Thank you Pages: O que são e o que sua empresa precisa saber


Thank you pages

Em nosso Webinar sobre Landing Pages, mostramos qual a importância da criação de uma página que possui como objetivo principal a conversão de visitantes em Leads.

Normalmente, após essa conversão, o “novo Lead” é redirecionado para alguma outra página, seja ela a página inicial do site, o próprio material em PDF ou vídeo, o blog, etc. O que recomendamos, porém, é que sua empresa não desperdice este momento em que acabou de gerar um Lead redirecionando-o para algum das páginas citadas acima. Uma página de agradecimento, ou Thank you Page, pode trazer diversos benefícios para seu negócio e é sobre esse tipo de página que falamos hoje.

O que é uma Thank you Page?

Em suma, uma Thank you Page pode ser definida como o estágio final do processo de conversão de visitantes em Leads. Isso sugere que, se uma pessoa visualiza esta página, ela não é mais apenas um visitante desconhecido e sim um Lead do qual sua empresa possui o nome, email, e quaisquer outros dados que tenha sido solicitado na Landing Page. A Thank you Page, portanto, é o primeiro contato que uma pessoa terá com sua empresa após tornar-se um Lead.

Como o nome sugere, um dos principais elementos que não podem faltar em uma Thank you Page é uma mensagem de agradecimento. Independente do que foi ofertado para a conversão – um eBook, seminário, demo de produto, etc. – sua empresa deve agradecer ao Lead e dizer a ele o que acontecerá em seguida, ou seja, receberá o material por email, receberá a ligação de um representante de vendas, entre outros.

Essa instrução sobre o que acontecerá em seguida é justamente um dos dois objetivos principais de uma Thank you Page: suprir as expectativas do Lead. Uma vez que essa pessoa passou por todas as etapas do processo de conversão, ou seja, foi atraída pela oferta, interessou-se por ela e realizou a ação proposta na Landing Page, não há nada mais justo do que dar a essa pessoa aquilo que ela está esperando.

Assim sendo, se sua empresa ofereceu, por exemplo, um eBook, coloque um link para download em um lugar bem acessível, onde o Lead consiga visualizar e clicar sem precisar ficar procurando pela página. O mesmo acontece para uma oferta mais direta, como uma demonstração de produto. Se for o caso, não se esqueça de dizer para o Lead, na Thank you Page, que dentro de X horas alguém do comercial irá contatá-lo através de telefone, email, skype, etc.

Mensagem de agradecimento e call to action para fazer download

Exemplo de mensagem de agradecimento e link para fazer download do material.

Essa preocupação em relação ao suprimento das expectativas do Lead é de extrema importância para deixar uma boa impressão e fazer o Lead ter uma boa experiência dentro do site de sua empresa.

Objetivos da Thank you Page

Além de suprir as expectativas do Lead, o outro objetivo maior de uma Thank you Page é prover a ele uma maneira de continuar navegando no site. Como na Landing Page geralmente não há o menu de navegação – justamente para não tirar o foco do formulário de conversão – o primeiro passo para fazer o Lead continuar navegando na página da sua empresa é “devolver” a ele o menu de navegação do site.

Menu de navegação do site

Menu de navegação do site.

Acontece, porém, que o menu de navegação não é a única maneira de fazer o Lead continuar no site. Como a Thank you Page é uma página personalizada para a oferta da sua empresa, você tem o poder de sugerir para o Lead o que você quer que ele veja em seguida através do uso de Calls-to-Action.

Claro que você não irá colocar 45 Calls-to-Action na página. As mesmas dicas que damos para as Landing Pages sobre o foco na conversão também são válidas aqui, com a diferença que, nas Thank you Pages, chamamos essa nova conversão de reconversão.

Esse Call-to-Action para a reconversão também não precisa ser uma nova oferta ou uma tentativa de vender alguma coisa para o Lead. Lembre-se: ele acabou de realizar uma conversão, e muitas vezes está tendo o primeiro contato com sua empresa, então não é interessante ficar “empurrando” muita informação ainda. Pode ser, por exemplo, um pedido para seguir sua empresa nas redes sociais, um pedido para compartilhar o material nas redes sociais, etc.

Outras sugestões:

  • Botões para conectar-se às redes sociais da empresa;
  • Botões para compartilhar o material nas redes sociais;
  • Testemunhos a respeito da sua empresa ou produto;
  • Campo para assinar o blog da sua empresa, tanto através de email quanto RSS;
  • Links para alguns artigos relacionados no blog da sua empresa;
  • Banner promovendo seu seminário ou evento;
  • Espaço para feedback e comentários;
  • Um texto ou vídeo explicando o que sua empresa ou produto faz;
  • Informações básicas de contato (email, telefone, endereço);
  • Pesquisa rápida de opinião sobre determinado assunto (1 ou 2 perguntas com resultado imediato).

Enfim, é importante que sua Thank you Page responda a seguinte pergunta: “E agora?”. Quando um Lead passar pelo processo de conversão e chegar na Thank you Page, é extremamente importante que essa pergunta seja respondida, seja através das sugestões dadas acima, ou através de um texto ou um vídeo.

Importante: Se na sua Thank you Page houver botões para compartilhar o material nas redes sociais, não se esqueça de configurá-los para fazer os links tuitados/compartilhados apontarem para a Landing Page já que do contrário as pessoas que vierem através dessas redes não passarão pelo formulário de conversão.

Como fazer uma Thank you Page

Antes de sair montando sua Thank you Page, é importante pensar bem no “E Agora?” da página. Neste momento, há basicamente dois rumos para guiar a criação: personalizar de acordo com o objetivo da empresa ou de acordo com o momento de compra do Lead. Isso quer dizer que, dependendo da oferta, é possível presumir se os Leads são mais ou menos qualificados.

Caso sua empresa resolva criar a Thank you Page tendo como base os próprios objetivos, é importante usar Calls-to-action mais genéricos e elementos que valham para qualquer pessoa independente do relacionamento prévio do Lead com a empresa. São exemplos: espaço para comentários, botões para compartilhar e seguir nas redes sociais, artigos relacionados no blog, etc.

Já caso a página seja criada com base no estágio do Lead, é importante levar em consideração o nível do material (introdutório, intermediário, avançado) e o próprio relacionamento prévio do Lead com a empresa, ou seja, se esse Lead já baixou algum material, se já é cliente, etc.

Um exemplo de fácil implementação é quando sua empresa for lançar um novo material para a geração de Leads e enviar um email marketing para sua atual base. Neste caso, é interessante fazer duas Landing Pages e duas Thank you Pages:

- Uma Landing Page cujo link será enviado por email para a atual base de Leads, junto com uma Thank you Page criada com a consciência de que o Lead que chegará nela já realizou alguma conversão no site, ou seja, já conhece sua empresa e está mais suscetível a realizar uma nova conversão mais direta.

- A outra Landing Page, e a sua Thank you Page, deve estar preparada para receber aquelas pessoas que ainda não possuem um relacionamento prévio com sua empresa. Assim sendo, a Thank you Page deve ser criada sabendo que a maioria dos Leads que lá chegarem terão o primeiro contato com sua empresa.

O esquema abaixo mostra o processo de criação e otimização de uma Thank you Page: definição de objetivos e público alvo, criação, teste e análise de pontos a serem otimizados.

Processo de criação da Thank you Page

Thank you Mail

Além da Thank you Page, outro assunto que deve ser levado em consideração em uma campanha de geração de Leads é o Thank you Mail. Trata-se basicamente de um email enviado ao Lead no momento em que ele realiza a conversão no site

No caso do email de agradecimento, recomendamos não enviar nada além do necessário. Como muitas vezes este será o primeiro email que o Lead receberá de sua empresa, é interessante que seja enviado com um teor mais pessoal, somente com texto e até mesmo assinado por alguém de sua empresa.

A grande vantagem de fazer isso é que, como o email não ficará parecido com um email marketing cheio de imagens e com “cara de que quer vender”, o Lead não irá tentar se descadastrar do seu mailing em um primeiro momento, dando assim a chance de você enviar novos emails de nutrição.

Os mesmos objetivos das Thank you Pages também são válidos aqui:

  • Suprir as expectativas do Lead, agradecendo o interesse pelo download e indicando a ele o link para acessar o conteúdo;
  • Indicar o próximo passo, dizendo, por exemplo, para o Lead seguir sua empresa nas redes sociais. O que sugerimos é não dar muitas opções no email, a fim de não deixá-lo muito extenso e não fazer o Lead “se perder” em meio aos links.

Saiba mais:

Assista gratuitamente Webinar Como criar Landing Pages efetivas

Software de Marketing Digital - RD Station


Categorias: Páginas de Conversão (Landing Pages)