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As principais tendências de Marketing de Conteúdo para 2016

Conheça as tendências de Marketing de Conteúdo para 2016 de acordo com uma pesquisa com 2725 participantes e saiba se sua empresa está no caminho certo!

Você sabia que o conteúdo que sua empresa produz pode estar diretamente relacionado ao aumento de tráfego e de geração de Leads?

Esses e outros dados foram revelados pela pesquisa Content Trends 2016, realizada pela Rock Content entre os dias 11 e 26 de abril.

A pesquisa contou com a participação de 2725 participantes de todo o Brasil e mostra as principais tendências de Marketing de Conteúdo para o ano de 2016.

Entre as empresas participantes, 70% afirmaram utilizar Marketing de Conteúdo. E a principal razão pela qual as demais empresas não adotam a metodologia é o desconhecimento da estratégia (54,3%).

Diluindo os dados por segmentos, o resultado da pesquisa em relação à adoção do Marketing de Conteúdo ficou:

  • 79% – Agência de Marketing / Propaganda
  • 75% – Consultoria
  • 73% – Software / Cloud / SaaS
  • 73% – Educação
  • 70% – Veículo de Comunicação
  • 52% – Serviços para o consumidor
  • 40% – Ecommerce

Mas isso é só o começo. Foram pesquisados também dados relacionados a planejamento, orçamento, uso das redes sociais, critérios de sucesso e mais.

A seguir, confira os principais insights que tiramos da pesquisa. Para ler o relatório completo, acesse a página da Content Trends.

Empresas que adotam Marketing de Conteúdo geram 4x mais visitas e 5x mais Leads

Os resultados da adoção de Marketing de Conteúdo aparece de forma explícita em duas das principais métricas do funil de vendas: visitantes e Leads.

Sempre falamos que entregar conteúdo relevante para o visitante – e não apenas informações institucionais – é um fator fundamental para o sucesso em uma estratégia de Marketing Digital de resultados.

Isso porque entregar conteúdo de qualidade – e gratuito – gera bastante valor para o usuário e é um diferencial muito valioso para a tomada de decisão.

O impacto da adoção do Marketing de Conteúdo em tráfego acontece porque nem sempre as pessoas estão procurando exatamente pelo seu produto, mas sim pela solução de um problema. Dessa forma, primeiro o visitante encontra um conteúdo relacionado a este problema e depois descobre que o seu produto pode resolvê-lo.

Assim como na geração de tráfego, o impacto do Marketing de Conteúdo na geração de Leads é similar. É normal que sites possuam formulários de “contato” ou “fale conosco” para serem preenchidos. Ao colocar um conteúdo atrás desses formulários, sua empresa consegue manter um relacionamento via Email Marketing com esses (agora) Leads até o momento em que eles estejam prontos para o processo de decisão de compra.

Média de visitas:

  • 49.030 – Adota Marketing de Conteúdo
  • 11.508 – Não adota Marketing de Conteúdo

Média de Leads:

  • 1.233 – Adota Marketing de Conteúdo
  • 224 – Não adota Marketing de Conteúdo

Métricas acompanhadas

Além do mais, a geração de tráfego e de Leads são as métricas mais acompanhadas pelas empresas. Os resultados da pesquisa mostram que as métricas de sucesso consideradas pelas empresas são:

  • 45,1% – Tráfego
  • 34,9% – Leads
  • 34,5% – Taxa de Conversão
  • 32,4% – Vendas
  • 24,5% – Rankeamento no Google (SEO)

Objetivos buscados

Diferente da pesquisa anterior, em que o objetivo mais citado pelas empresas foi fidelização de cliente, em 2016 os resultados mostraram que o objetivo mais buscado pelas empresas é a de geração de Leads.

Utilizar Marketing de Conteúdo para gerar Leads é uma estratégia que comprovodamente funciona. A própria Resultados Digitais foca bastante no conteúdo como tática de geração de Leads.

De acordo com os entrevistados, os principais objetivos são:

  • 63,5% – Geração de Leads
  • 56,2% – Vendas
  • 55,9% – Reconhecimento da marca

Saiba mais:

Apenas 31% das empresas documentam a estratégia de Marketing de Conteúdo

Fazer Marketing de Conteúdo é um processo que pode ser desenvolvido ao longo do tempo. Mas, como fazer isso? Como saber quais estratégias estão funcionando? Como saber quais são os melhores tipos de conteúdo para meu negócio? Em quais canais tenho mais resultados?

Perguntas como essas só podem ser respondidas se você documentar a sua estratégia. No entanto, apenas 31% das empresas possuem esse documento. Os outros resultados mostram que 52,2% não documentam a estratégia e 16,8% sequer possuem uma.

Com um planejamento de conteúdo definido e bem documentado, é possível atingir resultados cada vez melhores. O que recomendamos é que sua empresa documente muito bem as personas, o calendário de conteúdo, os processos de produção, canais para promoção e as métricas que serão usadas para definir o sucesso.

Saiba mais:

Empresas que publicam conteúdo no blog têm 3,7x mais visitas

O impacto do blog no tráfego de um site é outro ponto de bastante destaque na pesquisa. Aqui no blog já falamos muito da importância desse canal não só como gerador de tráfego como também de relacionamento com a audiência.

A pesquisa mostra também que 61,7% das empresas publicam conteúdo em blog. E essas empresas possuem 3,7 vezes mais visitas do que as demais.

Em números absolutos, a média mensal de visitas para empresas com e sem blog é:

  • 63.040 – Com blog
  • 17.100 – Sem blog

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50% das empresas brasileiras aumentaram os investimentos em Marketing de Conteúdo entre 2015 e 2016

Um dado interessante e que comprovou que a adoção do Marketing de Conteúdo está cada vez mais frequente entre as empresas é em relação ao investimento.

Os resultados da pesquisa mostraram que 50% das empresas aumentaram os investimentos em Marketing de Conteúdo entre 2015 e 2016. O valor médio investido por cada empresa é de 28,1% do orçamento de marketing.

Para 2017, 67% das organizações pretendem aumentar seus investimentos em Marketing de Conteúdo, enquanto 28% têm a intenção de estabilizar e apenas 5% desejam diminuir.

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Bônus: Infográfico de Tendências de Marketing de Conteúdo para 2016

O infográfico abaixo, também produzido pela Rock Content, mostra visualmente como está o panorama das empresas brasileiras entrevistadas na pesquisa em relação à adoção do Marketing de Conteúdo, estratégias utilizadas e mais.

Infografico Marketing de Conteudo tendencias 2016

Confira mais tendências de Marketing de Conteúdo

E sua empresa? Já está seguindo as principais tendências de Marketing de Conteúdo para se destacar perante a concorrência?

Esse post mostra os principais insights da pesquisa, mas caso você queira saber sobre todos os demais itens pesquisados, faça aqui o download do relatório Content Trends 2016.

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