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RDicas #02 – Pesquisa de Palavras-Chave SEO

Estamos com mais uma edição do RDicas (se você perdeu a primeira parte clique aqui), uma série de vídeos com conceitos e dicas sobre marketing digital. Nesse vídeo Aluysio Ferreira, consultor especialista em SEO da Resultados Digitais, explica a importância da estratégia da pesquisa de palavras-chave para se ter um melhor posicionamento no Google.

Assista ao vídeo:

Confira aqui os outros posts do RDicas, nossa série de vídeos curtos sobre SEO.

SEO não é só atração

Pensar em apenas atrair (conquistar mais visitantes sem um objetivo específico) é considerada mais uma “métrica de vaidade” do que uma métricas de negócio. Na prática, é muito melhor receber 5 mil acesso com mais vendas do que 1 milhão de acessos que possuem conversões ou gerações de novos leads.

Para ter mais resultados de qualidade na busca orgânica não existe um caminho correto ou mesmo uma “fórmula mágica”, mas sim, vários caminhos. Aqui vamos apresentar um deles em 4 passos.

1 – Campanha de PPC

Apesar de estarmos falando de campanhas orgânicas considere inicialmente investir em um valor pequeno na campanha (de 50 a 100 reais). A partir dela poderemos analisar quais palavras-chave que ativaram o anúncio, receberam cliques, levaram ao site e converteram.

Assim podemos ver quais palavras-chave dão mais resultados. Fique atento, mesmo os termos que tem pouco tráfego podem ser mais importantes que os que geram mais acessos. É preciso pensar na qualidade da visita e não na quantidade.

A pergunta principal é: você quer vender mais ou ter um milhão de visitantes?

Para se conseguir essas palavras é importante que todo o site esteja configurado de maneira correta e que seja possível mensurar as conversões dentro do site. Para isso, se o seu site possui Google Analytics as metas precisam estar configuradas dentro dele, porque caso contrário a sua informação ficará perdida.

Se você ainda não tem uma lista de palavras-chave em mãos, peça à sua agência ou ao responsável pelo seu SEO. Caso isso não seja possível leve em consideração fazer essa solicitação. Não ter essas informações é um ponto que precisa ser observado e corrigido.

2 – Personas

Quando você compreendeu quem é o seu comprador, delimitou quem é o seu público, entendeu em detalhes e a fundo suas principais dores e necessidades você tem em mãos dados para trabalhar sua estratégia de SEO aliado a personas.

Pense também nas principais perguntas e dúvidas. O que de fato esse público iria buscar ao chegar ao google, como ele expressaria sua necessidade e o que o seu produto pode atender muito bem.

Tudo isso é um trabalho realizado com base em pesquisas e suposições. Para ajudar no processo há uma ferramenta gratuita chamada Ubersuggest. Com ela você pode obter diversas ideias de palavras-chave a partir de consultas de usuários reais. É um bom ponto de partida para entender um pouco mais o que o seu usuário de fato pesquisa no Google ou quais as palavras-chave mais buscada pela persona.

Logo, se você não tem esse trabalho de persona, antes de tudo faça uma pesquisa e pense como a mente do seu consumisdor. Pergunte-se o que ele procuraria, o que ele busca e quais suas principais dúvidas. Assim, inicie a construção da sua persona e realize a pesquisa de palavras-chave. Uma dica para realizar essa tarefa é usar o Fantástico Gerador de Persona.

3 – Sazonalidade

Além dos termos já coletados é importante saber quais as expressões que são mais pesquisadas que outras dependendo da época do ano. Para isso, também temos uma ferramenta gratuita: o Google Trends.

Entender o comportamento de mercado inserindo as principais palavras-chave na ferramenta e compreender as variações de busca ajudam você a tomar uma decisao com mais chances de resultados.

Além de mostrar algumas palavras-chaves relacionadas ao termo principal que você colocou, a ferramenta também traz informações em relação ao volume de pesquisa que podem ajudar a tomar a decisão entre priorizar uma ou outra palavra ou a descobrir novos termos.

4 – KeyWord Tools

O KeyWord Tools é uma excelente ferramenta para novos insights. Com ela você pode pesquisar por ideias relacionadas a uma palavra-chave, ao seu website ou a uma categoria. Em muitos casos esse é o primeiro passo a ser feito, contudo, recomendamos usar de uma forma diferente e ver esse ponto como a última etapa do processo.
É muito mais importante focar nas palavras-chave que convertem (passo 1), que a sua persona procura (passo 2) e os termos do momento (passo 3) do que de fato obter as informações sobre o maior volume de palavras (passo 4).

Além do volume dessas palavras ele também dá uma ideia de concorrência que, apesar de ser mídia paga, geralmente é o reflexo na busca orgânica.

Conclusão

Feito todo esse processo e organizado isso tudo, a ideia é que você chegue ao final com uma lista de cerca de 50 palavras. Quando se passa disso é possível perder o foco e não priorizar nada.

Caso seja necessário é interessante focar em repetir o procedimento e buscar outras novas palavras.

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