Blog de Marketing Digital de Resultados

Resumão para iniciantes em SEO – Gustavo Guanabara no OlhóSEO

marketing SEONeste fim de semana uma parte da equipe da Resultados Digitais esteve presente no evento OlhóSEO, em Floripa. Lá estiveram algumas das maiores referências em SEO (otimização de sites para buscadores) e a troca de conteúdo foi bastante intensa durante os dois dias.

No sábado, em que aconteceu a verdadeira maratona de SEO, o Gustavo Guanabara abriu o dia com uma ótima palestra sobre o básico de SEO. Resolvemos destacar aqui alguns dos principais pontos que ele abordou, colocando logo em seguida os slides da palestra:

Comportamento nas buscas

  • Estar muito bem posicionado é essencial: 50% dos usuários não vão além da segunda página de resultados e 81.7% raramente vão além da terceira.
  • Cerca de 25% usam apenas uma palavra na busca, 25% usam duas palavras e 20% usam três palavras.

Quais os principais influenciadores no rankeamento

Influenciadores positivos:

  • Palavras-chave no texto âncora de links externos
  • Popularidade dos links externos
  • Diversidade de links recebidos
  • Palavra-chave utilizada na Title Tag
  • Confiança dos domínios (idade do domínio, estabilidade do servidor)

Influenciadores negativos:

  • Cloaking com intenções manipulativas (prometer um conteúdo e entregar outro)
  • Compra de links
  • Links vindos de sites de web spam
  • Cloaking por User Agent (entregar conteúdo diferente para um agente específico)
  • Quedas frequentes do servidor

O que o Google não consegue ler

  • Aplicações em Flash
  • Música
  • Vídeo
  • Fotos (é possível ler somente atributos que funcionam mais ou menos como legendas das fotos para as ferramentas de busca)
  • Aplicações Ajax

Fatores que devem ser otimizados na página

  • Título da página
  • Cabeçalho
  • Headings (funcionam como indicadores de prioridades da página)
  • Conteúdo em texto
  • Imagens usando o atributo alt (com descrição da imagem)
  • Interações e comentários
  • Links internos
  • URLs (que devem ser amigáveis)
  • Meta tags (description, meta keywords)
  • Sitemap XML (a “árvore”de navegação do seu site)
  • Robots.txt (indica para os buscadores o que você não quer que seja indexado nas buscas)

 

O que otimizar fora do próprio site

  • Tentar conquistar links de outros sites
  • Participar de diretórios
  • Usar sites de social bookmarking
  • Submeter artigos para sites especializados
  • Divulgar press releases
  • Fazer troca de links

 

Se você ainda não é familiar com todos os termos e práticas, talvez alguns de nossos posts mais antigos possam te ajudar:

Entendendo como o Google funciona

SEO Básico: Os primeiros passos para otimizar seu site para as ferramentas de busca

Segue então a apresentação do Guanabara:

Marcadores:

Deixe seu comentário