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Quando a sua empresa pode (ou não) automatizar posts em Mídias Sociais

Frequentemente vemos por aí alguns perfis de empresas em redes sociais que nem parecem ser atualizados por humanos: postam conteúdo de diversos blogs assim que são publicados, fazem retweets automáticos, mandam DM (Direct Message) instantaneamente para novos seguidores e raramente interagem com os mesmos.

Essas empresas (ou pessoas) representam uma parcela de perfis que utilizam serviços para automatizar os posts em redes sociais. Não é difícil encontrar esse tipo de perfil, tampouco podemos dizer que é totalmente errado adotar essa prática. O nosso ponto é que deve-se tomar muito cuidado na hora de escolher o que automatizar.

Por que sua empresa não deve automatizar os posts em Social Media

Perda de controle sobre o conteúdo: Ao cuidar pessoalmente dos perfis nas redes sociais, sua empresa passa a compartilhar apenas conteúdo relevante com os seguidores. Tendo ciência sobre o que está sendo postado, evita-se também divulgar posts sobre assuntos parecidos de diferentes fontes, o que acaba se tornando repetitivo para aqueles que seguem o perfil da empresa. Outro motivo importante: imagine se um concorrente faz um Guest Post em um blog que sua empresa sempre divulga. Se estiver no automático, você estará dando audiência ao concorrente, algo que não é interessante para ninguém.

Perdem-se oportunidades de relacionamento: Quando uma empresa compartilha conteúdo em “modo automático”, é natural que ela se acomode e passe a acompanhar com menos frequência o que de fato acontece na rede. Com isso, diversas oportunidades de relacionamento e engajamento (que não podem ser automatizadas) acabam sendo deixadas para trás.

É importante que a automação não diminua a importância do monitoramento (veja mais em nosso eBook – Monitoramento em Mídias Sociais).

A empresa fica com “cara de robô”: Você já deve ter escutado algumas vezes que, nas redes sociais, a empresa deve ter personalidade. Não estamos dizendo que sua empresa deve começar a dar “bom dia” aos seguidores ou fãs (o que, aliás, não recomendamos, já que não entrega nada relevante), mas deve sim compartilhar apenas aquilo em que acredita, que está de acordo com sua cultura, suas crenças e seus objetivos nas redes sociais. Lembre-se: conteúdo relevante é essencial para atrair novos visitantes e convertê-los em Leads.

Quando sua empresa pode (e quando deve) automatizar os posts em Social Media

Manter os perfis atualizados: Nas redes sociais, é sempre importante manter uma boa frequência de atualizações (sem virar spammer). Por isso, embora o ideal fosse ter uma pessoa atualizando sempre os perfis, sabemos o quanto isso é dispendioso para qualquer empresa. Sendo assim, o agendamento de posts em Social Media é uma boa forma de manter os perfis frequentemente atualizados sem com isso perder a capacidade de filtragem e interação humana. Outro benefício trazido pelo agendamento é a possibilidade de postar conteúdos fora do horário comercial, bem como em feriados e finais de semana. Dependendo do produto e do perfil dos seus seguidores, isso é algo que deve ser levado em consideração.

Distribuir o conteúdo do blog da empresa: Ao postar um conteúdo novo no Blog da empresa, é sempre interessante divulgá-lo nos próprios perfis da empresa. Como esse é um conteúdo sobre o qual você tem controle e acredita no que está sendo dito (afinal, é da sua empresa), a automatização dos posts em Social Media é muito útil para a divulgação inicial aos seguidores, garantindo que nenhuma rede fique de fora.

Ressuscitar posts antigos: Nós já falamos em outra oportunidade que repetir tweets ao longo do tempo é algo que comprovadamente funciona e traz bons resultado para a empresa. Essa prática, porém, não se limita apenas aos tweets. A automatização de posts em mídias sociais pode ser interessante para levar esse conteúdo mais antigo da sua empresa de tempos em tempos aos novos seguidores. Nessa hora, novamente, o agendamento de posts em redes sociais torna-se aliado da empresa.

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