Blog de Marketing Digital de Resultados

RDicas #1 – O que é SEO?

Hoje colocamos no ar o RDicas, uma série de vídeos com conceitos e dicas sobre marketing digital. A estreia fica por conta do Aluysio Ferreira, consultor especialista em SEO da Resultados Digitais, que fala da importância de investir esforços para obter um melhor posicionamento no Google.

Confira o vídeo:

Mas o que são os resultados orgânicos?

São aqueles que o Google classifica de acordo com seu algoritmo de busca para enumerar quais são os sites mais relevantes e adequados ao que você procura. Aqui não há custo financeiro algum para o dono do site, o posicionamento vem por “merecimento”. Eles estão localizados ao centro, logo abaixo dos resultados pagos:

seo-resultados

 

Para entender como posicionar melhor seu site, é preciso entender alguns detalhes básicos.

Como o Google funciona

Antes de tudo, um robô do Google faz uma varredura, indo de link por link em todos os sites que encontra e registra em seu servidor da ferramenta tudo o que encontrou. Hoje a “biblioteca” do Google conta com mais de 60 trilhões de páginas existentes.

Para encontrar o conteúdo ideal para usuário, ele inicialmente busca definir o que o usuário está procurando. Através de combinações de outras buscas, sinônimos, e etc, ele seleciona páginas indexadas com conteúdo correspondente e as classifica por qualidade e relevância. Nesse ranqueamento é levado em consideração mais de 200 fatores diferentes.

Agora que você já sabe como trabalha o buscador, chegou a hora de conhecer algumas dicas importantes para o sucesso do seu site. Você sabia que:

70% dos cliques na primeira página do Google são de resultados não pagos.

Apesar dos resultados via Google AdWords estarem nas primeiras posições e terem um destaque privilegiado, as pessoas assim mesmo preferem clicar nos links orgânicos. Estar bem posicionado passa credibilidade e a sensação de que sua empresa tem mais autoridade no tema que as outras.

80% dos usuários em suas buscas acabam ficando na primeira página

Se o seu site não está na primeira página você está perdendo muitos acessos. É por este motivo que é tão importante otimizar suas páginas e ter um SEO efetivo. Estar na segunda página do Google é perder a maioria dos cliques e ter um número de acessos orgânicos baixo.

60% clicam nas 3 primeiras posições dos resultados orgânicos

Esse dado torna ainda mais relevante o SEO em relação ao número de acessos ao seu site. Escolher suas palavras-chave bem como a estrutura do site  e seu linkbuilding são fundamentais para o sucesso nas buscas orgânicas.

Por que investir em SEO?

O processo de compras mudou
Faça a seguinte pergunta: qual foi a última vez que um comercial de TV ou rádio, por exemplo, levou você a uma compra direta? Agora faça outro questionamento: qual foi a última vez que você foi ao Google buscar informações sobre algum produto que queria comprar?

Ao responder essas perguntas, é fato que a internet é uma das principais fontes de decisão de compra. Por isso, é preciso estar bem posicionado nos buscadores e estar com suas páginas otimizadas para se ter bons resultados orgânicos.

Redução do CAC

Ao investir mais em SEO você pode gradativamente reduzir o seu custo por clique (investimento em mídia paga), o que quer dizer que o seu investimento para adquirir novos clientes (o seu Custo de Aquisição de Cliente – CAC) torna-se menor.

Fique atento às dicas e até o próximo vídeo do RDicas!

Marcadores:

Deixe seu comentário