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[Palestra RD Summit 2014] Fábio Ricotta: Táticas Avançadas de Aquisição de Tráfego e Clientes

Assista à palestra de Fábio Ricotta, CEO da Agência Mestre, no RD Summit 2014, e conheça 7 dicas avançadas para gerar mais tráfego e mais clientes.

Como conseguir mais tráfego e mais clientes focando em diferentes canais de marketing digital? Há várias táticas para se conseguir isso, desde coleta de emails ao uso efetivo das redes sociais.

Fábio Ricotta, CEO da Agência Mestre, vai palestrar no RD Summit 2015 sobre o tema “Dicas Avançadas Para Gerar Mais Tráfego”  (confira aqui a agenda completa). É uma oportunidade de ouro para você aprender frente a frente com um profissional líder de mercado.

Na edição anterior do RD Summit, Fábio Ricotta já fez uma ótima palestra sobre “Táticas Avançadas de Aquisição de Tráfego e Clientes”. O tema é tão abrangente que certamente a próxima palestra será complementar a essa, que você pode assistir abaixo na íntegra.

O texto abaixo foi baseado na própria palestra de Fábio Ricotta

Dentre todas as estratégias de Inbound Marketing, algumas especiais foram separadas para essa apresentação. São alguns canais que Fábio Ricotta considerou interessantes para serem trabalhados de uma maneira fácil, útil e que dê resultados.

São 7 dicas avançadas. Começando já:

1 – Matriz de Conteúdo

A ideia da matriz de conteúdo é você pensar no funil de navegação do usuário. Você tem todo um funil de conversão do usuário pra você entender o que você tem que trabalhar com diversos canais dentro dele.

E aí, pense no seguinte: Para cada momento do usuário precisamos ter um tipo de conteúdo especial. Não adianta você fazer conteúdo no seu blog sem finalidade.

Separe todos os momentos da jornada do cliente (reconhecimento, consideração, interação, decisão) para criar um conteúdo para cada momento.

Táticas Avançadas de Aquisição de Tráfego e Clientes - Fábio Ricotta (3)

Então, seria mais ou menos assim: na parte de decisão, você tem que dar um complemento para a pessoa, talvez uma página de cupom de desconto.

Enquanto na parte de reconhecimento, você tem que fazer uma peça mais de instrução do que é, por exemplo, Inbound Marketing. Então, a pessoa está começando o mercado, nos primeiros passos, e no final já está querendo um cupom de desconto do RD Summit, por exemplo. Seria mais ou menos essa ideia.

Pra encontrar esses conteúdos, a gente usa algumas ferramentas. A primeira ferramenta, que é gratuita, é o keywordtool.io. Com essa ferramenta, você escolhe um termo, faz a pesquisa e você vai ter diversas sugestões. Ela vai fazer aquele autocomplete do Google. Só que a diferença é que o autocomplete do Google:

1) você tem que fazer na mão;
2) ele só te dá 4 sugestões.

Aqui não, aqui o keyword consegue roubar do Google mais sugestões do que ele normalmente mostra. E o melhor: essas sugestões estão ordenadas por volume de busca do usuário. Então, quanto mais alto aqui aparece, mais volume de busca tem. Esse é o passo um.

Segundo: Pra cada termo que você pegar daquela ferramenta você vai usar na SEM Rush. A SEM Rush é uma ferramenta paga, mas que vale muito a pena. Você vai jogar o termo no campo de busca e vai receber diversas sugestões, tanto de termos quanto de sinônimos. Depois, copia todos os dados e insere em uma planilha.

O passo seguinte é uma ferramenta gratuita da Agência Mestre, a WebXTool. Dentro dela, depois de criar uma conta, você consegue pegar o termo exato que você quer e o volume de pesquisa dele. E assim, você tem tudo na mão, tem volume de buscas de todos os termos, sem ficar precisando copiar um a um.

E por que vou usar isso? Porque agora começa a mágica. Agora você faz sua planilha de controle. A gente organiza da seguinte forma:

Táticas Avançadas de Aquisição de Tráfego e Clientes - Fábio Ricotta (1)

Naquele funil da imagem mais acima, você tem que prestar atenção em cada uma das fases de reconhecimento, consideração, intenção e decisão.

Temos ali o exemplo “O que é marketing digital”. Nesse caso, a pessoa ainda está procurando aprender. Agora se ela pesquisa “Curso de Marketing Digital”, nesse caso ela já sabe o que é marketing digital e quer se especializar. Ela só não sabe com quem vai fazer.

Então, sobre essa planilha aqui. Qual que é a grande ideia? Para cada termo e assunto eu vou ter uma página. E aí fazendo todos os passos anteriores, você tem aqui nessa planilha no mínimo um trabalho pra dois anos, se fizer uma página nova por dia.

A ideia é simples: para cada palavra-chave pense e crie um conteúdo sensacional.

2 – Espionando o conteúdo da concorrência

A segunda parte é praticamente a mesma coisa da primeira, só que versus o concorrente. A gente sabe que, em muitos casos, quem é dono da empresa diz que não gosta do seu concorrente. Mas, então, o que você deve fazer em vez disso? Há uma estratégia, que consiste em olhar tudo o que o concorrente tem de melhor. Você vai olhar o site dele inteiro, e vai inspecionar suas páginas em três tipos de ordenação.

Conteúdo ordenado por social

Use essa ferramenta chamada BuzzSumo. Nessa ferramenta, você digita um domínio qualquer, e você vai ter como resultado todos os posts e todas as páginas que estão indexadas nesse domínio, o de seu concorrente, no caso. A ferramenta mostra também quantos compartilhamentos sociais cada link teve.

Isso é exatamente o que o usuário gostou. Você não precisa reinventar a roda, está pronto. Pegue os melhores conteúdos de seus concorrentes, leia e produza um melhor ainda! Outra dica é fazer isso em cima de um site estrangeiro, analisar os melhores links e fazer conteúdo baseado no que ele tem de melhor.

Outra estratégia que você pode fazer é com a URL Profiler, uma ferramenta paga. Com ela, você pode fazer algo bem parecido. É possível importar o sitemap de um site, obter a relação de links, e ordenar os posts pela quantidade de shares. Isso serve para ver o que seus concorrentes têm de melhor e entrega uma oportunidade para você fazer ainda melhor.

Conteúdo ordenado por tráfego

Obtenha, além da parte social, o que as ferramentas dizem que traz mais tráfego. A SEM Rush, mais uma vez tem essa opção, de listar as palavras-chave, as landing pages, e quanto de tráfego estimado que vai para cada uma dessas landing pages. Então, a ideia é fazer um conteúdo parecido com essas landing pages que geram bastante tráfego.

Conteúdo ordenado por links

Para quem tem gosto por backlinks, que são importantes, há mais uma ferramenta. Você pode assinar a Ahrefs e ver quais são as páginas que mais recebem backlinks de outro site. Abra aquela página e veja porque ela foi bem compartilhada. Leia ela. Coloque em sua planilha de concorrência.

A ideia que fica é: para cada conteúdo do concorrente faça um melhor (mais interessante, mais bonito, mais chamativo e profundo)!

3 – Facebook Ads + LinkedIn

Você já reparou na sua rede de contatos do LinkedIn? Dentro do LinkedIn tem um item chamado “rede” e a opção de exportar contatos.

Essa tática é uma mina de ouro para quem gosta de leads. A ideia é você exportar seus contatos e abrir o arquivo no excel. Você tem então, o nome, sobrenome, email, empresa e até o cargo de cada pessoa. Ou seja, uma lista altamente segmentada de pessoas que já conhecem você.

Não, você não vai mandar email pra todo mundo, não vai fazer spam. Tem uma ideia melhor a ser feita. Pegue esses emails, abra o Facebook Ads e crie uma audiência customizada.

Pronto, assim você tem um público altamente segmentado, que conhece você, e o que resta agora é só falar que você tem um produto.

São leads que já conhecem você e sua marca. É bem simples, só direcionar o anúncio.

4 – Facebook Ads + Custom Audience

Que tal anunciar para seus fãs e seguidores/amigos do facebook? Melhor: e se você pudesse anunciar para os fãs dos seus concorrentes e grupos do Facebook?

Para isso, tem uma ferramenta chamada Facebook ID Scrapper. A ideia dessa ferramenta é você buscar informações de todo mundo que faz parte de qualquer página ou grupo dentro do Facebook. São informações como nome, sobrenome e email.

Com esses emails em mãos, você cria uma audiência customizada. Mas a ideia não é anunciar de qualquer jeito só porque a audiência já é segmentada. Crie anúncios direcionados em vez de colocar todo mundo dentro de um cestão e dizer “eu sou o melhor”. A ideia é ir minando devagar, mostrando sua marca aos poucos.

Faça o seguinte:

Táticas Avançadas de Aquisição de Tráfego e Clientes - Fábio Ricotta (4)

5 – Social Cards

Às vezes você não sabe como conseguir mais tráfego do Twitter, Facebook ou Google+ sem mexer praticamente nada. Uma ideia simples são as Social Cards. Ela são muito simples.

A dica, se você tiver WordPress, é instalar YOAST SEO Plugin que ele resolve sem você fazer nenhum código.

No twitter, uma ideia bem simples é você implementar a parte do Twitter Cards. Se você não usar o plugin YOAST, basta implementar um código que você consegue em dev.twitter.com/cards/getting-started.

Nesse mesmo site, você valida a sua página. Agora, toda vez que alguém compartilhar alguma informação de seu site, ela vai aparecer com uma imagem e um destaque maior. São mais cliques de graça, simplesmente por expor melhor.

No Facebook você pode fazer isso também e habilitar exatamente as imagens grandes. Está tudo dentro do OpenGraphs. E para conferir as tags estão certas é só acessar o developers.facebook.com/tools/debug/.

É simples, você entra, configura e preste atenção no tamanho da imagem. Coloque imagens grandes no seu post, imagens bem nítidas, e pronto.

No Google+ é a mesma ideia. A exemplo do Twitter e Facebook, basta instalar o plugin YOAST e depois conferir os dados na ferramanta developers.google.com/+/web/snippet/.

Esses passos simples resultarão em mais cliques!

6 – Coletando Emails

Que tal conquistar mais emails com o seu projeto? Tem uma ferramenta chamada SumoMe para isso. É um javascript que você instala em seu site e que tem vários apps gratuitos que você incorpora nele.

Um deles, é o Smart Bar / Hello Bar. Uma ferramenta gratuita de coleta de emails. Coloque a barra fixa de coleta de emails em seu site veja o resultado depois de uma semana.

Com o mesmo SumoMe, tem o app List Builder. Que é uma popup que abre depois de um determinado tempo em que o usuário está na página para que ele coloque seu email em um campo.

Tem também o Scroll Box, que aparece sempre que um usuário a rolar a página. É uma caixa que abre em um canto do rodapé da página.

Só instalando essas 3 coisas, olha quanto mudou na Mestre:

Táticas Avançadas de Aquisição de Tráfego e Clientes - Fábio Ricotta (2)

7 – Ideias de Conteúdo

Quer entregar conteúdo que seu público goste? A gente fica sempre procurando em como vamos entregar conteúdo que nossos clientes e nosso público queira. Mas você já perguntou diretamente para sua audiência o que ela quer ler?

Automatize um email personalizado para sua audiência, direcionado pessoalmente, com o nome da pessoa, e faça essa pergunta. Faça com que seus visitantes e clientes digam o que querem ler.

O que representa isso? É nada mais nada menos do que a sua audiência falando o que quer em seu blog. E o resultado é ter ideias de conteúdo todo o dia em sua caixa de emails.

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Isso é só começo. Para aprender mais táticas avançadas para gerar mais tráfego para seu site, assista à palestra de Fábio Ricotta no RD Summit 2015, que acontecerá dias 29 e 30 de outubro em Florianópolis.

Acesse http://rdsummit.com.br e garanta a sua inscrição.

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