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Qual é a importância do CRM para o seu negócio?

Qual é exatamente a importância do CRM e como ele pode ajudar o seu negócio? Não basta apenas contar com um sistema em sua empresa, é preciso adotar uma estratégia para usá-lo e gerar resultados. Confira neste post do Moskit como fazê-lo.

Relacionamento. Essa é a palavra-chave que se tornou um divisor de águas para as empresas em um cenário tão competitivo. Independentemente do segmento, é fundamental ter uma estratégia precisa para se destacar e alcançar resultados.

É por isso que uma das estratégias que mais vem sendo usada por gestores e equipes de vendas é a de CRM. Customer Relationship Management (Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente, em português) é a estratégia que coloca o cliente como principal componente da venda.

Mas como exatamente o CRM pode ajudar o seu negócio? Não basta apenas contar com um sistema em sua empresa, é preciso adotar a estratégia e entender sua importância para seus resultados. Confira!

Entendendo a importância do CRM para seu negócio

Plataformas de CRM são conhecidas no mundo empresarial como softwares que servem de apoio para colocar em prática a estratégia que leva o mesmo nome. Mas, apesar de estarem se tornando cada vez mais conhecidas, muitos gestores ainda não entendem como podem se beneficiar do uso de um CRM em suas empresas.

Por isso, listamos os 4 principais pontos que tornam um software como o Moskit essencial para seu negócio crescer e se destacar da concorrência.

#1. Organização e histórico

Se você usa planilhas ou agendas, com certeza já passou pela situação de não lembrar algo que foi conversado com um cliente, perder detalhes de um atendimento e comprometer toda a venda por conta dessa falta de organização. Ela pode até não ser intencional, mas acaba atingindo muitas equipes que ainda resistem ao uso de um software de gerenciamento de vendas.

Além disso, depender de sua memória para lembrar de todas as atividades e ainda fazer um acompanhamento de perto para seus clientes e negócios em aberto pode ser arriscado, mas sabemos que esse acompanhamento é primordial para não dar espaço para seus concorrentes.

Então, contar com um CRM para cadastrar suas atividades é muito importante. Você pode definir quais tipos de atividades fazem mais sentido para sua negociação (reunião, ligação, envio de email etc.) para conseguir fazer um cadastro fiel em seu sistema.

Depois, é hora do follow-up. Já passou pela situação de esperar um cliente ligar para você para dar um retorno, não ligar para ele e por isso perder uma venda? Isso acontece diariamente e pode ser resolvido com um simples agendamento de follow-up. Você pode entender como o follow-up ajuda você a vender mais neste texto.

#2. Centralização de informações

Um dos maiores benefícios que os sistemas de CRM trazem para uma empresa é a centralização de informações.

Pode até parecer que planilhas centralizam as informações, mas você não consegue encontrar dados do cliente, de seus negócios que foram abertos, ganhos e perdidos, valores, datas e tudo que é fundamental para uma boa gestão.

Com um CRM, você tem tudo em um só lugar – e, caso esteja hospedado em nuvem, consegue acessar de qualquer lugar, o que torna seu uso tão atrativo para equipes comerciais.

#3. Conheça seu cliente – e sua equipe também

Como dissemos na introdução deste texto, CRM significa gerenciamento do relacionamento com o cliente e, para ter um relacionamento, é preciso conhecer alguém, seus gostos e suas preferências.

Na venda, isso não é diferente. O que seu atual modelo de gestão fala sobre seu cliente? Apenas nome, telefone e endereço? Como isso vai ajudar você a se aproximar e conseguir ser o melhor vendedor que ele pode ter?

Pois é. É preciso ir além se quiser ganhar a confiança desse cliente. Saber detalhes relevantes para seu negócio não é mais um extra para ser um bom vendedor, é fundamental!

Registre todos os comentários que foram feitos durante atendimentos, horários em que gosta e em que não gosta de ser atendido, por que está procurando seu produto/serviço, com o que trabalha, se já consumiu o mesmo produto de outro lugar, quantas vezes já comprou de você etc.

Isso faz com que você consiga fazer uma análise muito mais completa do seu cliente e, assim, oferecer o que ele realmente precisa!

Mas não é somente seu cliente que você, como gestor, vai conseguir acompanhar. Também será possível visualizar a produtividade da sua equipe, número de atividades realizadas por vendedor e, dessa forma, entender se existe uma discrepância entre membros da mesma equipe, pois isso pode ser o motivo de a meta não ser atingida no fim do mês.

#4. Fidelização de clientes

Talvez esse seja um dos principais pontos que leva uma equipe a procurar um CRM.

Hoje, fidelizar um cliente é tão importante (ou mais) do que conquistar um novo cliente. Se alguém comprou de você, é preciso conquistá-lo para mantê-lo como seu cliente – e o CRM ajuda muito nessa tarefa.

Com as informações que você cadastrou, pode oferecer produtos que estejam no perfil do seu cliente, trabalhar com um marketing direcionado e não perder o timing de fazer contato e uma oferta, além de oferecer um atendimento extremamente personalizado.

Escolhendo seu CRM

Agora que você entende a importância de um sistema de CRM para seu negócio, é preciso pensar em qual se adequa melhor ao seu trabalho e fazer as perguntas certas.

Escolher seu CRM pode não ser uma tarefa muito fácil, mas você pode seguir algumas dicas práticas para encontrar a ferramenta que melhor se encaixa na rotina de vendas da sua equipe:

  • Facilidade: é isso que você busca em um CRM. Não adianta ter inúmeras funcionalidades que são difíceis de usar. O software contratado vai ser aberto várias vezes todos os dias, na grande maioria delas por vendedores que precisam de agilidade na informação. O que adianta ter várias funcionalidades e não conseguir usar nada? Dessa forma, não adianta falar mais para a frente que a adoção da equipe com CRM foi extremamente baixa e que isso não funciona na sua empresa. Escolha facilidade, mobilidade e conectividade através das integrações prontas.
  • O preço também deve ser levado em conta na hora da análise dos softwares disponíveis. Empresas pequenas não contam com um caixa grande para esses investimentos, e por isso é preciso buscar o melhor custo-benefício.
    Existem muitas opções famosas disponíveis, mas que muitas vezes são cobradas em dólar, o que dificulta a contratação para quem está no Brasil por conta da variação cambial.
  • O suporte é outro ponto que é fundamental na avaliação para contratar um CRM.
    O atendimento será em português? Estará disponível em quais canais? Saiba exatamente se não terá problemas para ter uma dúvida respondida, se não será cobrado por isso e esteja seguro de ser a melhor opção.

 

Agora que você já sabe qual a importância do CRM para seu negócio, que tal conhecer o Moskit CRM mais de perto? Inicie seu teste grátis do CRM que traz a melhor integração nativa com o RD Station e potencialize seu trabalho de marketing e vendas!

 

Esse post foi escrito por Isadora Lopes, copywriter do Moskit.

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