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O que o Dia dos Namorados tem a ver com Inbound Marketing?

Saiba por que abordar indevidamente um contato de topo de funil pode diminuir suas chances, tanto em relacionamentos quanto no Inbound Marketing

Existem diversas datas ao longo do ano em que paro para comparar o funil de vendas com meu meu dia a dia, atendendo diversas pessoas que querem iniciar estratégias em Inbound Marketing. Uma delas é o Dia dos Namorados.

Explicar o funil de vendas para uma empresa que nunca teve contato com esse modelo de negócios às vezes torna-se um pouco mais complexo do que na verdade é. Por esse motivo, resolvi mostrar para vocês como o Inbound pode ser simples se comparado com alguns “fluxos” da nossa vida pessoal.

Você se lembra como o processo que transformou uma simples troca de olhares em um pedido de namoro aconteceu?

E se eu pudesse explicar esse processo usando as etapas do Inbound Marketing. Será que faz sentido?

O dia em que vocês se viram pela primeira vez rolou aquela química e é claro que você não poderia estragar esse momento e chegar nessa pessoa já propondo o namoro, não é mesmo?

Isso poderia assustar de alguma maneira e o que poderia ser uma história de sucesso acabou por ali.

A mesma coisa acontece com o seu Lead (potencial cliente), você já parou para pensar nisso?

A troca de olhares: atração

É aquele momento em que você vai investir em seus talentos pessoais para atrair a atenção dessa pessoa. Você pode fazer isso de muitas maneiras diferentes, não é?

No Inbound Marketing também é possível! A atração é o momento em que você vai produzir conteúdo e investir em mídia paga para aumentar a demanda de acessos ao seu site e trazer o Lead até o seu produto.

Missão cumprida, vocês se notaram em meio à multidão!

O primeiro beijo: conversão

Agora chegou o momento daquele bate-papo inicial, onde você vai conhecer o melhor sobre aquela pessoa e ela sobre você. É o momento de mostrar todas as suas qualidades e mostrar que vocês podem sim ter alguma afinidade.

Na estratégia de Inbound, chamamos esse momento de conversão. O Lead está em seu site e com o uso de Landing Pages ou formulários você vai captar o contato (email) e entender melhor seu perfil e por que ele chegou até sua empresa.

A noite foi incrível, vocês conversaram bastante, e o primeiro beijo saiu. Você sentiu vontade de pedir essa pessoa em namoro na mesma hora, mas e se ela disser não ou achar que está indo rápido demais?

Saiu o beijo, mas vá devagar!

Troca de mensagens nos próximos dias: relacionamento

No dia seguinte vocês voltam a se falar, não param de pensar um no outro e a cada mensagem  a afinidade vai aumentando e vocês acreditam que foram feitos um pro outro.

A chance do próximo encontro acontecer está completamente ligada a esse relacionamento pós-conversão. Afinal, se isso não acontecer, será apenas mais uma pessoa que você conheceu em uma noite qualquer.

No Inbound Marketing isso também acontece. Muitas empresas acreditam que só porque o Lead baixou um conteúdo a venda tem que acontecer na hora, mas muita calma nessa hora!

Nada impede que, com apenas uma conversão, o Lead efetue, sim, uma compra, mas na maioria das vezes entrar em um relacionamento com o Lead por meio do Email Marketing será a melhor alternativa.

Tá bom, agora pode tomar coragem!

Pedido de namoro: venda

Algum tempo já se passou desde o primeiro dia em que se viram. Porém, agora vocês já têm certeza de que aquele primeiro dia mudou completamente a vida de vocês.

Vocês se dão bem, gostam das mesmas coisas, a química é incrível. Então por que não namorar?

Ainda bem que tiveram calma e escolheram se conhecer melhor antes de estragar uma linda história de amor. E hoje, no dia 12 de junho, relembram juntos e contam para todos como foi essa jornada.

O mesmo acontece no Inbound Marketing. Toda jornada de compra que seu Lead passa até concluir uma venda pode ser comparada a um casal apaixonado.

Com uma estratégia bem elaborada e métricas bem definidas, a empresa vai finalizar esse namoro.

Namoro não, venda! Acho que estou contagiada por essa data!


Então lembre-se: a receita para uma boa estratégia de Inbound Marketing é seguir com calma e em ordem as etapas: atração, conversão, relacionamento e análise!

Desejo a todos os apaixonados de plantão um feliz dia dos namorados! E, para aqueles que estão solteiros, criem um funil de vendas para sua próxima conquista. Nós temos certeza que pode dar muito certo!

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