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Qual tipo de mídia domina os resultados do Google no Brasil? [Infográfico]

Conheça os elementos de SERP mais comuns do Google no Brasil e veja como alguns deles podem destacar o site de sua empresa nos resultados de pesquisa.

Alcançar um ranqueamento alto no Google nunca é fácil.

Mesmo antes da introdução das famosas atualizações de algoritmos do Google Penguin e Panda, posicionar o conteúdo nas máquinas de busca requeria um esforço grande.

Porém parece que, nos últimos dois anos, o Google começou a lançar um golpe atrás do outro – por exemplo, ele diminuiu o espaço da página destinado a resultados de busca orgânicos e aumentou o espaço para publicidade, vídeos e outros elementos gratuitos.

Ao mesmo tempo, nunca foi tão importante ganhar bons ranqueamentos como hoje. Com o valor de publicidade online e outras estratégias pagas sempre crescendo, o tráfego orgânico continua sendo um dos mais eficientes canais de marketing de ponto de vista de custos.

O problema é que, para obter tráfego orgânico hoje em dia, você precisa entender a natureza complexa da página de resultados da máquina de busca.

Como a SEMrush consegue rastrear vários elementos que aparecem nas páginas de resultados, pensei em compartilhar um pouco do conhecimento sobre os elementos da página do Google mais populares no Brasil.

Google continua alterando a fórmula

Parece que o Google não cansa de adicionar novos elementos para as páginas de resultados de pesquisa.

Desde o começo o Google modificava elementos que apareciam nas páginas de resultados dele e acrescentava novos. E pior que isso faz sentido do ponto de vista da máquina de busca: o Google se esforça para providenciar a melhor experiência para os usuários, e isso inclui oferecer soluções e respostas o mais rápido possível, de preferência ainda na página de resultados para que você nem precise procurar mais e clicar em mais um link.

Mas o que isso significa para os profissionais de marketing? Eles devem entender que hoje em dia os resultados orgânicos tradicionais se misturam com elementos mais complexos que se destacam mais e chamam mais atenção dos usuários que os links azuis comuns.

Infelizmente não temos tanto controle sobre qual site vai aparecer nos elementos especiais e qual não. Porém não há nenhum motivo para pânico.

Naturalmente, a inovação do Google causou debates, discussões agitadas e um pouco de desespero na comunidade online de marketing, mas, como disse Erin Sagin no seu famoso comentário para o site Wordstream:

“Se existe algum mantra que está sempre sendo repetido por principais líderes do setor (Fred Vallaeys, Larry Kim e Mona Elesseily, entre outros) é “sem pânico!” Ao invés de continuar perdendo energia tentando adivinhar os efeitos das mudanças nas páginas de busca, fiquem calmos, continuem monitorando, sejam reativos com o desempenho da sua conta e fiquem de olho para não perder novas atualizações.”

Outro ponto: há muito que pode ser ganho com as mudanças, ou seja, você ainda pode ver que a sua marca está tirando vantagens dessas atualizações! A Amazon é destacada em muitos elementos de páginas de resultados não tradicionais, por exemplo nas avaliações (o que não é nada surpreendente considerando a natureza da empresa).

Quais elementos chegam à primeira página da máquina de busca?

Em alguns casos o layout da página de resultados continua sem alterações, com anúncios no topo da página e links azuis de resultados orgânicos no meio.

Porém, como disse antes, em muitos casos os links azuis estão misturados com elementos especiais que podem aparecer em lugares diferentes da página: Imagens, Gráficos de Conhecimento, Caixinha de Respostas, Avaliações, Pesquisa Local entre outros.

O layout da página depende muito da pesquisa. Isso significa que os elementos de resultados nas páginas da máquina de busca ficam completamente diferentes dependendo da pesquisa que o usuário fizer. E outro ponto: dispositivos diferentes vão apresentar resultados de busca diferentes.

Pesquisa Local

Quando você efetua uma pesquisa local existe uma alta probabilidade de que os primeiros resultados serão os de Pesquisa Local (Local Pack), que incluem três negócios locais com dados de contatos e mapa de localização.

Normalmente quando pessoas buscam empresas locais, elas não estão interessados em navegar nos sites dessas empresas, elas só querem saber os horários de funcionamento, avaliações e dados de contato.

Se a sua empresa aparecer na Pesquisa Local, um consumidor potencial pode conseguir seus dados de contato diretamente da página de resultados de Google, o que te deixa em vantagem em comparação com os seus concorrentes.

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Extrato Informacional (Featured Snippet)

Quando um usuário faz uma pergunta, o Google pode mostrar um resumo da resposta no bloco especial chamado Extrato Informacional (Featured Snippet), que fica na parte de cima da página – o local mais certeiro para atrair atenção de usuários.

Esse bloco inclui uma versão curta da resposta retirada de um site com link, nome da página e URL.

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Gráfico de Conhecimento

O Gráfico de Conhecimento é uma caixinha separada com resultados detalhados que fica na parte direita da página e pode substituir muitos links azuis. Ela contém praticamente todas as informações que você pode querer saber sobre um lugar ou uma pessoa, por exemplo.

Se você for buscar por “Da Vinci”, o Gráfico de Conhecimento vai mostrar algumas informações mais importantes sobre o pintor da época do Renascimento, incluindo as datas de nascimento e morte, biografia curtinha, imagens e uma lista curta de quadros dele.

Ele vai também te mostrar os links para os sites onde você pode conseguir mais informações sobre o pintor.

da vinci

Mas mesmo com esses elementos especiais, os links azuis ainda dominam a principal área da página de resultados de busca. Sendo o dono de um site, você precisa constantemente monitorar as variações de elementos especiais para cada uma de palavras-chave que você está visando e otimizar a sua estratégia de SEO para tentar aparecer em uma maior quantidade de elementos.

Outra tática importante é monitorar os seus concorrentes. Os sites deles aparecem só nos links azuis? Ou também em alguns elementos especiais? Em quais?

Rastreando os domínios de seus concorrentes você verá quantos elementos não tradicionais das páginas de resultados de busca os ajudam a crescer e terá uma ideia de como eles chegaram lá.

Baseando-se nessas informações você pode andar nos passos deles e adaptar sua estratégia online para conseguir mais destaque nos resultados de busca.

Veja abaixo um infográfico com os principais elementos de SERP do Google no Brasil.

elementos de serp no google do brasil infografico

Esse guest post foi escrito por Anna Lebedeva, analista de relações públicas da SEMrush.

Nota sobre a pesquisa: Elementos especiais de páginas de busca apresentados nesse infográfico são vinculados a pesquisas reais e alguns dados podem ter sido alterados desde o dia em que a pesquisa foi feita – 14 de julho de 2016.

A porcentagem representa a quantidade de palavras-chave que resultaram na apresentação de algum elemento especial na página de pesquisa de 6 milhões palavras-chave da base de dados brasileira da SEMrush.

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