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Qual o melhor dia e hora para envio de Email Marketing?

Essa pergunta é feita em diversas discussões sobre boas práticas em Email Marketing e todo mundo espera uma resposta pronta, como uma receita de bolo.

Alguns testes indicam que os envios de email marketing de terça a quinta em horário comercial costumam ter uma melhor taxa de abertura. A explicação está nos fins de semana: as pessoas se desligam mais no sábado e no domingo e, na segunda, precisam recuperar esse tempo. Já na sexta, vem aquela ansiedade pelo fim de semana seguinte. Sobra terça, quarta e quinta.

O problema é que esses testes não trazem uma definição exata e aplicável para todos. O horário perfeito varia muito de acordo com o tipo de conteúdo da mensagem, o perfil do público e o produto ou serviço que a empresa vende.

Indo ainda mais longe, a taxa de abertura é uma métrica muito simples para ser encarada como ideal na definição do melhor horário de envio.

Um email de promoção com camisetas de futebol para adultos, por exemplo, numa terça às 14h, pode ter de fato uma boa taxa de abertura, mas não necessariamente gerar muito resultado. É horário de trabalho e, embora as pessoas leiam, não podem parar, colocar os dados do cartão e efetivamente comprar. Já no fim de semana, embora o contato com a Internet seja menor, é maior a possibilidade de compra porque o conteúdo se encaixa com o momento de lazer e descanso. Além do empurrãozinho de uma pequena euforia caso o time tenha acabado de ganhar.

O melhor horário para enviar um email é quando a pessoa está pensando ativamente no assunto.

E, nesse sentido, é essencial pesquisar o alvo da campanha e adaptar-se ao seu tipo de leitor.

Outro ponto que é óbvio, mas com frequência esquecido, é sincronizar o horário de envio do email marketing com a preparação da empresa para receber demanda. Muitas empresas enviam email marketing durante a noite ou madrugada sendo que a central de atendimento só funciona em horário comercial. Dessa forma alguém que veja e ligue para obter mais informações pode acabar “deixando para depois” e aí sua empresa já perdeu a oportunidade.

Por fim, para identificar se é preciso ter consistência no horário de envio, é importante considerar também a frequência. Para quem envia email marketing mais de 2 vezes por semana, manter o envio somente em determinado horário pode ser interessante, já que o leitor se prepara e espera pela mensagem. Para envios de email marketing mais espaçados, porém, manter um dia do mês ou da semana pode ser suficiente.

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