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Quem contratar para o Marketing Digital da minha empresa?

O que a sua empresa espera ao investir em uma presença digital, atrair visitantes, gerar oportunidades de negócio e se relacionar com eles? A resposta provavelmente será mais resultados e mais vendas. Só esse ponto já é motivo suficiente para ter ao menos um profissional responsável pelo Marketing Digital da sua empresa.

Mas qual o perfil ideal para estar presente na empresa? Quem é preciso contratar para suprir as funções de Marketing Digital? Confira alguns cargos importantes para ajudar a sua empresa a ter ainda mais resultados.

Generalista

Essa pode ser a sua primeira contratação  caso esteja começando a estruturar a sua área ou ainda exista um verba reduzida para investimentos no setor. Esse cargo tem uma visão 360 graus do marketing digital e visa unir os objetivos da sua empresa a novas estratégias online.

Perfil para a vaga

Mais importante do que dominar todas as técnicas, há um ponto que é diferencial: vontade e capacidade de aprender. Ele precisa estar conectado a todas as novidades do marketing digital, saber quais caminhos deve seguir para tomadas de decisões.

O que deve fazer diariamente

O profissional precisa realizar um acompanhamento geral de tudo que acontece no ambiente online da sua empresa. Desde a produção de conteúdo até o cálculo do ROI através das métricas. O perfil aqui não se trata de um super especialista, mas sim um generalista que vai suprir as necessidades mais importantes e apontar um caminho. Ele deve diagnosticar o princípio de Pareto para suas ações, buscando os 20% que deve ser feito em cada canal que vão entregar 80% dos resultados.

Mais informações

Para saber mais recomendamos o eBook Marketing Digital para Empreendedores com um conteúdo que vai indicar tudo o que você precisa para implementar uma estratégia eficiente de marketing digital e atrair novos clientes.

Depois da contratação do generalista e com o passar o tempo o departamento pode amadurecer e precisar de novos profissionais. Saber onde esta a dor maior na área digital e partir para um especialista para atingir maiores e melhores resultados. Selecionamos alguns perfis que podem ajudar você nesse ponto.

Produtor de Conteúdo

Conteúdo é a base de ações eficientes em Marketing Digital e é onde as demais ações estão apoiadas. Ele é o responsável por tornar sua empresa uma autoridade no tema, atrair Leads, educá-los e conduzí-los pelo funil de vendas até o momento da compra.

Perfil para a vaga

É importante que o perfil goste de escrever, domine o português e tenha talento e técnicas necessárias para redação de textos. Como o ideal é estar com o site sempre atualizado, é importante que esse profissional tenha um ritmo constante para produção de conteúdo.

Conhecer a área de atuação da sua empresa (ou estar disposto a aprender sobre ela) é ponto fundamental para a vaga. Além disso, é preciso ser criativo para pensar em conteúdos que satisfaçam o público e posicionem sua empresa como autoridade sobre o tema.

Mas não basta ter uma boa redação e criatividade. Ter familiaridade com plataformas de publicação como WordPress, por exemplo, são pontos diferenciais na contratação.

O que deve fazer diariamente

O perfil tem como foco produzir os conteúdos (blog, eBooks e outros formatos) para atrair, educar e conduzir seus potenciais clientes até o momento da compra e, sempre que possível, trabalhar esse material com foco em SEO (otimização para ferramentas de buscas).

O produtor de conteúdo tem ainda por função pensar em temas que interessam o público e satisfaçam as necessidades da empresa, além de analisar os resultados do blog, verificar os temas mais atrativos e com melhores resultados para realimentar o ciclo.

Mais informações

Se você já tem esse profissional ou quer saber mais sobre marketing de conteúdo recomendamos o nosso eBook “Marketing de Conteúdo para Resultados: alinhando conteúdo ao funil de vendas“. Nele há informações que vão desde o entendimento do público-alvo, passando pelo planejamento de temas, calendário editorial e fechando com a promoção do conteúdo.

Mídias Sociais

Seja para gerar relacionamento, criar campanhas, engajar cliente ou gerar conversões, indicamos sempre que empresas tenham perfis e páginas nas redes sociais em que seu público-alvo está presente para atraí-lo, interagir com seus potenciais clientes e fechar vendas.

Estar presente nas redes sociais requer bastante consistência e dedicação. Por isso, se sua empresa já está presente nelas ou quer entrar nesses canais, fique atento aos tópicos abaixo.

Perfil para a vaga

É fundamental que o profissional conheça as mídias sociais em que sua empresa está (Facebook , Twitter, Google+, LinkedIn, etc.) e entenda o comportamento de cada uma além de ter a capacidade para identificar novas oportunidades nesses canais.

É importante também que ele esteja constantemente atualizado para saber sobre mudanças nos canais e sobre o surgimento de novas mídias. Facilidade para comunicação é outro ponto que deve ser marca registrada no perfil da vaga.

O que deve fazer diariamente

O objetivo principal desse profissional é de gerenciar as redes sociais da empresa. Seu papel é criar e elaborar conteúdos que atraiam visitantes para o canal, direcionem essas pessoas para seu site (conversões) e gerem engajamento do público, além de interagir com o público respondendo perguntas, dando continuidade a conversas e incentivando o engajamento.

Mais informações

Para entender como funciona o dia a dia ou facilitar as atividades na prática, nós disponibilizamos o Hangout “Facebook Marketing de Resultados” onde André Siqueira (Resultados Digitais) conversa com a especialista em Facebook Camila Porto sobre como aproveitar o Facebook para gerar tráfego, Leads, relacionamentos e vendas para empresas.

Email Marketing

Quando o usuário abre a sua mensagem ele está apenas com sua atenção nela, e não em outras informações, como acontece com sites e redes sociais. Não é à toa que o email marketing é considerado um dos canais mais efetivos para ações de Marketing Digital.

O canal comunicação é de velocidade média, mas efetiva. Para aproveitar ao máximo esses minutos (ou segundos) de exclusividade, é importante ter alguém na equipe focado para essa atividade.

Perfil para a vaga

Para se trabalhar com estratégias de email marketing é preciso ter um bom domínio do português e ter aptidão para escrever. A criatividade para elaborar emails com título e conteúdo atrativos que levem os usuários abrir e consumir o conteúdo é um grande diferencial para o profissional. Conhecer as melhores práticas para envio de email marketing e ter  familiaridade com ferramentas de envio de email marketing (RD Station, MailChimp, etc) completam o perfil.

O que deve fazer diariamente

O profissional segue uma série de rotinas como: criar campanhas de email marketing (escrever os emails, testar os disparos e enviar), segmentar listas e criar conteúdo focado para cada público, estuda e cria fluxos de Nutrição de Leads, além de analisar os resultados das campanhas e propôr melhorias para as próximas.

Mais informações

Para saber quais as melhores estratégias de uso recomendamos o Guia do Email Marketing . O eBook explica como diferentes tipos de email (newsletters, emails promocionais, automação de marketing, email transacional) podem  se encaixar dentro de uma estratégia de Marketing Digital.

SEO

Apenas ter um site no ar não significa ser visto pelo seu público-alvo. Para que as pessoas encontrem seu site em buscadores como o Google, é preciso trabalhar algumas técnicas que o deixem bem posicionado nos resultados de busca.

Perfil para a vaga

Para o profissional que tem o foco no crescimento através das buscas orgânicas, principalmente via Google, é fundamental ter conhecimento em HTML e em técnicas de SEO (on-page e off-page).

Ter um perfil analítico aliado a criatividade fecham as caracteríticas do perfil profissional.

O que deve fazer diariamente

Além de desenvolver estratégias para melhorar o posicionamento no Google para palavras-chave relevantes para a empresa, o profissional precisa executar estratégias de link building para o site da empresa e saber como alinhar outros esforços (como conteúdo e assessoria de imprensa) a favor das estratégias de SEO. Todas as suas práticas precisam ser éticas para conseguir resultados sem riscos de punições pelo Google.

Mais informações

Lançamos em parceria com a Agência Mestre o eBook “O Guia Completo de SEO em 2015 e além” nele ensinamos como fazer uma pesquisa de palavras-chave, otimizar as páginas e a estrutura do site, receber links, lidar com o crescimento de uso da Internet móvel e indicamos ferramentas e primeiros passos para ampliar o seu conhecimento e ajudar na contratação.

Mídias Pagas

Outra maneira de atrair visitantes para seu site é por meio de anúncios pagos no Google e outras mídias, como Facebook, Twitter e LinkedIn. Para executar essas ações, é essencial preencher os seguintes pré-requisitos.

Perfil para a vaga

É fundamental que o perfil domine ferramentas e serviços como Facebook Ads, Google Adwords (essa em específico possui certificação, mas não é um requisito obrigatório para contratação), e outras. Ser analítico e criativo além de dominar boas práticas para garantir bons resultados completam esse perfil profissional.

O que deve fazer diariamente

Criar e fazer a manutenção de campanhas no Google Adwords, Facebook Ads ou outras plataformas que fizerem sentido para sua empresa são tarefas rotineiras da função do profissional de Mídias Pagas. Fazer análises constantes (CTR, CPC, anúncios), pensar e executar melhorias para otimizar as campanhas, além de relatórios semanais ou mensais completam as rotinas do cargo.

Mais informações

Para entender mais sobre as técnicas de anúncios na rede Google, assista ao Webinar: “Introdução ao Google Adwords”. Saiba como atrair visitantes qualificados e gerar oportunidades de negócio através de Links Patrocinados com o Google Adwords além de entender como a estrutura do Adwords funciona e quais são os principais fatores de sucesso.

Product Marketing

Ter um profissional dedicado a entender com profundidade quem são seus clientes e suas necessidades  é fundamental para garantir a satisfação em relação ao seu produto ou serviço.

Perfil para a vaga

Ele primeiro precisa saber se comunicar bem e ter uma boa fluência na escrita ajuda bastante no processo. É pré-requisito desse profissional saber analisar grandes quantidades de informação além de usar a criatividade ao seu favor.

O que deve fazer diariamente

Analisar o perfil dos clientes e entender como seu produto/serviço pode atendê-los da melhor forma. Ele precisa ainda entender como os clientes utilizam seu produto/serviço, bem como estudar os dados, planilhas, fazer pesquisas e entrevistas com clientes e potenciais clientes, além de ser responsável pela comunicação com os futuros e atuais clientes, de modo a mantê-los informados e satisfeitos e fazê-los realizar novas compras.

Analista de resultados

Não adianta executar todas as atividades anteriores senão for possível saber o que está funcionando e o que precisa ser melhorado. Por isso, o profissional de Marketing Digital precisa analisar constantemente as ações da área e garantir que os resultados sejam alcançados.

Perfil para a vaga

Ter conhecimento no Google Analytics e outras ferramentas de análise de métricas, além da capacidade analítica apurada compõem o perfil da vaga.

O que deve fazer diariamente

O profissional precisa avaliar as métricas das demais ações de Marketing Digital, além de gerar relatórios, identificar problemas e pensar em ações para corrigí-los e melhorar os resultados.

Mais informações

Para entender mais sobre a função, recomendamos o eBook “Web Analytics na prática”, com ele é possível saber o que deve ser medido e analisado no nível estratégico, além de entender quais são métricas que realmente importam para avaliar a eficácia do Marketing Digital para o seu negócio.

10 perguntas para entrevista

Depois de analisar qual perfil se enquadra para as necessidades da sua empresa, selecionamos 10 perguntas que podem ajudar você no processo seletivo e na escolha do seu candidato.

  1. Qual é a sua experiência com Marketing Digital?
  2. Quais resultados você já teve em ações de Marketing Digital?
  3. Como você explicaria (escolher um assunto relacionado ao seu negócio) de uma maneira simples?
  4. Qual ação de Marketing Digital você usaria para a nossa empresa? (Passar antes o panorama atual ou uma situação específica).
  5. Qual é a área de Marketing Digital que você tem mais conhecimento? E a que tem menos?
  6. Em que a nossa empresa irá contribuir com sua carreira?
  7. Onde você acha que vai estar daqui a 5 anos?
  8. Conte qual é a experiência da qual você mais se orgulha? Por quê?
  9. Qual foi a maior mancada que você já deu? O que aconteceu depois?
  10. Conte qual foi o projeto mais desafiador que já realizou, incluindo alguns detalhes: como ele foi designado a você, qual era seu papel, quais as metas/objetivos, o que saiu como esperado, o que não saiu, qual foi o resultado final?

Conclusão

Além de determinar a vaga e realizar o processo seletivo não esqueça de deixar claro quais são as perspectivas de crescimento. Isso faz com que muitos colaboradores queiram estar na sua empresa e ficar nela por mais tempo.

Por fim, procure sempre oferecer um salário compatível com o mercado e deixe claro como suas políticas empresariais e formas de trabalho. Seja sempre transparente,dessa forma seus funcionários poderão ser uma das principais vitrines do seu negócio.

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