Blog de Marketing Digital de Resultados

Posts de sucesso: 5 detalhes que fazem toda a diferença

Escrever um post que faz sucesso costuma ser imprevisível. Conheça os 5 detalhes que fazem toda a diferença entre o sucesso e o fracasso de um post.

Escrever um post que faz sucesso costuma ser imprevisível. Já tivemos alguns textos que esperávamos que se tornassem grandes hits e que mal foram lidos. Outros, dos quais a expectativa era baixa, acabaram se espalhando e recebendo ótimos comentários.

Apesar desses contrapontos, é possível ver uma predominância de algumas técnicas nos posts que fizeram maior sucesso. Aqui listamos as 5 dicas práticas que sempre fazem a diferença:

Deixe o texto “em repouso” por pelo menos uma noite

Muitas vezes terminamos de escrever um post e ficamos em um estado de mini-euforia, acreditando que acabamos de finalizar uma verdadeira obra prima. Aí o post é publicado e…. bem, a repercussão não foi a esperada.

Parar e ficar um tempo sem olhar para o texto pode te fazer perceber erros óbvios que, pelo envolvimento no momento, não conseguimos identificar. Além disso, continuar com o tema do post martelando na cabeça por mais tempo acaba frequentemente te fazendo pensar em um novo comentário ou uma nova forma de explicar sua ideia. Vale a pena se programar para que sobre esse tempo.

Gaste mais tempo com o título do que o previsto

O título costuma ser a última coisa a ser feita, quando já estamos cansados de escrever. A reação natural é pensar em qualquer coisa e, rapidamente, mandar publicar.

O problema é que o título costuma ser o grande responsável por fazer alguém ler ou não o texto. É ele que é capaz de gerar interesse e fazer com que o post seja clicado e lido. Além de ser geralmente a chamada em um Tweet ou o assunto em um email.

Por isso, vale separar um tempo, pensar em diversas possibilidades e então escolher o título para o seu post.

Preocupe-se em deixar o texto escaneável

Não é preciso necessariamente criar um lista de coisas, mas é fundamental ao menos separar seu texto em algumas partes principais.

Na Internet costumamos ter diversos sites abertos, várias coisas a fazer e por isso escaneamos o texto, ao invés de ler com calma, palavra por palavra. Textos que facilitam esse trabalho tendem a fazer mais sucesso.

No começo do mês escrevi um texto com as 6 dicas para tornar seu conteúdo mais escaneável. Vale conferir.

Leia em voz alta

Por mais bobo que pareça, ler em voz alta pode ser muito importante para verificar a qualidade do seu texto.

Quando lemos em voz alta conseguimos nos atentar mais à fluência e ao ritmo do texto, que fazem muita diferença para quem está lendo pela primeira vez.

Peça pelo sucesso

Se você quer que as pessoas comentem, termine seu texto pedindo por isso. Se quer que elas divulguem, termine seu texto pedindo por isso.

Não e que essas coisas vão acontecer só porque você pediu. É preciso que o conteúdo seja atrativo o suficiente. No entanto, se seu conteúdo é realmente atrativo, as pessoas podem acabar se rendendo ao pedido e melhorando seus resultados.

A propósito, se você leu até aqui e gostou, deixe um comentário e divulgue o texto para os amigos :P

Marcadores:

Deixe seu comentário