Blog de Marketing Digital de Resultados

6 razões para sua marca investir em uma estratégia de vídeos

Vídeos ajudam uma empresa a vender mais e melhor. Se você ainda não tem muita certeza disso, confira os principais motivos que confirmam a tese!

Quem já trafega no universo do Marketing Digital provavelmente conhece (ou viveu) essa história: o profissional que tenta convencer o diretor a investir em um site “de verdade” ao invés de algumas páginas de conteúdo estático copiado do material gráfico institucional. Uma luta árdua até o convencimento da necessidade de uma presença efetiva digital.

Os anos passam, a internet se desenvolve e toma conta da vida das pessoas e a história se repete. Ao invés de uma estratégia digital, as longas reuniões e planos são para a necessidade de convencimento do investimento em uma estratégia de vídeos para uma marca.

A questão é: vídeos ajudam uma empresa a vender mais e melhor.

Se você ainda não tem muita certeza da veracidade dessa frase ou está procurando inspiração para convencer seu cliente/chefe, veio ao lugar certo!

No artigo de hoje vamos apresentar as principais razões para investir em uma estratégia de vídeos, repletos de informações e exemplos que vão despertar a curiosidade até no mais descrente dos profissionais.

1. Aumentar o entendimento do seu produto/serviço

Quem nunca pediu ajuda ao São Google para encontrar a melhor maneira de fazer algo (colocar um quadro na parede, assar um bolo, elaborar um plano estratégico)? E quantos não clicaram direto no link do vídeo para poder aprender mais rápido?

Uma boa estratégia de vídeos pode aumentar a compreensão do público sobre o que você tem a oferecer em 74%, de acordo com a Video Brewery. Isso significa que, ao dar a oportunidade para que os interessados vejam, na prática, os detalhes e funcionamento do seu produto ou serviço, você vai ajudá-los a decidir em maior número (e mais depressa) sobre se a compra deve ser feita ou não.

E como você já tem segurança sobre a qualidade do que é oferecido, isso significa mais conversões!

2. SEO

Essa sigla permeia a maioria esmagadora de estratégias digitais. Search Engine Optimization, ou Otimização de Sites para motores de busca, é A Ferramenta. Através dela você consegue fazer com que o seu site obtenha melhores resultados nas buscas orgânicas (aquelas que não envolvem compra de anúncios) nas ferramentas de pesquisa.

Com uma estratégia de vídeos você consegue melhorar, de forma significativa, o rankeamento da sua marca na internet, que, por sua vez, acaba gerando mais cliques de pessoas interessadas. Estas serão convertidas em Leads e acabarão por se tornar clientes.

3. Gerar/aumentar o engajamento nas suas redes sociais

Você provavelmente já reparou no crescimento exponencial do uso de redes sociais. Elas se tornaram uma das principais fontes de navegação dos usuários de internet, tanto para se comunicar com outras pessoas quanto para saber das novidades.

Uma boa estratégia de vídeos faz com que as pessoas percebam a sua presença nessas redes, já que ao adicionar conteúdo audiovisual você aumenta o alcance de suas postagens mais do que com qualquer outro tipo de material (dado da Social Bakers).

Mais interesse gera mais curtidas, comentários e compartilhamentos, essencial para poder criar sua audiência e aumentar o engajamento junto a ela. Esse buzz, quando bem feito, acaba aumentando os interessados no seu funil de vendas, o que se reflete diretamente sobre as vendas.

4. Aumentar as chances de conversão

Por mais que boas descrições e fotos sejam ótimas ferramentas para mostrar um produto ou serviço, o vídeo tem uma capacidade de dar vida ao que antes parecia estático. Fica muito mais fácil para um cliente em potencial ter uma real ideia do que vai comprar.

Tanto que, em média, 12% do público que vê um anúncio em formato audiovisual acaba comprando o que lhe foi apresentado (dado da Koozai).

5. Funcionamento em diversas plataformas e dispositivos

E se você ainda não se rendeu nem um pouquinho às informações e dados que apresentamos até agora, essa é uma das melhores razões para se investir em uma estratégia de vídeos: esse formato sofre pouca ou nenhuma alteração independentemente da plataforma usada para a visualização.

Ao pensarmos no perfil de usuário de internet (incluindo aí o seu público-alvo) e a multiplicidade de formatos possíveis para interação com o seu conteúdo – smartphones e tablets com diferentes plataformas e tamanhos de tela, computadores que, além dessas diferenças, ainda têm os diferentes navegadores – é lógico que as diferenças de meios de visualização e interação variam.

Os vídeos online acabam sendo uma boa saída para quem quer marcar a presença da sua marca sem, com isso, precisar pensar em adaptar o conteúdo às diferentes formas de visualização. Na verdade, os grandes distribuidores de audiovisual na internet (Youtube, Vimeo) já fizeram todo esse trabalho para você. Só é preciso fazer o upload e focar em uma distribuição matadora.

Ah, e se isso não é o bastante, vale lembrar que esses mesmos sites possuem ótima integração com as principais redes sociais. Ou seja, elas permitem que esses vídeos não apenas sejam vistos, mas também pulverizados para cada vez mais pessoas.

6. Vídeos trabalham com percepções e emoções

Por fim, é preciso pensar na estrutura do próprio audiovisual e na percepção humana dele. O que torna a estratégia de vídeos tão interessante? Na verdade, ela lida com diferentes percepções humanas:

  • Fica muito mais fácil para as pessoas acreditarem em palavras que são ditas por outras pessoas. Ou seja: ao ver alguém na tela explicando um produto ou dando a sua opinião, o nosso cérebro aumenta a capacidade de absorção e aceitação do discurso.
  • A percepção do movimento do audiovisual também é um fator crucial para o sucesso na captação das informações. Nosso cérebro percebe melhor coisas em movimento (algo que, no tempo das cavernas, era essencial para a nossa sobrevivência). O vídeo tem a capacidade, então, de atrair e manter a atenção focada do espectador.
  • “São tantas emoções…” – pode parecer brincadeira, mas o audiovisual também aumenta nossa capacidade de criar laços afetivos com uma marca. E isso é importantíssimo, principalmente na hora de estabelecer uma relação de confiança que vai impactar diretamente na decisão de compra.

Agora ficou muito mais fácil perceber o poder de uma estratégia de vídeos para contribuir com o sucesso de uma marca, certo? Então, o que você está esperando para começar a apostar no audiovisual e conquistar cada vez mais clientes?

E para você começar com o pé direito, não deixe de ler o guia para iniciantes do Marketing em Vídeos. Um material claro e objetivo para ajudar sua empresa a se destacar!

Este texto foi escrito por Renato Mesquita, da Rock Content.

Marcadores:

Deixe seu comentário