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Qual é o momento certo de investir em Marketing Digital?

Aqui na RD estamos o tempo todo falando com empresas que pensam em investir em Marketing Digital. São empresas de diferentes tamanhos e necessidades, com níveis de maturidade (tanto de negócios quanto de Marketing Digital) que variam muito e, ainda assim, é comum ver essa dúvida:  será que é mesmo hora de investir em Marketing Digital?

Com nossa experiência, nos sentimos muito seguros para afirmar que o momento certo para começar a investir em marketing digital é simplesmente o quanto antes. Claro que o tipo de investimento e o objetivo dele variam caso a caso, mas vamos mostrar o quanto o Marketing Digital pode se tornar uma contribuição importante para sua empresa em diferentes contextos.

Separamos aqui algumas das justificativas mais comuns utilizadas por quem opta por não investir e os motivos pelos quais essas justificativas não são reais.

Não tem muito dinheiro para investir

Essa é uma justificativa bem comum, mas na maioria das vezes inválida.

Vemos dois grandes motivos para isso. O primeiro deles é que é possível fazer muita coisa relevante em marketing digital a preços irrisórios: um domínio, um blog ou uma conta em mídias sociais são exemplos de investimentos com valores ínfimos e que podem trazer um bom retorno. A exigência maior acaba sendo tempo e não dinheiro (também falamos da falta de tempo como justificativa mais abaixo).

O outro grande motivo para invalidar essa justificativa é uma questão de ROI. Se você investe R$ 1 e saem R$2 do canal, não faz sentido algum não investir. É isso que buscamos com uma estratégia eficiente: garantir que o dinheiro investido retorne como lucro para empresa. Temos cases de clientes que hoje tem ROI de 20x em Marketing Digital: para cada R$1,00 investido, há R$20,00 em vendas.

Caso você não tenha essa certeza do ROI no começo, antes de fazer os investimentos maiores, os próprios funcionários atuais podem aprender e colocar algumas ideias no ar para ajudar a alavancar passos maiores depois. Nossa página de materiais educativos, com eBooks e Webinars gratuitos, é uma boa fonte de informações para você aprender gratuitamente.

Teve uma experiência ruim e não quer arriscar novamente

O mercado de Marketing Digital ainda é relativamente novo e nem sempre encontramos empresas que entendem esse novo contexto e estão em dia com suas práticas. A começar pela mentalidade na área: são muitas as agências ou profissionais, por exemplo, que não se preocupam ou não se responsabilizam diretamente por resultados reais ($$). Se focam mais em fazer barulho, usam métricas pouco relevantes (como número de visualizações ou seguidores), não possuem  um interesse genuíno ou assumem a responsabilidade por número de vendas e, com isso, não provam diretamente seu valor à empresa, causando esse tipo de “trauma”.

A culpa aqui não é do Marketing Digital, é do trabalho ruim feito no canal. É preciso separar o joio do trigo.

Já demos algumas dicas aqui no blog da RD do que buscar em um agência ou do que esperar de uma consultoria em Marketing Digital. Antes de fazer esse tipo de investimento, saiba o que cobrar e deixe claro seus objetivos e expectativas. Tente olhar o histórico e os cases de quem você está contratando para garantir que ela pode atender a esses objetivos.

Também é recomendado entender ao menos a base de uma boa estratégia, para que assim você consiga avaliar se o que a agência/profissional diz e faz converge com as suas expectativas e as boas práticas. Indicamos o nosso eBook Marketing Digital para empreendedores (gratuito), caso você queira ter uma boa visão geral do assunto.

Sua empresa ainda não tem ou está reformulando o site

Isso também não é uma justificativa real, pois você pode começar investindo em outras estratégias de marketing digital. Nós mesmos aqui na RD, antes de termos o nosso site, começamos com um blog, entregando conteúdos relevantes para construir nossa base de relacionamento e começar a aparecer nas buscas do Google (clientes do RD Station conseguem colocar um blog no ar em duas semanas com apenas R$ 400,00). Outra ideia fácil de colocar em prática é criar perfis nas redes sociais, para começar a se relacionar com o seu público e a construir sua presença digital. Criar Landing Pages e disponibilizar conteúdos ricos (como eBooks e webinars) também já permite gerar Leads mesmo sem um site completo.

Não ter um site não é um impeditivo para realizar ações de marketing digital, mas quando você for criar seu site ou reformulá-lo, aproveite o momento para considerar algumas estratégias que podem impactar nos seus resultados como por exemplo uma estruturação de SEO, a definição de calls to action e até mesmo uma integração com um CRM, que podem potencializar muito os resultados obtidos com o seu site.

Falta de conhecimento

Esse é um dos desafios mais fáceis de superar, desde que exista boa vontade e dedicação. Hoje em dia a quantidade de conteúdos de qualidade disponíveis online é imensa, como por exemplo alguns materiais que nós da RD preparamos para lhe auxiliar:

Cursos Online: São conteúdos bem estruturados que vão lhe guiar num passo a passo lógico, de assuntos mais iniciantes a assuntos mais avançados, sobre os principais conceitos e como colocá-los em prática, sobre temas específicos como Introdução ao Inbound Marketin e Inbound Sales.

Posts do Blog de Marketing Digital: Aqui você vai encontrar várias respostas para os principais desafios do seu dia a dia de marketing e vendas pela Internet de forma aleatória, sem uma ordem lógica, porém com uma abrangência de temas enorme, com posts tanto para quem está iniciando no Marketing Digital quanto para quem quer se aprofundar em alguma das estratégias.

Materiais Educativos Gratuitos: Esses conteúdos são principalmente eBooks, Webinars e Templates que vão lhe servir como guias para lhe trazer uma visão mais geral sobre alguns temas e para traçar com mais segurança sua estratégia e táticas de Marketing Digital.

Esses são conteúdos super didáticos que ajudam qualquer empresa a conquistar seus primeiros resultados e a aperfeiçorem sua estratégia para alcançar metas ainda mais ousadas.

Já está acostumado ou confia mais no offline

Bom, nesse caso, se você realmente quer que o seu negócio prospere, talvez seja a hora de sair da sua zona de conforto e remodelar a sua estratégia de marketing. Atualmente todos os perfis de clientes e compradores já estão na Internet, desde o que apenas se educam sobre tema, passando pelos que consultam preço e informações técnicas, até os que acabam comprando por esse meio. A quantidade de informações disponíveis online faz com que quase 70% da decisão de compra seja tomada antes mesmo de o cliente conversar com a sua empresa. Essa mudança de comportamento pode ser uma ameaça se sua empresa não estiver bem representada na web.

A Cliente Alvo, por exemplo, é uma empresa de 7 anos no mercado, que tinha como base a venda “offline”. Com apenas 4 meses investindo em Marketing Digital, o canal já é responsável por 17% de crescimento na empresa e já responde por 22% dos novos clientes.

O Marketing Digital normalmente é um caminho mais sustentável e mais barato para se chegar lá. O mesmo investimento que você faz no offline poderia trazer mais resultados, e resultados realmente mensuráveis, se investido no digital. Além disso, nas mídias tradicionais você “aluga” um espaço por um tempo determinado. Já se você investe em marketing digital, normalmente cria conteúdos e materiais que vão perdurar e trazer resultados por muito tempo, se tornando um ativo da sua empresa.

Fique de olho na tendência: cada vez mais pessoas migram para o online ao invés do contrário. Esteja onde o seu público está para garantir um bom retorno do seu investimento em marketing.

Seu produto ainda não está pronto ou está sendo reformulado

Você nem imaginava que seria importante investir em Marketing Digital nessa fase da sua empresa, não é mesmo?

Porém, podemos garantir que, com algumas estratégias simples você poderá construir uma base de contatos que muito útil para diferentes objetivos: testar as primeiras versões do seu produto, responder pesquisas para você testar o mercado e até mesmo para serem os primeiros a comprar seu produto quando ele for lançado.

Com a ajuda dessas pessoas você conseguirá ter mais certeza se produto vai ser bem aceito, se está numa versão viável para lançamento e se ele realmente tem mercado para crescer.

Esse mesmo público pode lhe ajudar a identificar características em comum entre eles para construir as personas do seu negócio, ou seja, o público ideal para o qual você vai vender, e que serão imprescindíveis no seu planejamento de marketing como um todo.

Minha empresa só vende para grandes empresas ou só através de visitas presenciais

Grande parte das pessoas buscam informações na Internet antes de fazer uma escolha sobre quais produtos ou serviços elas querem conhecer com mais profundidade antes de contratar, independente do tamanho da empresa que elas trabalham. Um de nossos clientes, por exemplo, conseguiu vender para empresas como Carrefour e Porto Seguro por meio de contatos gerados pelo Marketing Digital.

Além disso, você pode pensar em combinar uma estratégia de Inside Sales com a sua estratégia atual de vender através de visitas presenciais aos clientes. Atuando dessa forma, você pode aumentar a produtividade e as vendas e ainda reduzir custos com deslocamentos e hospedagens.

Apesar de não ser preciso investir muito dinheiro inicialmente, é essencial investir um bom tempo para desenhar uma estratégia adequada ao seu negócio e que traga os resultados esperados sem desperdiçar esforços e dinheiro.

Não tenho tempo

Se você não tem tempo ou já acumula mais de uma função, essa é uma boa oportunidade para desenvolver ainda mais a sua habilidade de liderança e distribuir as atribuições de marketing com outras pessoas. Mesmo que você já tenha uma equipe estruturada de marketing, pode contar com essa estratégia para suprir as demandas de marketing. Aqui na RD, por exemplo, já distribuímos a produção de conteúdo com pessoas de diferentes áreas, para assim conseguirmos aumentar nossa capacidade de gerar conteúdos e aproveitar o conhecimento específico de cada um. Além disso, colocar seu time para escrever é uma ótima forma de consolidar o conhecimento e treiná-lo sobre o seu negócio.

Pense da seguinte forma, esse tempo que você vai investir agora, vai lhe economizar muito tempo, talvez anos, para alcançar bons resultados para sua empresa, alto ROI, além de construir um ativo que servirá como ferramenta de vendas por um longo período. A maioria das empresas não deixam de existir por ter um problema de produto ou de tecnologia, mas sim porque falta vender o suficiente, e a Internet influencia diretamente no processo de vendas das empresas, entenda como, e não fique para trás.

E agora, por onde começar?

Bom, o primeiro passo é definir qual é o seu objetivo com o marketing digital para, a partir disso, poder desenvolver um bom plano.

Alguns dos objetivos que você pode alcançar com o marketing digital são gerar Lead de forma rápida, ser reconhecido como autoridade em determinado assunto, tornar sua marca conhecida localmente, montar uma base de contatos para relacionamento, entre outros, lembrando que esse objetivo deve suportar a estratégia da empresa como um todo.

A melhor forma de saber se a sua estratégia de marketing digital é a ideal para o seu negócio, é acompanhando métricas que lhe tragam essa resposta.

É muito importante que você deixe de lado as métricas de vaidade (como quantidade de likes ou seguidores) e comece a medir indicadores que realmente demonstram resultado, como por exemplo o número de Leads gerados, o custo por Lead (CPL) e o custo de aquisição de clientes (CAC) para realmente entender o retorno que o investimento em marketing digital pode lhe trazer.

Se você já entendeu que agora é a hora para iniciar esse investimento, mas ainda tem dúvidas de como começar, confira nosso Kit de Introdução ao Marketing Digital. Esse guia traz um passo a passo que aplicamos e refinamos com mais de 600 clientes e com certeza vai dar um caminho muito efetivo para sua empresa.

Depois compartilhe conosco como está se saindo com o Marketing Digital na sua empresa, e se tiver dúvidas, conte com a gente para respondê-las!

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