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Técnicas avançadas para customização de anúncios no Facebook

Em um ambiente com mais de 1 bilhão de usuários, onde os visitantes passam uma parte significativa do seu tempo se informando, compartilhando conteúdos e atualizando sua vida social, as empresas, por mais diferentes que sejam seus segmentos, não podem deixar de estar presente. O Facebook representa, hoje, um dos principais canais de comunicação com o público.

Na rede social é possível encontrar informações úteis para segmentação de campanhas, disponibilizadas pelos próprios usuários em suas páginas de perfil, onde eles deixam público seus interesses.Em constante atualização, o Facebook atualmente conta com recursos que não poderíamos deixar de compartilhar por aqui.

Nesse post vamos explorar alguns deles que podem tornar seus anúncios mais segmentados, estratégicos e, dessa forma, melhorar o ROI das campanhas de sua empresa na rede social.

Anúncios no Facebook: o poder da customização

O Facebook define seus anúncios como: o alcance a audiência exata que você procura com anúncios relevantes e segmentados.

Os principais objetivos dos anúncios na rede social são comunicados gerais da empresa, promoção de uma oferta específica, como um material ou um evento, e construção de uma nova audiência. Para a criação dos anúncios no Facebook, recomendamos a leitura do nosso eBook sobre Facebook Ads:

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A ideia desse post é mostrar alguns recursos mais avançados que sua empresa pode se beneficiar. Primeiramente recomendamos que você utilize o Facebook Power Editor, um plugin do Facebook que permite gerenciar os anúncios, salvar histórico das audiências de campanhas criadas para futuras campanhas.

Customização Avançada: encontrando perfis de interesse

A ideia principal da customização avançada é possibilitar que sua empresa alcance no Facebook uma lista de pessoas com as quais já teve contato antes.

Isso pode ser muito interessante em dois casos:  empresas que possuem um bom número de emails em sua base e querem trazer essa audiência para o Facebook e empresas que já tenham um relacionamento prévio com alguns contatos e queiram alcançar esses contatos novamente em um canal diferente.

Para esse segundo caso, uma possibilidade bastante efetiva é, depois de atrair os visitantes com ofertas de topo de funil, fazer uma segmentação de Leads e exportar essa lista para a customização avançada no Facebook. Com isso é possível ofertar, de uma maneira menos agressiva que o email, as ofertas de meio de funil, já mais direcionadas ao produto.

Existem alguns tipos de informações que podem ser inseridos para que o Facebook identifique os perfis desejados: e-mail, telefone ou número de identificação do usuário na rede. A não ser em casos específicos, a maioria das empresas trabalha com o critério de e-mail pela facilidade ao acesso dessa informação. É possível encontrar os perfis correspondentes dentro da rede, permitindo que seu gerenciador de campanhas tenha listas específicas para seus contatos e que  seus anúncios sejam exibidos apenas para listas selecionadas.

Para isso, o procedimento é subir a base de e-mails que sua empresa possui pelo Power Editor na parte intitulada “Público”.Mas, atenção: o Facebook faz esse “casamento” de e-mail e perfis apenas quando são exatamente iguais. Por isso, as  empresas que possuem negócios B2B e que tendem a ter o e-mail corporativo dos seus Leads podem ter um percentual menor de perfis compatíveis compatíveis.

Para iniciar o processo, no Power Editor, selecione Create Audience (Criar Público). Você deve dar um nome para essa audiência criada e escolher o tipo de arquivo que será importado: emails, telefones, etc. Confira abaixo: Customizar público no Facebook Ads Criar público no FB Ads É possível também atualizar a lista já existente adicionando novos e-mails, selecionando a opção de Adicionar usuários dentro da lista e inserir um novo arquivo com os contatos recentes. Se você quiser um passo a passo mais detalhado, confira esse post aqui publicado pela Agência Mestre.

Depois de criada a lista, pode demorar até algumas horas para a segmentação estar disponível. Quando estiver liberada, você já pode criar os anúncios segmentados. A criação dos anúncios inicia-se de maneira padrão, vai ser diferente apenas na etapa de interesses e categorias amplas, onde deve aparecer mais uma opção que é o público personalizado, exibindo as listas existentes.

Lookalike: aumentando o alcance entre perfis parecidos

O Lookalike permite que, a partir de uma audiência customizada, o Facebook encontre algumas características em comum entre os perfis e aumente o alcance do anúncio para uma audiência semelhante. Esse recurso pode ser explorado com alguns objetivos mais específicos além do aumento do alcance digital. Por exemplo, se sua empresa exportar uma lista de clientes ou Leads qualificados, ele pode exibir os anúncios para outras pessoas que tenham características semelhantes. Se o seu anúncio tiver uma boa oferta, há chances efetivas de gerar Leads qualificados a um custo bastante acessível.

Outro exemplo é o caso de sua empresa estar iniciando as atividades em um outro território que ainda não possui uma audiência consolidada. O Lookalike permite que, a partir do perfil de usuário que sua empresa determinou na criação das listas customizadas, o Facebook encontre na nova região de atuação de sua empresa uma audiência semelhante. Quanto maior for a lista de Audiência Personalizada, maior a chance de sucesso neste recurso, já que quanto mais pessoas disponíveis tiver nas listas, maior são as informações para o Facebook criar um público Lookalike viável.

Tendo a possibilidade de segmentar de maneira avançada os públicos, vale a pena investir um pouco mais de tempo em anúncios para se tornem específicos para aquela audiência. Algumas empresas chegam a criar anúncios para apenas um usuário. Ao ver a peça com seu nome, a tendência é que ele preste mais atenção na mensagem divulgada.

Mais uma vez, é importante acompanhar os resultados de perto e utilizar feramentas que ajudem a monitorar a eficácia das campanhas e a saber se estão sendo atingidos os objetivos que levantamos no começo do post: o retorno sobre o investimento e o alinhamento das métricas de marketing digital.

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