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O que são spam traps e como elas prejudicam sua entregabilidade

Conheça os tipos de spam traps (armadilhas de spam), como elas afetam a entregabilidade de suas campanhas de email e como evitá-las

Spam traps (ou, em português, armadilhas de spam) são, de forma geral, contas de email inexistentes ou inativas que provedores de email — como Gmail, Hotmail etc. — utilizam para encontrar spammers.

Caso você seja capturado em uma armadilha realizando um envio para uma dessas contas, suas taxas de entregabilidade serão afetadas drasticamente, uma vez que os provedores de email entendem que suas mensagens são indesejadas — ou seja, spam.

Tipos de spam traps

Existem dois tipos de spam traps:

Puro

Esse é o pior dos tipos. As contas de email que são spam traps puros são aquelas que foram criadas com o intuito único de capturar spammers. São contas que nunca existiram de verdade.

Isso significa que quem envia mensagens esse contato não possui listas opt-in, o que vai completamente contra as boas práticas de envio de Email Marketing.

Reciclado

Um pouco menos impactante, porém ainda prejudicial para a reputação do seu domínio, esse tipo é composto por emails que já foram reais e que, após um período de inatividade, são tomados pelos provedores de email e transformados em spam traps.

Mesmo que esse contato tenha sido opt-in em algum momento, com o tempo ele pode se tornar uma trap. Por isso é importante realizar envios apenas para contatos que interagem atualmente com o seu conteúdo.

Como as spam traps prejudicam sua entregabilidade

Quando um provedor de email percebe que você fez algum envio para um spam trap, tanto o seu IP quanto o seu domínio correm o risco de serem bloqueados — ou seja, suas mensagens não chegam mais para os Leads que utilizam esse provedor.

Isso não acontece necessariamente no seu primeiro envio para essas armadilhas, mas, caso os provedores de email verifiquem que você realiza envios com uma certa frequência, suas mensagens passam a ser recebidas diretamente na pasta de lixo eletrônico.

Sua reputação de envio é fortemente impactada e apenas utilizando boas práticas por um extenso período de tempo (entre 6 e 12 meses) você consegue recuperá-la.

Como evitar spam traps

Quando você realiza um envio para uma spam trap os provedores de email dão o retorno, como se a sua mensagem tivesse sido recebida normalmente por um Lead comum. Dessa forma, é muito difícil descobrir quais são as spam traps da sua base, pois a única forma de fazer isso é analisando o engajamento dos emails enviados.

Por isso, para que você não caia em nenhum dos tipos da armadilha, é necessário que suas listas sejam totalmente opt-in e passem por higienizações frequentes. Isso significa que listas de contatos compradas muitas vezes estão cheias desse tipo de contato, sendo esse mais um motivo para não as utilizar (sobre o assunto, leia também o post Por que comprar listas de emails é uma grande furada).

No RD Station, existe também a opção de realizar envios apenas para os Leads que estão engajados com os seus envios, o que possibilita a redução da chance de você encontrar uma spam trap reciclada nos seus envios.

Para saber mais, leia o post Como se relacionar com Leads desengajados sem prejudicar seu domínio.

Caso você já tenha spam traps em sua base, a melhor maneira para recuperar a reputação do seu domínio é confirmar com cada Lead individualmente se aquele email é real.

Essa ação pode levar muito tempo e, ao final dela, sua lista ficará significativamente menor. Contudo, você tem a certeza de que os emails são reais, engajados e não estão danificando sua reputação.

Para aprender mais sobre boas estratégias de envio de Email Marketing, acesse nosso Guia do Email Marketing.



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