Qual a melhor frequência para postar no Twitter?

André Siqueira
André Siqueira25 de novembro de 2011
Semana da Transformação Digital

Essa é mais uma das perguntas que recebemos o tempo todo aqui. A nossa resposta não costuma deixar muita gente contente: depende!

No entanto, há sim um conjunto de coisas comum à todas as empresas e itens a serem analisados para o ajuste fino de cada tipo de negócio. É sobre esses itens que falamos nesse post e esperamos que ele ajude na elaboração de sua estratégia:

Itens que toda empresa deve estar atenta

É preciso postar todos os dias

Podemos considerar que o conteúdo diário é bastante recomendado para todas as empresas. O que muda de uma empresa para outra é se ela posta 3 ou 30 tweets.

Estar sempre em contato  com os seguidores ajuda a consolidar sua posição de referencia e aumenta a chance de receber Retweets e levar a mensagem para mais pessoas.

É preciso dar um intervalo entre os Tweets

3 Tweets em seguida podem incomodar mais do que 10 tweets espalhados a cada uma hora. Tweets em sequência transmitem a ideia de tomar conta da timeline do usuário e não costumam ser bem aceitas.

Intervalos de ao menos 20 minutos entre um Tweet e outro são recomendados. Para ajudar nisso, use ferramentas que permitem agendar os Tweets, assim ninguém precisa ficar um dia inteiro na frente do Twitter para postar com frequência.

Você pode e deve repetir alguns Tweets

Peter de Vanzo tem uma frase que faz bastante sentido aqui. Ele diz que se a Internet fosse um lugar, estaria começando a parecer cada vez menos uma biblioteca e cada vez mais um rio.

Em um rio vemos só o que está passando e o que passou, passou. Se no momento que você postar seu público não estiver online, dificilmente ele voltará para receber a mensagem.  Muitos de nossos novos posts não haviam “pegado” até o terceiro Tweet, quando algumas pessoas influentes leram e divulgaram, dando um novo pico de acessos.

Repetir a mensagem não vai te prejudicar muito com quem já leu, desde que você respeite algumas regrinhas:

  • Intercale o tweet repetido com alguns novos;
  • Dê um intervalo um pouco maior durante as repetições. Não repita, por exemplo, em uma mesma manhã. Espere ao menos um turno;
  • Não repita todos os tweets, só os mais importantes e que você mais quer que as pessoas leiam.

Um bom exemplo no assunto é a @SoapBrasil.

Itens que cada empresa deve analisar individualmente

O seu cliente

Vale a pena investigar melhor o seu cliente. Converse com ele e descubra como ele usa o Twitter, com que frequência ele lê, o que ele está achando da sua estratégia.

Sempre há alguns clientes com quem sua empresa tem abertura para esse tipo de coisa, aproveite!

Analise os seguidores atuais

Há pessoas que encaram o Twitter como uma to-do e sempre voltam atrás e leem todos os tweets. É o que faço no meu Twitter pessoal, por exemplo, o @andresiqueira.

Para essas pessoas, evite postar com frequência muito grande ou você vai ser cortado.

É fácil identificar se seus seguidores são desse tipo: basta verificar quantas pessoas elas seguem. Quem acompanha tudo dificilmente segue mais que 200 pessoas porque ficaria muito difícil acompanhar.

Por outro lado, há uma grande parte das pessoas que encaram o Twitter como um rio: veem o que está acontecendo na hora, mas não voltam atrás para olhar e não analisam com calma tweet por tweet.

Para esse tipo de pessoa, quanto mais tweets melhor. O @empreendemia chegou aos mais de 25000 seguidores focando nessas pessoas.

Se tiver volume, teste

Se sua empresa já tiver um bom número de seguidores, nada vale mais do que os testes.

Passe uma semana postando 3 vezes ao dia e veja quantos retweets teve, quantas pessoas seguiram e quantas deixarem de seguir. Depois faça o mesmo postando 10 vezes ao dia e siga em busca de um ponto ótimo para sua empresa.

Só tome o cuidado de não deixar que a quantidade ofusque a qualidade. Analise o perfil das pessoas que deixaram de seguir e das que começaram a seguir. De nada adianta atrair 100 novos seguidores desalinhados do seu publico alvo e perder 10 que representam exatamente seu cliente ideal ou pessoas influentes no seu mercado.

Se tiver alguma experiência ou dica nova no assunto, deixe para a gente nos comentários. E claro, siga a RD no Twitter :)

André Siqueira

André Siqueira

Quem escreveu este post

Co-fundador da Resultados Digitais, líder de automação de Marketing na América Latina e nos 8 primeiros anos da empresa liderou a criação e escalada da área de Marketing, tida como referência no Brasil. Do Marketing partiu para uma nova unidade de negócios, focada no desenvolvimento de um produto de educação. Pela RD se tornou também Empreendedor Endeavor e recebeu os prêmios de Empreendedores do Ano pela Endeavor (2017) e pela Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios na categoria serviços (2015). Também foi eleito um dos Forbes Under30 em 2019. Formado em administração pela Universidade Federal de Santa Catarina, foi professor de marketing digital na pós gradução da PUC RS, Be Academy, Estácio (SC) e Sustentare. Também foi eleito o profissional do ano em Inbound Marketing três vezes consecutivas pelo Prêmio Digitalks (2016, 2017 e 2018).

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