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Quando e por que produzir conteúdos fora do seu nicho

Quando o engajamento com o seu conteúdo começar a cair, é hora de pensar em produzir conteúdo um pouco além do seu nicho. Leia e descubra como sair da zona de conforto e explorar todas as áreas que existem ao redor da sua linha de negócio.

Escrever regularmente para o blog da sua empresa é, comprovadamente, uma das melhores formas de gerar Leads, construir uma audiência e reforçar a marca da sua empresa dentro do mercado em que o seu negócio atua.

A melhor forma de começar um blog é criando conteúdo para a sua persona, de acordo com suas dúvidas e problemas, para que ela entenda bem qual é solução que deve buscar e, no final das contas, compre o seu produto ou contrate o seu serviço.

Mas, um dia, você vai chegar a uma encruzilhada.

O seu negócio é referência no seu nicho, você domina a sua área de atuação, é bem rankeado no Google em todas as palavras-chave relevantes para o seu negócio, tem uma comunidade de seguidores considerável.

Mas uma dúvida paira sobre o seu time de marketing: sobre o que eu vou falar agora?

O seu blog já é vasto em conteúdo e todos que escrevem para o blog sentem que já esgotaram suas ideias. Que já exploraram o seu nicho ao máximo.

Não se preocupe, nada está perdido.

Ao chegar nesse ponto, é hora de sair da zona de conforto e explorar todas as áreas que existem ao redor da sua linha de negócio.

Esse é o conteúdo “fora do seu nicho”.

É falar sobre como plantar uvas, mesmo que o foco do seu negócio seja vender vinhos. Ou explorar o Big Data mesmo trabalhando com Marketing de Conteúdo.

E, acredite, vai chegar uma hora em que isso será inevitável.

Mas não se preocupe, é para isso que nós estamos aqui, certo?

Hoje vamos falar sobre quando e por que produzir conteúdos fora do seu nicho.

Preparado? Vamos começar!

Por que procurar novos ares para o seu conteúdo?

Quando chegar a hora de sair de casa e ver o que está acontecendo ao redor, pode ser que muitos de vocês fiquem perdidos.

Afinal, por que não continuar falando sobre o que você fala no blog da empresa? Parece seguro e muito mais fácil.

Mas a verdade é que quando as metas esperadas não forem atingidas, o time de marketing vai ficar perplexo.

Então, por que produzir conteúdos fora do seu nicho?

Você aumenta a sua audiência

Um dos sinais mais claros de que você já domina o seu nicho é que a audiência não tem a mesma interação como costumava ter. Logo, é hora de renovar essas curtidas e seguidores!

Quando a sua empresa começa expandir o conteúdo para outras áreas, uma parcela diferente de audiência vai ser atingida.

São pessoas que se interessam por temas que podem não estar diretamente relacionados ao que a sua empresa oferece, mas que se interessam pelo seu negócio e tem grandes chances de precisar das suas soluções para a resolução de problemas.

É uma oportunidade para aumentar o engajamento nas mídias sociais

Novos usuários nos seus perfis sociais é mais atividade e engajamento!

Eles acabaram de chegar, estão interessados nos seus conteúdos e vão interagir com eles. Logo, com a promoção de conteúdo certa, a atividade nas mídias sociais da sua empresa vai aumentar, e esse é um boom muito bem-vindo para o marketing.

A possibilidade de converter mais visitantes em Leads, de viralizar campanhas e obter resultados satisfatórios vai aumentar.

Você pode mostrar a personalidade da sua empresa

Conteúdo genérico já não funciona mais. Principalmente se você está entrando em um mundo completamente novo.

Essa é uma oportunidade para reforçar a personalidade da sua empresa e também de quem escreve os textos.

Claro, pensar na linguagem a ser adotada e o estilo dos textos é importante, mas essa é a hora de dar um passo além.

Além de dados, pesquisas e informações relevantes, pode ser um bom momento para falar mais sobre o que acontece dentro da empresa e até mesmo experiências pessoais de quem escreve o texto.

4 sinais de que você está saturando a sua produção de conteúdo

Quando a hora chegar, você vai saber, mas não custa nada adiantar alguns sinais para você não perder tempo quando o seu conteúdo começar a não ter a mesma performance de antes.

Por isso, separamos 4 sinais que mostram que a sua produção de conteúdo está saturada. Vamos lá?

1. A resposta da sua audiência já não é mais a mesma

O engajamento social dos seus seguidores é uma parte importante da promoção de conteúdo.

Sem compartilhamentos, cliques e likes, a sua estratégia de mídias sociais não vai atrair o tráfego que você espera para o seu blog.

E, quando isso acontecer, uma luzinha vai acender em algum ponto do time de marketing!

Esse pode ser um indício de que o conteúdo que você está compartilhando é repetitivo para aquela audiência, ou que o tema deles já não é mais de interesse da sua persona.

De toda maneira, o engajamento com o seu conteúdo é um dos primeiros indicadores de que pode ser a hora de começar a expandir os horizontes.

2. Os acessos nos posts caíram

Tráfego é um indicador de performance muito utilizado em estratégias de marketing de conteúdo.

O volume de acessos em um post é indispensável para que esses visitantes sejam convertidos em Leads.

Quando o tráfego nos posts cai, os Leads gerados também vão vair.

Se suas campanhas de Email Marketing e as estratégias de promoção de conteúdo estão a todo vapor, mas os usuários não estão clicando nos links e acessando os seus posts, esse é um mau sinal!

Se funcionava antes, por que agora não traz os mesmos resultados?

É hora de mudar!

3. O número de inscrições na sua newsletters reduziram

Newsletters e listas de email para atualização do blog são indicadores do quão engajada está a sua audiência.

Enquanto ela estiver ávida por conteúdo novo, você está seguro!

Mas se as inscrições começarem a cair e a taxa de unsubscribe subir, é um sinal de que o conteúdo que você está produzindo não está despertando o interesse das suas listas.

4. Os posts focados no seu nicho não geram mais Leads como antes

Tráfego é importante para gerar Leads.

Mas posts com muitos acessos também podem ter seu rendimento prejudicado se o conteúdo já não está nas graças da sua persona como antes.

A conversão de visitantes em Leads é um indicativo disso. Claro, o número de pessoas interessadas no que você oferece não vai ser zero da noite para o dia – na verdade, é provável que isso nunca aconteça.

Mas, se a sua empresa já é uma referência dentro do nicho, é muito provável que Leads cheguem através de outros canais, principalmente direto para o seu time de vendas.

Essa é a hora de expandir o seu público e atingir uma audiência que ainda não conhece a sua empresa como os seus fiéis leitores.

Como começar a produzir conteúdos fora do seu nicho

Para encontrar e produzir o conteúdo certo para fora do seu nicho de atuação, alguns cuidados são importantes! Muitos deles são usados quando você começa uma estratégia de Marketing de Conteúdo, mas não custa relembrar, não é?

Faça uma pesquisa impecável

A pesquisa de referências é o segredo de todo post ou material rico de sucesso.

Mas ao criarmos conteúdo que não está diretamente relacionado ao que você faz – e até ao que o seu time domina – uma boa pesquisa se torna ainda mais importante.

É preciso encontrar as fontes certas, pesquisas com boas referências e conteúdo de qualidade para estudo.

Crie uma linguagem (e abordagem) para diferenciar o seu conteúdo

Como você já viu, conteúdo genérico não vai trazer nada de bom para a sua empresa ao explorar outro nicho de atuação.

Da mesma forma como aconteceu com você quando começou sua estratégia digital, existem vários conteúdos de qualidade na nova área que a sua empresa vai abordar.

Logo, é preciso criar uma linguagem e um estilo que se diferenciem do resto e destaquem o seu conteúdo para os leitores.

É muito provável que você crie uma nova persona para esse conteúdo, então foque nela para definir esses aspectos.

Tire ideias para tópicos no Twitter, Buzzsumo e até na SERP do Google

Ideias nunca são demais, não é?

Para produzir esses conteúdos, é interessante dar uma pesquisada em quais materiais são bem recebidos pela persona.

O Twitter e suas hashtags podem ser uma fonte de pesquisa interessante, dependendo da sua área de atuação. Mas o Buzzsumo é uma das principais ferramentas para isso.

Procure um blog que crie conteúdo de qualidade e próximo do que você espera criar, e pesquise os materiais que fazem mais sucesso por lá.

A página de resultados de pesquisa do Google também é uma boa. Ao final dela, vão aparecer sugestões de palavras-chave relacionadas à busca que podem render boas ideias para novos conteúdos.

A promoção de conteúdo precisa ser matadora

Promoção é a alma do negócio! Se o conteúdo é rei, a promoção de conteúdo é a rainha.

Entrando em um novo nicho, é indispensável criar uma estratégia matadora que vai colocar o seu material no lugar certo, para as pessoas certas.

Compartilhar nas redes sociais não vai ser o suficiente.

Pesquise por grupos no Facebook e LinkedIn, crie campanhas de Email Marketing, faça guest posts e Co-Marketing com outros blogs relevantes do segmento!

Conclusão

Criar conteúdo fora do seu nicho é uma oportunidade e tanto.

Pode ser que a hora crucial ainda não tenha chegado para muitas empresas, mas é algo que pode ser considerado antes mesmo de ser tornar uma necessidade.

Existem benefícios palpáveis, e é uma estratégia interessante para expandir ainda mais a visibilidade da sua empresa no mercado.

Pesquise bem, entenda a sua persona e mãos à obra!

E para aumentar mais o seu tráfego e rankear melhor os seus artigos, leia aqui sobre a principal estratégia para alcançar o primeiro lugar do Google!

Esse post foi produzido pela equipe da Rock Content.

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