Blog de Marketing Digital de Resultados

Como livrar seus dados de Spam nas Referências do Google Analytics

Temos observados ultimamente que em diversas empresas a ocorrência de “referral spam” tem sido cada vez maior e mais recorrente. Em outras palavras, as empresas tem sido vítimas de programas automatizados que geram visitas através de robôs. Resultado: alguns domínios estranhos acabam se destacando por levar muito tráfego para o site. Mas, por não se tratarem de visitas orgânicas reais, os dados na parte de Referências no Google Analytics tornam-se falsos ou mal mensurados.

 

Ebook Analytics

 

Com isso, medir os dados de sucesso do seu site, desde número de visitantes até um cálculo de rentabilidade e conversão, ficam comprometidos. Com um grande volume de dados falsos você pode tomar decisões erradas baseados em dados equivocados.

Por que se preocupar com o bloqueio e filtragem desses sites?

Essa falsas visitas são uma espécie de golpe para que você clique no link da página em seu analytics e vá até o site indicado. O objetivo dessa ação é levar você a clicar em qualquer link do site (principalmente em anúncios ou palavras-chave com links) para que eles ganhem dinheiro com esse seu clique.

Se o seu site tiver um grande volume como o nosso blog (mais de 150 mil visitas/mês) esses links não serão um problema. Mas se o seu site não tiver esse volume é muito provável que esse golpe crie um grande ruído em seu analytics e, por consequência, irá afetar seu cálculo de metas, influenciando negativamente suas taxas de conversão no funil de vendas.

Como filtrar os Spam Bots?

Hoje não existe uma maneira 100% efetiva de impedir esse tipo de golpe, pois é algo que deve ser resolvido pelo Google. Mas, indicamos duas formas que podem ajudar você a resolver esse problema.

1 – Configure seu Analytics (método básico)

É importante configurar filtros em análise para remover os dados históricos, bem como para ajudar a filtrar quaisquer outros links que  podemos encontrar a partir de determinados países no futuro. Siga os passos abaixo para configurar os filtros .

1 – Acesse seu Google Analytics.

2 – No menu superior de sua conta entre em “Administrador”.

google analytics passo 02

 

3 – Você encontrará três colunas. Na coluna “VISUALIZAR” busque e clique em “Filtros”

4 – Clique em + Novo filtro.

google analytics passo 04

5 – Insira um nome para o filtro.

6 – Selecione Tipo de Filtro “Predefinido”.

7 – No campo abaixo ao Tipo de Filtro você encontrará três opções. Nelas você deve inserir a seguinte configuração: Excluir > tráfego para o nome do host > que contém”

8 – Depois das configurações do passo 7, vá em “Nome do host” e insira o domínio que aparece em seu analytics e não lhe pertence. Ao chegar neste passo as configurações devem ficar semelhantes a imagem abaixo:

google analytics passo 08

9 – Salve e repita o processo a partir do passo 4 para cada domínio que encontrar e não lhe pertencer.

Deve demorar algumas horas até que o filtro faça efeito em sua conta do Analytics.

2 – Bloqueio via .htaccess (método avançado)

Essa é uma forma mais avançada de bloqueio e geralmente requer a ajuda de um programador/desenvolvedor. Para esse método, a melhor forma de bloquear esses acessos ao seu site de forma geral é bloqueá-los em seu arquivo .htaccess na raiz do diretório do seu domínio. Você pode copiar e colar o seguinte código em seu arquivo .htaccess, supondo que você está em um servidor Apache. Esse é um bom método, pois é melhor do que apenas o bloqueio do domínio em análise. Veja o exemplo abaixo apresentado pela Moz:

# Block Russian Referrer Spam

RewriteEngine on
RewriteCond %{HTTP_REFERER} ^http://.*ilovevitaly\.com/ [NC,OR]
RewriteCond %{HTTP_REFERER} ^http://.*ilovevitaly.\.ru/ [NC,OR]
RewriteCond %{HTTP_REFERER} ^http://.*ilovevitaly\.org/ [NC,OR]
RewriteCond %{HTTP_REFERER} ^http://.*ilovevitaly\.info/ [NC,OR]
RewriteCond %{HTTP_REFERER} ^http://.*iloveitaly\.ru/ [NC,OR]
RewriteCond %{HTTP_REFERER} ^http://.*econom\.co/ [NC,OR]
RewriteCond %{HTTP_REFERER} ^http://.*savetubevideo\.com/ [NC,OR]
RewriteCond %{HTTP_REFERER} ^http://.*kambasoft\.com/ [NC,OR]
RewriteCond %{HTTP_REFERER} ^http://.*buttons\-for\-website\.com/ [NC,OR]
RewriteCond %{HTTP_REFERER} ^http://.*semalt\.com/ [NC,OR]
RewriteCond %{HTTP_REFERER} ^http://.*darodar\.com/ [NC]
RewriteRule ^(.*)$ – [F,L]

Mas cuidado: .htaccess é um arquivo importante pois informa como seu servidor se comporta. Se você carregar um arquivo .htaccess com um caracter fora do lugar, você  pode derrubar todo o seu site. Antes de fazer qualquer alteração no arquivo, é importante criar uma cópia de segurança. Se você não se sentir confiante para fazer essas edições, consulte o plug-in do WordPress abaixo.

Usando WordPress e não quer editar o seu arquivo .htaccess ?

Para esses casos pode-se usar o plugin WP- Ban para facilitar o bloqueio a visitantes indesejados . Wp -ban dá a capacidade de banir usuários por IP, faixa de IP, nome de host, agente de usuário e URL de referência de visitas ao seu blog, tudo a partir do painel de administração do WordPress. Esta é uma ótima opção para pessoas que não querem editar o seu arquivo .htaccess ou não se sentem seguras para fazer isso.

Outros links que podem ajudar

A própria Moz listou alguns outros sites você pode pode consultar mais informações sobre como lidar com Referrer Spam:

  1. http://www.optimizesmart.com/geek-guide-removing-referrer-spam-google-analytics/
  2. https://megalytic.com/blog/how-to-filter-out-fake-referrals-and-other-google-analytics-spam
  3. http://blog.raventools.com/stop-referrer-spam/
  4. http://www.analyticsedge.com/2014/12/removing-referral-spam-google-analytics/

Conclusão

O mais importante é sempre acompanhar o que anda acontecendo no seu site. Como ele se comporta, quais são as origens do acesso, e o mais importante, como usar isso para impulsionar a sua empresa. Nesse aspecto, o Google Analytics é vital para estudar os dados . Manter seu site sempre livre de questões como o Spam de Referência vai trazer insights e resultados estratégicos reais para o seu negócio.

Marcadores:

Deixe seu comentário