Blog de Marketing Digital de Resultados

ūüéá Retrospectiva RD Summit 2016

Descubra tudo o que rolou na quarta edição do maior evento de marketing digital e vendas da América Latina - e prepare-se para a edição 2017: muito maior, muito mais completa e definitivamente imperdível!  

J√° imaginou passar tr√™s dias inteiros imerso em conte√ļdo de ponta, com as maiores refer√™ncias de marketing e vendas? Agora, junte a isso a oportunidade de conectar-se a outros 8.000 profissionais engajados, em uma feira de neg√≥cios com as 80 marcas mais relevantes do mercado, em um ambiente de troca, entretenimento, inova√ß√£o e muita inspira√ß√£o. Ah, e tudo isso em Florian√≥polis!

Imaginou? Assim ser√° o RD Summit 2017, que acontecer√° nos dias 18, 19 e 20 de outubro: ainda maior e muito, muito melhor!

Iniciada em 2013, a primeira edição do evento contou com 300 participantes que validaram a nossa ideia e ajudaram a dar um boom exponencial do projeto, que cresceu mais de 20 vezes desde o primeiro encontro.

O sucesso da √ļltima edi√ß√£o, em 2016, foi um decisor e um enorme est√≠mulo para irmos ainda mais longe esse ano. Dentre os participantes, 93% declararam n√£o perder mais nenhuma edi√ß√£o na vida¬†que voltariam ao evento.

Se você nunca participou do RD Summit, ou já participou e está super ansioso para a edição de 2017, como nós, esse post é para você: a gente conta tudo o que aconteceu em 2016 em 9 destaques!

1. Conte√ļdo por interesse e n√≠vel de conhecimento: temos!

RD Summit

Feitas para você, sob medida: assim foram as nossas palestras. Se você estivesse começando, ou já tivesse muita experiência em Marketing Digital, era só escolher a trilha que estivesse mais adequada ao seu momento (básico ou avançado) e tirar o melhor dos encontros.

Além do know-how, em 2016 as trilhas também foram organizadas por segmento:

  • Gest√£o e estrat√©gia
  • Marketing Digital: introdu√ß√£o
  • Marketing Digital: avan√ßado
  • Marketing: outros conceitos
  • Conte√ļdo
  • Vendas
  • Customer Success e atendimento ao cliente
  • Tecnologia
  • Ag√™ncias
  • Educa√ß√£o
  • Ecommerce
  • Desenvolvimento pessoal

Essas trilhas comandaram os temas das mais de 100 palestras que ocorreram nos dias 3 e 4 de novembro, o que proveu os espectadores de um leque vasto de op√ß√Ķes para trocar e aumentar os seus conhecimentos. Veja aqui como foi a agenda completa de 2016.

2. Grandes nomes, nacionais e internacionais, brilharam nos nossos palcos

RD Summit

Para garantir a qualidade e diversidade do conte√ļdo, marca garantida do RD Summit, n√≥s procuramos as maiores refer√™ncias de Marketing Digital e vendas no cen√°rio nacional e internacional.

Nomes como Ricardo Amorim, Paula Bellizia, Martha Gabriel e Paulo Alvarenga lideraram os bold talks (palestras mais focadas no contexto nacional e internacional, com aspecto inspiracional), enquanto Wil Reynolds, Eric Santos, Oli Gardner e Neil Patel lideraram as keynotes (palestras direcionadas, sobre temas específicos) em que dividiram a sua experiência com a nossa audiência e inspiraram a todos que estavam presentes.

Foi muito comum ver os palestrantes sairem do palco e imediatamente sentarem junto¬†com o p√ļblico para assistirem √†s¬†apresenta√ß√Ķes subsequentes, tamanha a riqueza do conte√ļdo que foi oferecido.

Al√©m de sua participa√ß√£o como ministrantes, eles aproveitaram para se atualizarem sobre tudo o que h√° de novo no meio e encantaram-se com a qualidade das intera√ß√Ķes e da estrutura ao seu redor.

3. Networking de qualidade

RD Summit

Al√©m do ambiente perfeito para a intera√ß√£o profissional, quem esteve presente na √ļltima edi√ß√£o do evento p√īde ter a sensa√ß√£o de pertencer a uma mesma comunidade, aberta ao di√°logo, disposta a aprender uns com os outros e pronta para desbravar as possibilidades de Marketing Digital para alcan√ßar e acelerar os seus resultados.

Dois fatores foram decisivos para entender a qualidade e intensidade das intera√ß√Ķes que aconteciam:

  • A diversidade de segmentos: a ordem do dia foi entender como outros profissionais, de outras √°reas, criam boas pr√°ticas que podem ser aplicadas ao seu pr√≥prio neg√≥cio. Uma baita oportunidade de pensar fora da caixa e de inovar!
  • O perfil do p√ļblico que atendeu ao projeto:¬†o p√ļblico do Summit 2017 era composto em 68% por tomadores de decis√£o (CEOs, diretores e gerentes), que elevaram as discuss√Ķes de neg√≥cios a outro patamar, permitindo intera√ß√Ķes ricas em todos os n√≠veis. Apesar do foco da Resultados Digitais ser em pequenas e m√©dias empresas, as grandes tamb√©m come√ßam a olhar com mais aten√ß√£o para o tema e tivemos empresas como Microsoft, Globo, Endeavor, LinkedIn, Ambev e Google, entre muitas outras, marcando presen√ßa em nossa confer√™ncia.

4. Negócios em tempo real

RD Summit

A gera√ß√£o de neg√≥cios constante foi uma caracter√≠stica marcante da edi√ß√£o: v√≠amos com frequ√™ncia profissionais trocando cart√Ķes de visitas na feira gastron√īmica, corredores, √°reas vips, credenciamento e at√© mesmo no happy hour.

J√° na feira de neg√≥cios, o participante encontrava um local exclusivo para se atualizar sobre as novidades do mercado, encontrar as melhores solu√ß√Ķes, experiment√°-las gratuitamente e negociar boas facilidades de pagamento.

Trouxemos para o p√ļblico solu√ß√Ķes de ponta em software, cloud, ag√™ncias de Marketing Digital, consultorias, CRMs e sistemas de gest√£o, entre muitas outras.

Do ponto de vista dos patrocinadores, o perfil do p√ļblico, a possibilidade de gerar Leads em tempo real (bastava ler o QR code no crach√° e o Lead era automaticamente gerado no RD Station!) e os muitos neg√≥cios fechados garantiu alto ROI: dos doze parceiros premium e gold que tivemos em 2015, dez reativaram a parceria em 2016.

Entre gigantes como Microsoft, patrocinador diamond do RD Summit 2016, estavam também startups de alta performance, que tinham um espaço exclusivo só para elas, chamado startup corner. Variedade e inovação não faltaram nos corredores sempre cheios!

5. O melhor staff que você respeita: os RDoers

RD Summit

Nas palavras de Fl√°via Gamonar, uma das palestrantes mais assistidas:

‚ÄúComo diz o t√≠tulo, esta empresa n√£o tem funcion√°rios, tem f√£s, embaixadores, defensores, time, gente maravilhosa trabalhando unida. N√£o sei dos bastidores, mas, se existir algum problema, eles t√™m conseguido n√£o transparecer isso de uma forma que impressiona.‚ÄĚ (Veja o depoimento completo aqui)

Um dos pontos mais comentados nas avalia√ß√Ķes p√≥s-eventos s√£o sempre os in√ļmeros elogios ao nosso staff, os RDoers. Isso porque, ao inv√©s de contratar uma staff a parte, todo o evento √© executado pelos pr√≥prios funcion√°rios, o que faz com que todas as intera√ß√Ķes reflitam a cultura da pr√≥pria RD, como cliente sempre em primeiro lugar, buscar solu√ß√Ķes simples, r√°pidas e eficientes e trabalhar todos juntos, sempre, sem mimimi.

Sujan Patel, em seu artigo The Disneyland Effect: How Businesses Can Throw Successful Conferences para a Forbes citou o RD Summit enquanto falava sobre o ‚Äúefeito disneyl√Ęndia‚ÄĚ. Segundo ele, a energia contagiante da equipe, a organiza√ß√£o impec√°vel e a aten√ß√£o aos m√≠nimos detalhes fez com que ele se sentisse na Disneyl√Ęndia durante os dias em que esteve no evento.

Segredo de bastidor, por uma RDoer: internamente, somos todos absolutamente apaixonados e orgulhosos de ser parte desse projeto. Esperamos ansiosamente o dia de encontrar nossos clientes e p√ļblico e de proporcionar a eles os melhores dias, ench√™-los de cuidados e estar sempre l√° para o que precisarem. N√£o vemos a hora de encontrar todo mundo l√° de novo esse ano! <3 (d√° at√© um frio na barriga em escrever isso!).

6. Depois de longos dias de trabalho, um break para divers√£o!

RD Summit

Nada mais nada menos do que 16.000 litros (de-zes-seis mil litros) de chopp Eisenbahn foram consumidos durante os dois happy hours, que fecharam o primeiro e o segundo dia de trabalhos.

Al√©m desse chopp fant√°stico e de duas bandas locais super animadas que agitaram os convidados, a feira gastron√īmica tamb√©m teve um destaque especial que aprimorou a experi√™ncia de quem estava l√°.

Em nossa food truck area, que contou com 45 restaurantes escolhidos a dedo, proporcionamos op√ß√Ķes que iam desde culin√°ria vegana, passando por cel√≠acos at√© aquele delicioso hamb√ļrguer de costela (que foi febre entre os RDoers!).

7. Fazendo amigos para a vida, de todo o Brasil¬†‚̧ԳŹ

RD Summit

Depois de viver tantos momentos incr√≠veis cercado de gente fina, elegante, sincera¬†ūüéĶ √© quase imposs√≠vel sair do RD Summit sem um cantinho para ficar em um outro estado, ou um novo grupo de WhatsApp, e alguns bons novos amigos no Facebook.

Na mesma rede social, é possível encontrar vários grupos de participantes que interagem entre si o ano todo, combinam viagens e têm sempre uma agenda de encontros pré-Summit em Florianópolis: barzinhos, programas culturais e até boates estão inclusos na agenda.

Um desses grupos, que nós amamos de montes, é o grupo dos sozinhos: nele, participantes que estão vindo sozinhos pela primeira vez podem conectar-se com outros, e já chegar lá em boa companhia.

8. Mega, hiper, ultraestruturas

RD Summit

Além dos 20 mil metros quadrados do Centro Sul Florianópolis, área que abrigou o nosso evento, montamos do zero uma área externa, com tamanho e qualidade dignas dos maiores eventos internacionais.

Os investimentos n√£o pararam no espa√ßo f√≠sico de alto padr√£o, estendendo-se tamb√©m para uma mega infra de audiovisual, cenografia e ativa√ß√£o. Contamos com mais de 27 tel√Ķes, 4.000 fones de ouvido para tradu√ß√£o, 9.000 cadeiras e 350 profissionais t√©cnicos que cuidaram das opera√ß√Ķes.

Proporcionar conforto acima das expectativas do nosso p√ļblico, impressionar pela grandiosidade, pela tecnologia empregada e pelo cuidado em cada detalhe foram os nossos maiores objetivos.

9. O que outras pessoas falaram do RD Summit 2016

RD Summit

Ningu√©m melhor do que quem estava l√° para contar, do seu ponto de vista, o que h√° de melhor no encontro. Para a Gleicy Laranjeira, autora do texto Se o Rd Summit √© bom? Foi o melhor investimento que j√° fiz em minha profiss√£o!,¬†o networking foi a melhor parte: ela saiu do evento sem nenhum cart√£o de visitas sobrando e recebeu diversas propostas de emprego de todos os cantos do Brasil nos meses seguintes. @Gleicy, vamos caprichar no n√ļmero de cart√Ķes esse ano! J√° pode mandar dobrar a produ√ß√£o deles. ;)

Já para o Robson Cristian, o mais interessante é ver como a RD conseguiu criar uma comunidade e fazer os convidados todos se sentirem parte dela. Segundo ele conta no post RD Summit 2016: Como Eu Invadi o Sambódromo e Saí na Capa do Terra, existe algo mágico no RD Summit. Nós concordamos com você, Robson! Queremos super fazer alguma edição em Hogwarts, algum dia. <3

Ficou curioso para ver outros depoimentos? Abaixo você encontra alguns, entre outros muitos que podem ser achados no Google. Não esqueça de escrever o seu também após o Summit 2017! ;)

Hora de começar a contagem regressiva!

RD Summit

Preciso confessar que, ao terminar esse post, me deu uma saudade imensa dos dias 3 e 4 de novembro de 2016, que foram simplesmente inesquecíveis. Era tanta coisa para contar, que é até difícil acreditar que tudo isso aconteceu em 48 horas. Fico imaginando como será a edição deste ano, quando, ao invés de dois, teremos TRÊS dias completos de evento.

E voc√™, vai ficar de fora de viver tudo isso conosco ‚ÄĒ¬†em um RD Summit ainda maior, mais completo e melhor em 2017? Ent√£o corra e garanta a sua vaga acessando esse link. Os ingressos j√° est√£o dispon√≠veis e, comprando o 1¬ļ lote, voc√™ economiza!

Para mais informa√ß√Ķes, voc√™ pode acessar o nosso site: rdsummit.com.br.

Ah! E não esqueça de acompanhar tudo no evento do RD Summit 2017 no Facebook: lá você fica por dentro de todas as novidades em primeira mão e pode começar o seu networking com outros participantes hoje mesmo!

Nos vemos nos dias 18, 19 e 20 de outubro. Até lá!

Marcadores:

Deixe seu coment√°rio