somente coma fan page. É possível fazer esta conversão, agregando os fãs/likes que já possuo ou perderei todos esse números ?

  • Pingback: Como enviar uma mensagem para todos que curtiram sua fan page

  • Vanessa

    Olá André,

    Criei uma fanpage para a empresa em que trabalho. Mas acredito que tenha algo errado, pois na barra azul superior nao aparece o intem “conta”, além disso não aparece a barra para eu procurar outras páginas, apenas quando entro em editar página, mas nesse caso não aparece o botão curtir das páginas que entro.

    O que eu tenho que fazer? Me ajuda, por favor.

    Adoro seus textos.

    Desde já agradeço sua atenção.

    Vanessa

    • Anonymous

      Oi Vanessa,

      Obrigado pelos elogios!

      O problema desse caso é que lendo assim não consigo saber o problema.
      Você faz login com seu perfil pessoal e depois não consegue alterar para a página?

      Abcs,

      André Siqueira
      Resultados Digitais

  • Henrique Melo

    Como liberar conteúdo de fanpages no Facebook apenas após a pessoa curtir? Criar páginas eu sei. Mas como se faz esse p/ liberar o conteúdo da página somente após o usuário curtir? Obrigado

  • Aromasjoane

    Olá André, gostaria que me ajudasse pois fiz a migração de perfil da minha empresa https://www.facebook.com/casadosprofiterolesfamalicao.oficinadasfestas para fanpages só que agora não consigo acessar o link e ninguem consegue, aparece “pagina não encontrada”, só q quando eu digito a senha e login entro e consigo mexer nas configurações e ver a qtidade de pessoas que possuo etc, tenho mais de 5 mil pessoas no meu perfil, estou meio desesperado com essa situação, pode me ajudar ?? Além da situação exposta nao consigo ver os amigos… que devo fazer????

    • http://twitter.com/andresiqueira André Siqueira

      Normalmente é questão de tempo.

      Parece que já está tudo ok.

      Abcs,

      André Siqueira
      Resultados Digitais

  • Luciana

    BOM DIA !!!!
    gostaria de saber se pago para ter uma fan page?

    • http://twitter.com/andresiqueira André Siqueira

      Oi Luciana,

      As páginas são gratuitas, basta acessar o link abaixo para criar:
      http://www.facebook.com/pages/create.php

      Abcs,

      André Siqueira
      Resultados Digitais

  • izabel

    Participei de um sorteios via sorteie .me quando fiz uma pergunta quer ganhou eles foram grosseiramente falando vcs querem tudo de mão beijada não gostei e questionei e eles deram outras respostas que me senti pedindo esmolas um lixo humilhada fiz um print de tudo que falaram gostaria de saber há quem devo recorrer para fazer minha denuncia e reclamação obrigada aguardo resposta

  • Rodrigo

    André, estou fazendo um site, incluí nele o like box para as pessoas poderem ver quem curte a fan page do site. Só que, só está mostrando quem curte se eu estiver logado no face. Eu não queria estar logado para as pessoas verem quem curtiu. Isto é possível?

    • http://twitter.com/andresiqueira André Siqueira

      Oi Rodrigo,

      Na like-box aparecem seus amigos se você estiver logado. Se você não estiver logado, vão aparecer pessoas aleatórias que curtiram a página.

      O único caso em que não aparece ninguém é quando você estiver logado como página.

      Abcs,

      André Siqueira
      Resultados Digitais

  • Kemily_arq

    Oi André , seguinte: tinha um perfil no face e uma fanpage associado a esse perfil, ai resolvi transformar meu perfil pessoal em fanpage deu certo só que permaneci com a outra fanpage e não consegui eliminá-la, e na fanpage nova não consigo visualizar páginas que eu curto,e nem o conteúdo dessas páginas pra poder compartilhar em minha fanpage, como faço?

    • http://twitter.com/andresiqueira André Siqueira

      Oi Kemily,

      Sobre o perfil novo, você pode tentar adicionar um novo perfil como administrador da página. Talvez usando a página através desse novo perfil você consiga ver outras páginas.

      Já sobre como apagar a página antiga, realmente não sei como proceder.
      Talvez tentando migrar as duas através desse formulário:
      https://www.facebook.com/help/contact_us.php?id=160167234097982

      Um abraço,

      André Siqueira
      Resultados Digitais

  • Pingback: Por que uma Página no Facebook não substitui um site

  • http://www.facebook.com/infosucesso InfoSucesso Comércio Eletrônic

    Boa noite, sobre a migração de página pessoal para fã page uma dúvida persiste: Tenho um página pessoal com muito amigos adicionados e tenho uma fã page da minha empresa com pouquissimas pessoas que curtiram a página. De acordo com seu artigo, se houver a conversão de perfil pessoal para página profissional, todos os amigos serão considerados com pessoas que curtiram a página. Então minha dúvida é: Tentei converter meu perfil pessoal, que tem muitos amigos, para a página da empresa que tem poucos likes, no intuito de passar a ter muitos likes, porém o Facebook sempre pede pra criar uma nova página e eu não quero isso, quero aproveitar a página já existente. Quando uso a função “Usar Facebook como…” o perfil passa a ser da página profissional, mas apenas com as poucas pessoas que curtiram!!! Pra onde foram todos os meus amigos? Não era pra eles terem virado fãs da minha página? Eis a dúvida, estou tentando ser o mais claro possível, se houver alguma dúvida, posso explicar de outra forma…Grande abraço e boa noite! 

  • Carol

    Criei um perfil para minha loja e hoje tenho 888 amigos, mas recentemente criei também uma pagina para minha loja e hoje tenho nela 300 curtir, gostaria de uni- las ,ou seja trazer meu amigos para minha pagina, isso é possível ?

  • glauber denilson

    NÃO CONSIGO ATIVAR O MEU FÃ PAGE AO FACEBOOK.

  • Pingback: susana ferreira

  • Luiznascimento

     Tenho um perfil no face. Gostaria de vender alguns produtos mas não sou pessoa jurídica, poderia fazer isso como pessoa física, em caso positivo poderia ser no perfil ou teria que criar  fan page?

  • Oliveira

    olá andre

    como faço pra criar um perfil da minha empresa, e mandar solicitações de amigos?

  • Nanda_waltrick

    oi, poderias me ajudar? criei a fan page, porem a baarra de busca nao aparece e nao sei o que fazer, e fica sempre no painel adm é assim mesmo?

  • Marianne

     Fiz uma fanpage para a empresa em que trabalho. Criei um nome de usuário e tranquei as configurações para não haver comentários externos na página. Publiquei ela ontem pela manhã e não conseguimos encontrar, pela barra de busca do facebook, a página. Digitamos o nome da página, o nome da empresa, o segmento e a página nunca aparece. Só consegue-se acessar a página pelo link direto: facebook.com/minhaempresa
    O que pode estar acontecendo?? Alguém pode me ajudar??

    • http://twitter.com/andresiqueira André Siqueira

      Marianne, o que deve ter acontecido é que nas configurações você deve ter colocado como disponível apenas para o administrador, por isso não aparece nas buscas.

      Quando eu cliquei nesse link apareceu página não encontrada.

      Abcs,
      André Siqueira
      Resultados Digitais

  • Pingback: Você conhece o Facebook Insights para sites? : Na Rede Comunicação

  • Pingback: Os motivos para colocar sua empresa no Facebook

  • Pingback: Como Atrair Clientes na Internet - Fábio Silva

  • Pingback: Os motivos para colocar sua empresa no Facebook - Comunikar | Comunikar

  • Pingback: Overview: em qual rede social sua empresa deve estar presente?

  • Pingback: O poder das redes Sociais | BLOG WMA

  • Pingback: Por que uma Página no Facebook não substitui um site | AWC Comunicação