Qual a melhor frequência para postar em um blog?


calendário de posts para blog

Uma das grandes dúvidas de toda empresa que investe em Marketing de Conteúdo é entender a frequência ideal de postagens que devem ser feitas no blog.

Confunde-se, muitas vezes, qualidade com quantidade. E o que vemos quando isso acontece são empresas produzindo um alto volume de conteúdo, porém com pouco filtro e pouca qualidade.

Nesse post, vamos entender, sobretudo, dois aspectos fundamentais do Marketing de Conteúdo:

  • 1) A periodicidade varia de blog para blog, ou seja, o que pode funcionar para uma empresa não necessariamente funciona para outra;
  • 2) Quantidade não é o segredo para um blog de sucesso. A palavra que mais se aproxima desse objetivo é regularidade;
  • 3) Existe um ponto de saturação, ou seja, o momento em que você atinge o número máximo de posts durante um determinado espaço de tempo.

Um blog é uma mídia. Assim como um canal de televisão, uma estação de rádio ou um jornal diário, blogs são canais de comunicação que têm o intuito de atingir uma determinada audiência.

É por isso que, assim como os outros tipos de mídias citadas no parágrafo anterior, um blog precisa necessariamente ter foco editorial, público-alvo e periodicidade definidos.

Se não há foco editorial, o leitor nunca sabe o que vai encontrar. Se não há público-alvo, o blog nunca sabe qual tipo de leitor fará uma visita. E se não há periodicidade, o leitor nunca sabe quando deverá voltar para buscar novas informações – e nem se deve voltar.

Por isso, duas atitudes são fundamentais de serem adotadas em seu blog. Você precisa conhecer os limites e ser regular, o que não deve ser confundido com ser prolífico. Vamos falar melhor sobre esses dois assuntos abaixo.

Conheça seus limites

Qual o tamanho de sua empresa e com quem você está competindo? Você tem equipe disponível para publicar a quantidade desejada de posts?

Ao pensar em sua estratégia de Marketing de Conteúdo, é preciso levar em consideração as limitações de seu negócio. Há dois tipos de limitações: estrutural e editorial.

  • Limitação estrutural: Quantas pessoas da empresa escrevem para o blog? Um hack que utilizamos aqui na Resultados Digitais, e que ajuda em nossas metas diárias, é publicar posts escritos por profissionais de diferentes áreas. É uma forma de dar escala na produção de contéudo. Saiba quantas pessoas na sua empresa podem publicar e com qual frequência para descobrir quantos posts por semana (ou mês) podem ser produzidos;
  • Limitação editorial: Um dos segredos para ter um blog de sucesso é não fugir do tema central. Como já dito anteriormente, foco editorial é de suma importância. Portanto, faça uma previsão de quantos posts por mês ou semana você pode produzir para seu blog sem torná-lo repetitivo ou desgovernado. Se o seu blog for de um nicho extremamente específico, por exemplo, talvez seja mais difícil encontrar assuntos diários.

Seja regular

Um outro fator deveras importante é manter um padrão e um calendário de posts. Ser regular ajuda a ter visitantes retornando a seu site. Se você somar esses retornos a novas visitas diárias, verá que vale a pena manter essa regularidade.

Seus visitantes acharão estranho se você postar duas vezes numa semana, dez vezes na semana seguinte, uma vez na terceira semana e novamente dez vezes na próxima semana. Uma das formas de manter uma audiência fiel é justamente fazer com que ela entenda a periodicidade de posts do blog.

Só com essa regularidade que seus visitantes podem saber com qual frequência deverão visitar o site. Isso elimina o risco de que alguém visite o seu blog e fique frustrado por não encontrar nada novo quando era isso que ele esperava. Ou de encontrar 15 novos posts quando ele esperava encontrar apenas 1.

Para saber com qual frequência o blog de sua empresa deve ser atualizado, vamos explorar 4 cenários diferentes:

Mais de 1 vez por dia

Recomendado, sobretudo para duas ocasiões: Quando seu blog é focado em informações rápidas e factuais, como notícias diárias, ou quando é de um segmento bastante abrangente, em que temas se cruzam, mas não se repitam.

Dicas:

  • Especifique ao máximo o tema do post;
  • Planeje com antecedência, dessa forma você não acaba por publicar de forma emergencial apenas para cumprir o prazo. Além do mais, caso “nada aconteça de novo”, você tem uma pauta para manter o fluxo do blog;
  • Da mesma forma, fique de prontidão para eventos emergenciais como lançamentos, atualizações e notícias de última hora importantes para seu nicho;
  • Explore formatos diferentes: artigos, dicas, infográficos, vídeos, podcasts. Dê uma dinâmica para não torná-lo repetitivo.

1 vez por dia

Essa é a frequência atual do blog da Resultados Digitais. Blogs que não tem a premissa de criar notícias “de última hora” ou que não são dependentes de fatores factuais já podem começar a trabalhar nessa periodicidade.

Dicas:

  • Tenha um calendário de conteúdo e organize seus temas para não iniciar o dia “sem saber o que fazer”;
  • Escreva posts definidos para uma determinada persona ou para uma etapa da jornada de compra. Saiba mais em nosso Kit “Personas e Jornada de Compra”.
  • Caso um tema seja muito amplo, quebre-o em diversas partes menores e faça vários posts relacionados entre si.

1 ou mais vezes por semana

Se não for possível postar todos os dias, você pode trabalhar em escalas semanais. Muitos blogs que são atualizados apenas semanalmente também conseguem gerar um bom tráfego. Isso porque com mais tempo para se dedicar a um tema específico, os posts podem ser escritos com uma maior pesquisa e profundidade.

Dicas:

1 a 2 vezes por mês

Manter uma periodicidade menor do que uma vez por semana é pouco. Mas pode servir como um começo. Se sua empresa é muito pequena, pode considerar iniciar com essa frequência, mas mantendo em mente que ela pode ser aumentada.

Dicas:

  • Crie posts épicos (com mais de 5 mil palavras). Afinal, você não quer deixar seu leitor esperando um mês inteiro para ele entrar em seu blog e sair em 2 minutos;
  • Aprofunde-se muito no tema. Como você não tem compromisso com atualizações diárias, crie um conteúdo completo, com exemplos, imagens, instruções, etc;
  • Seja atemporal, pois sem a obrigação de entregar informações factuais não faz sentido você postar sobre um tema que poderá morrer rapidamente. Faça um conteúdo que dure o máximo possível. Saiba mais sobre isso no post “Por que você deve produzir conteúdo sem data de validade”.

O ponto de saturação

Quando falamos sobre periodicidade em um blog, um ponto sempre fica evidente: quando que o blog vai aumentar a produção? Essa é a intenção de muitos editores e empreendedores. Iniciar aos poucos e aumentar gradativamente o fluxo de postagens visando alcançar cada vez mais pessoas.

Realmente, um maior número de posts pode aumentar o tráfego (temos um exemplo próprio na Conclusão, logo abaixo). Porém, há um conceito que chamamos de “ponto de saturação”, que nada mais é do que o limite máximo de publicações que valem a pena ser postadas em um determinado espaço de tempo. Em outras palavras, é quando você obtém performance máxima de sua audiência, e que postar a mais não vai aumentar seus resultados.

É nessa hora que aparece mais uma vez a importância de uma análise constante de seu site. Sempre que você aumentar a frequência de posts, comece a analisar as estatísticas novas.

Vamos levantar uma suposição: Você obteve mais acessos ao passar de 1 post por semana para 1 post por dia? Se sim, experimente aumentar a produção, e faça uma nova análise futura. Aí refaça a pergunta: Você obteve mais acessos ao passar de 1 para 2 posts diários? Se os acessos não aumentaram seu tráfego é porque o ponto de saturação foi atingido!

Conclusão

Como cada blog possui características distintas, fica impossível bater o martelo e dizer: “você precisa postar tantas vezes em tal espaço de tempo”. O mais inteligente a ser feito é entender o seu caso e tirar o máximo proveito respeitando suas limitações, tanto estruturais quanto editoriais.

Em contrapartida, há um dado revelador: a quantidade de posts, desde que produzidos com qualidade, tem influência direta em seu tráfego orgânico. Mas isso só até o ponto de saturação ser atingido, como vimos anteriormente.

Aqui no blog da Resultados Digitais, mantemos uma frequência de um post por dia da semana, mas nem sempre foi assim. Em 2014 tínhamos uma média que variava entre 1 e 2 post por semana. Aumentamos a produção pegando uma carona com o crescimento da empresa e, com isso, dobramos o número total de visitantes no mesmo período.

O que fica de conclusão aqui é que é possível começar com pouco e aumentar a frequência com o passar do tempo, que você não precisa iniciar sua estratégia de Marketing de Conteúdo no desespero, publicando “mil” posts por dia sem cuidado algum. Basta lembrar de manter o foco editorial e a regularidade.

Por fim, gostaríamos de saber: Qual a frequência de postagem no blog de sua empresa? Você tem planos de aumentá-la? Atingiu o ponto de saturação? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!

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Categorias: Blog, Produção de conteúdo

  • Lutierre Evald

    Vou postar de 2 a 3 vezes por semana e verei os resultados.

  • Vanessa Ribeiro

    Vou postar duas vezes por semana. Uma vez na semana sobre o mesmo assunto e no outro dia de postagem assuntos diversos.