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Como usar uma Página de Empresa no LinkedIn para divulgar seu negócio

O LinkedIn já percorreu um longo caminho. Por anos, era conhecido apenas como uma plataforma para postar currículos e procurar emprego online. Muita coisa mudou e hoje ele se tornou uma rede social robusta, que oferece diversas oportunidades para marketing e vendas. Diferente do Twitter e do Facebook, que são focados em relacionamento pessoal, o LinkedIn é uma plataforma líder em relacionamento voltado para negócios.

Segundo seu CEO, Jeff Weiner, os membros que fazem parte do LinkedIn são os mais influentes, bem sucedidos e mais bem educados da web. Hoje, essa rede já possui mais de 200 milhões de usuários registrados, originários de mais de 200 países diferentes. Destes, 3 milhões são negócios que possuem uma página de empresa. Outro número divulgado pelo próprio LinkedIn mostra que novos perfis de profissionais são criados a cada 2 segundos, mostrando como é veloz o número de adesões e como a rede vem crescendo no decorrer do tempo.

Em outro post, demos algumas dicas de Como Gerar Leads usando os grupos do LinkedIn. Neste, vamos falar de um componente muito importante na geração de Leads e do aumento das oportunidades de vendas: as Páginas de Empresas.

Então, se seus clientes são outras empresas de nicho e indústria específicos, não se preocupe: oportunidades de networking e marketing são abundantes no LinkedIn. Mas, por onde começar?

Comece certo: Páginas de Empresas X Perfil Individual

Algo que temos percebido com certa frequência é a confusão que existe no momento em que empresas decidem participar do LinkedIn. Uma dúvida parecida surgiu no Facebook: criar um perfil ou uma página? O correto é começar pelo perfil pessoal e, a partir dele, construir a Página de Empresa.

Construir um perfil para sua empresa não só está errado como vai prejudicar todo o processo de geração de oportunidades que a plataforma oferece. O perfil deve ser exclusivo para indivíduos como as Páginas de Empresas são para negócios.

Comece já: construa sua Página de Empresa no LinkedIn

Se você ainda não possui uma página, não perca mais tempo. Para criar uma página é simples: no Menu, selecione Interesses / Empresas e, depois, clique em “Adicionar uma empresa”.

Imagem e credibilidade: A imagem de capa é a primeira coisa que seus visitantes ou seguidores vêem quando acessam sua página, então, providencie uma que seja adequada à sua identidade visual e ao conceito que deseja transmitir na rede. Na Página de Empresa do LinkedIn é possível criar abas adicionais para seus produtos/serviços e, nelas, você pode solicitar recomendações de seus clientes – que podem aumentar sua credibilidade.

Divulgue seu conteúdo: Depois que a página estiver pronta, faça atualizações regulares. Se você possui um Blog, aproveite para divulgar seus post e até mesmo seus materiais de conteúdo rico no LinkedIn.

Vá além de seus produtos e serviços, use ao máximo a capacidade multimídia que o LinkedIn oferece e compartilhe também seus conteúdos como Vídeos, PDFs, eBooks, Whitepapers, Webinars e qualquer outro material que seja relevante e, sobretudo, tenha qualidade. Essa é uma forma simples de interação através do LinkedIn que lhe permitirá permanecer como Top of Mind, seja com um cliente ou um prospect. Seja participativo e tente manter sua presença sempre ativa na rede.

Além de gerar tráfego qualificado para seu endereço, você vai poder acompanhar a aceitação do conteúdo por meio de métricas como impressões, curtidas, compartilhamentos e comentários. Essas mesmas métricas vão ajudar você a entender o que funciona melhor com seus seguidores e onde é possível melhorar.

Mantenha a disciplina, a consistência e o engajamento

Como em qualquer ação de Marketing Digital, formar uma audiência envolve não só produção de conteúdo de qualidade, como manter a consistência e a frequência das publicações. Veja algumas estratégias que podem ser aplicadas para ajudar nos seus resultados:

1. Defina alguém da equipe como responsável pelas atualizações da Página e que possa coordenar os conteúdos que serão postados, além de analisar se esses conteúdos possuem uma performance dentro das metas da empresa para esse canal.

2. Dependendo da gama de produtos e serviços que a empresa possui, é interessante dividir a página em abas e, se for possível, delegar responsáveis para cada área específica. Desta forma, o processo de gerenciamento fica mais dinâmico e permite também diversificação de conteúdo com mais agilidade.

3. Mantenha a equipe sempre engajada, seja no compartilhamento de conteúdos postados na Página de Empresa, ou com conteúdos postados em grupos. Como o sucesso na rede gira em torno de conteúdo de qualidade e recomendações, a cada profissional de sua empresa que compartilha uma publicação, o seu poder de alcance será ainda maior.

Aumente seu alcance por meio de outras redes

Nada tem impacto mais imediato no comportamento das pessoas quanto as recomendações de amigos de confiança, familiares e colegas de trabalho. Ao postar um conteúdo na sua Página de Empresa, seus seguidores têm a possibilidade de ir além de comentar e compartilhar com sua rede de primeiro grau. Se gostarem do conteúdo, é possível que eles recomendem também em outras redes, ampliando o alcance do seu material. Ou seja, uma oportunidade extra para trazer mais membros para sua página e convertê-los em seguidores.

Mas, como atrair mais seguidores para sua página? Aqui estão algumas ideias:

Use os plugins sociais do LinkedIn – Estes plugins são botões que indicam que você é um membro ativo dentro da rede do LinkedIn. Existem duas opções: uma de compartilhamento de conteúdo e outra que permite que seus visitantes sigam a sua página. A dica é adicionar esses plugins ao seu site, blog, post e campanhas de Email Marketing – para assim atrair mais seguidores e impulsionar seu conteúdo.

Convide – Aproveite para convidar os contatos que você possui em outras redes, como Twitter e Facebook: chame as pessoas para visitarem sua página e passarem a segui-la. Outra opção é aproveitar o envio de uma campanha de Email Marketing para sua base de contatos, incluindo um breve texto convidando o leitor a visitá-la.

Outra possibilidade é usar o seu perfil pessoal para encontrar clientes e prospects e mandar uma mensagem a eles, convidando-os a acessar e curtir a página – o LinkedIn permite até 50 destinatários por mensagem.

Como qualquer outra rede social, para estabelecer uma presença significativa leva tempo e não vai acontecer de forma imediata. Mas os resultados são ótimos, pois o LinkedIn possui uma audiência bastante qualificada principalmente para empresas B2B. Não perca mais tempo e comece hoje mesmo!

Crédito da imagem em destaque: Shutterstock

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