Blog de Marketing Digital de Resultados

5 práticas para alavancar a página da sua empresa no Facebook comprovadas pela Resultados Digitais

Confira 5 práticas baseadas em testes da Resultados Digitais que você pode começar a usar ainda hoje para alavancar a página do Facebook de sua empresa!

Atualmente, mais de 1 bilhão de pessoas no mundo estão presentes no Facebook. Isso torna a rede social um poderoso canal para divulgar conteúdos e fortalecer a marca da sua empresa. Porém, nem todas as empresas sabem como efetivamente extrair resultados reais dessa rede social.

Estamos analisando há algum tempo várias práticas e dados neste canal para termos insights de pequenas melhorias que podem ser aplicadas na nossa página e que terão um impacto considerável nos resultados. Baseados nisso, escrevemos este post para compartilhar algumas boas práticas que identificamos e que você pode aplicar ainda hoje para alavancar a página da sua empresa no Facebook.

1 – Identifique os melhores horários para publicações

Você sabe em quais horários as pessoas que curtem a página da sua empresa no Facebook estão mais presentes na rede social? Esse é um dado muito importante para analisar, pois um dos objetivos da sua empresa nas redes sociais certamente é alcançar o maior número de pessoas com as suas postagens.

O Facebook possui uma ferramenta de análise bastante completa. Essa ferramenta fornece diversos tipos de dados, inclusive um gráfico mostrando o tamanho da audiência que curte sua página nos diferentes horários do dia.

Estatisticas do Facebook

Esse gráfico, gerado pelo próprio Facebook, permite identificar os picos de horário nos quais sua audiência está online na rede social. Neste gráfico, por exemplo, os picos são: 15h, 20h e 23h. Um primeiro insight já pode ser tirado apenas batendo o olho nesse gráfico: é mais provável que o alcance da sua publicação seja maior no período da tarde do que no período da manhã.

A partir dessa análise também é possível identificar o dia da semana no qual seu público está mais presente na rede social. Esse gráfico mostra que quinta-feira é o dia com maior audiência.

Esses dados são bastante relevantes para desenvolver um planejamento de postagens nas redes sociais. Para acessar o gráfico, basta clicar em “Informações” no menu da página no Facebook, depois em “Publicações”.

2 – Crie chamadas que despertem curiosidade

Em meio a uma infinidade de publicações de diversas páginas nas redes sociais, a sua empresa tem que despertar a curiosidade do público. Uma forma de fazer isso é criar chamadas atrativas para seu post.

Uma das estratégias que utilizamos aqui na Resultados Digitais é utilizar perguntas para despertar o interessa na leitura.

Programacao em Marketing Digital

Essa publicação, por exemplo, que possui uma chamada “Você sabe por quê?”, gerou 1013% mais cliques do que a média de cliques das nossas publicações em 2016.

Outro dado interessante é que dentre as mais de 150 publicações orgânicas (ou que não tiveram mídia paga) que fizemos até o momento no ano de 2016, as quatro que melhor performaram em relação ao número de cliques no link da publicação tinham as seguintes chamadas:

  • Você sabe por quê?
  • Você sabe a diferença?
  • Você sabe a resposta?
  • Você sabe?

Esses dados mostram que chamadas curtas e diretas realmente despertam o interesse do público.

Outra página que faz muito bem isso é a da Exame.

WhatsApp recurso do iPhone para Android

Neste post, por exemplo, eles não falam qual é o recurso nem no título da reportagem, nem na chamada da postagem. Porém, os leitores querem descobrir qual é esse recurso e são obrigados a clicar para descobrir.

Outra estratégia que adotamos em alguns dos nossos posts no Facebook aqui na Resultados Digitais é usar a chamada da postagem como um complemento para o título do post. Veja essa publicação:

Mitos Email Markeing

A chamada “Veja quais são esses mitos e melhore suas campanhas de Email Marketing” serve como complemento para o título do post, que é “6 mitos sobre Email que podem estar prejudicando suas campanhas”. Essa publicação teve uma taxa de clique 18% maior que a média de todas as publicações orgânicas de 2016.

3 – Utilize conteúdos evergreen

Antes de mais nada, você sabe o que é um conteúdo evergreen? Em poucas palavras, é um conteúdo feito sem data de validade, como explicado nesse post. Utilizar esses conteúdos no seu planejamento de publicações nas redes sociais é fundamental pois eles sempre serão úteis para sua audiência e isso incentivará a mesma a compartilhar o conteúdo.

Porém, é importante destacar que essa estratégia não deve anular, de maneira alguma, a prática de desenvolver posts temporais, ou seja, que fazem sentido apenas no período em que foi escrito (a exemplo do post da Copa do Mundo, feito pela Resultados Digitais).

As publicações de conteúdos evergreen devem ser programadas em dias e horários distintos uns dos outros. A razão para isso é que, desta forma, a publicação atingirá públicos diferentes que seguem a sua página.

Em seu blog, Neil Patel traz alguns exemplos de conteúdos evergreen:

4 – Atente-se às fotos da publicação

As fotos são recursos que afetam diretamente o interesse na sua publicação. O que muitas pessoas não sabem é que existem várias formas de utilizar a imagem do post.

Uma delas é referente ao tamanho. O Facebook exibe dois tipos de imagens com links, são elas:

Dicas para organizar o crescimento da empresa

OU

Facebook Analytics ebook

Fazendo alguns estudos aqui na Resultados Digitais percebemos que as imagens maiores, com o título do post abaixo delas, têm uma taxa de cliques 4% maior do que as publicações com fotos menores e título do post ao lado da imagem.

O Facebook permite que você altere a imagem de um link de forma bastante fácil. Por isso, se você inserir um link e este exibir uma imagem pequena, você pode mudá-la.

É muito simples de alterar. Primeiro, você deve inserir o link na caixa de texto do Facebook. O Facebook irá carregar uma imagem que esteja no post (se você já selecionou uma imagem de compartilhamento, esta imagem é a que deve aparecer).

Planejamento de Marketing Digital

Você pode apagar o link da caixa de texto que, mesmo assim, a imagem ficará indexada. Caso você queira alterar a imagem, basta clicar no sinal de “+” abaixo da imagem. Lembre-se, as imagens com link devem ter o tamanho de 1200 x 627 pixels (ou na mesma proporção) para que fiquem alinhadas perfeitamente.

Nestas análises que estamos fazendo aqui na Resultados Digitais para aumentar nossos resultados com as mídias sociais, percebemos um outro fator bastante interessante.

As pessoas tendem a clicar mais nas imagens com pessoas do que nas imagens sem pessoas. Quando compartilhamos um material rico com uma pessoa na imagem de compartilhamento, a taxa de clique aumenta em 91%. Quando o conteúdo é um post do blog, a taxa de cliques em uma imagem de compartilhamento com pessoas é 21% maior que em uma imagem sem pessoas.

Isso é, sem dúvida, um fator psicológico que afeta o desempenho das suas publicações nas redes sociais.

5 – Torne sua linguagem mais pessoal

Como já comentamos anteriormente, existe uma infinidade de conteúdos sendo compartilhados ao longo do dia nas redes sociais. Muitas dessas publicações têm um cunho vendedor, mas a grande maioria das pessoas está nas redes sociais com o intuito de se relacionar com as outras e para não ser bombardeada com publicidades. Por isso, quando você traz uma abordagem mais pessoal, tentando ajudar a audiência de alguma forma, o efeito tende a ser mais positivo.

Nós aqui na Resultados Digitais, por exemplo, divulgamos nossos conteúdos como forma de disseminar para o mercado tudo que aprendemos sobre Marketing Digital aqui dentro da empresa. Isso não significa que não fazemos postagens vendedoras, porém as postagens com este cunho representam menos de 20% de todas as nossas publicações (de acordo com um insight do Neil Patel).

Uma página que ganhou bastante destaque no Facebook e que faz muito bem o uso de uma linguagem pessoal na rede social é a Prefeitura de Curitiba. As postagens são descontraídas e isso aproxima o público.

Prefeitura de Curitiba

Nessa publicação, por exemplo, a Prefeitura postou uma música e o envolvimento com a publicação atingiu níveis altíssimos.

É importante comentar que envolvimento não é tudo (leia mais nesse post sobre Mitos das Redes Sociais). Porém, um envolvimento maior acarreta em um alcance maior da sua página. Isso, a longo prazo, pode trazer resultados interessantes, como maiores conversões com origem nas redes sociais.

Conclusão

Existem diversas pequenas melhorias que podem ser aplicadas nas suas redes sociais e que melhoram os resultados da sua empresa. É importante ter um objetivo claro e definido para focar suas ações nisso.

Não espere encontrar uma grande mudança que será uma divisora de águas para sua página. Procure focar nas pequenas melhorias que, juntas, representarão um grande avanço para sua página.

Esse preceito de Growth Hacking é o que usamos aqui na Resultados Digitais e que vem proporcionando crescimentos significantes dos nossos números nas redes sociais.

Para saber mais sobre como o Facebook pode gerar resultados reais para sua empresa, baixe nosso eBook “Introdução ao Marketing no Facebook”.

Se você tem alguma dica interessante para compartilhar conosco sobre sua atuação nas redes sociais, deixe um comentário :)

Marcadores:

Deixe seu comentário