Vendas Online: como ser encontrado na internet e aumentar vendas no seu site

O conteúdo escrito com técnicas de SEO no site e no blog tem grandes chances de aumentar as vendas de sua loja virtual

Profite
Profite9 de junho de 2018
Semana da Transformação Digital

O que fazer para ser encontrado pelo cliente e gerar vendas online?

Essa pode ser a sua dúvida e a de muitas pessoas que possuem uma loja virtual e têm a responsabilidade de fazer o financeiro girar, a venda de mercadorias acontecer e a empresa ficar de pé.

Em vez de ler, que tal ouvir o post? Experimente no player abaixo:

O acesso à internet disponibiliza milhões de dicas e informações sobre vendas online e você fica com medo de investir e dar errado. Mas, como dizia minha mãe, quando eu perguntava se deveria fazer algo arriscado, quem não arrisca não petisca — ou seja, quem não arrisca não tem a chance de receber o prêmio.

Agora, jogar-se no vazio também não é aconselhável. Este artigo tem o objetivo de mostrar como o conteúdo escrito com técnicas de SEO no site e no blog tem grandes chances de aumentar suas vendas online. Você vai acompanhar exemplos reais de como isso é possível.

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Entenda como funciona o “prosumidor” e o processo de busca na internet

O consumidor de hoje é chamado por alguns teóricos de “prosumidor. Ele consome inúmeras informações online, ou seja, pesquisa tudo sobre o que deseja.

É o prosumidor, que vai atrás da marca e produto. Se ele quer um carro, celular ou mesa de jantar, ele vai buscar anúncios, dados, mensagens, referências e conhecimento sobre isso.

Nesse processo o prosumidor também produz informações relacionadas ao seu comportamento durante a pesquisa.

Ele faz uma varredura de dados para entender como o produto ou serviço que ele deseja funciona e quem oferece a melhor opção. O consumidor de agora realiza multitarefas. Então sua atenção é curta: ele só vai se interessar por uma informação ou produto que realmente esteja de acordo com sua necessidade e desejo.

Como ele faz essa pesquisa? Direto nos buscadores de pesquisa como Google, Yahoo!, Bing, entre outros. Você mesmo já deve ter feito isso no Google, ao digitar a palavra de um determinado produto com o objetivo de obter informações para finalmente comprar.

Esses buscadores têm algoritmos que analisam e indexam os sites e suas informações. Quando você busca por uma palavra-chave, o buscador mostra sites e blogs com mais relevância, que forneçam informações e conhecimentos úteis. Então, lista os melhores na primeira página.

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A era da infobesidade

De acordo com Fátima Hassan Caldeira, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) vivemos um período chamado de infobesidade. E, nesse contexto, para que servem os buscadores?

A expansão e multiplicação de conteúdos e informações é algo imenso. Nenhum ser humano seria capaz de selecionar quais os melhores, pois levaria uma eternidade. Por isso é tão importante um mecanismo de busca para filtrar e validar a informação.

Como os buscadores selecionam as melhores informações?

Uma boa analogia é a lei da natureza: os mais fortes sobrevivem. As melhores informações são selecionadas e apresentadas ao usuário. No caso da gigante Google, que tem mais de 3 bilhões de pesquisas por dia, essa apuração possui diversos fatores, como a experiência do cliente.

O Google analisa a quantidade de acessos da página, blog ou site, os cliques em seus links internos, o tempo que o usuário navegou e, principalmente, se ele comprou, adquiriu ou leu seu conteúdo.

Os buscadores querem oferecer a melhor opção ao usuário. Depois de analisar todos os dados relacionado à busca (informação/produto) feito pelo prosumidor (consumidor), ele lista os que têm maior autoridade e relevância sobre determinada pesquisa.

Se o seu site for a melhor opção para a informação que o prosumidor quer, os buscadores irão colocá-lo na primeira página de pesquisa, no topo, acima de todas as outras informações. Isso pode aumentar as suas vendas online, fazendo seu site ganhar cada vez mais autoridade. Mais autoridade, mais visibilidade, mais relevância e, consequentemente, mais acessos.

Veja na imagem um exemplo de busca por “perfumes” e tente descobrir de quem é autoridade nas buscas.

Na época em que fizemos essa pesquisa, a maior autoridade, ou seja, o site onde os clientes tinham a melhor experiência de compra, de serviço e de informações sobre perfume era a Época Cosméticos.

Se você tem um ecommerce, todo o seu conteúdo, ou seja, todas as informações precisam estar de acordo com as técnicas SEO. São elas que mostram para os buscadores que você é a melhor opção para o consumidor quando ele pesquisa sobre aquilo que você vende.

Veja mais um exemplo de busca e tente descobrir quem é autoridade em livros de ficção:

Nesse segundo exemplo, as maiores autoridades para o termo “livros de ficção” buscado no Google eram, em primeiro lugar, a Fnac e, em segundo, a Saraiva. O terceiro e o quarto lugares eram ocupados pelos blogs Gaúcha ZH e Livro e Café.

O Google, após análises de dados de alta complexidade e precisão, dispôs os resultados dos links com as melhores informações sobre “livros de ficção”.

Os mais fortes sobrevivem no topo, os mais preparados para fornecer ao cliente uma experiência acertada e feliz. Se o Google pudesse falar, esta seria a mensagem:

De acordo com todas as informações de todos os outros clientes que interagiram com sites e blogs sobre livros de ficção, esta lista acima relaciona os que oferecem a melhor experiência ao consumidor.

Veja agora um exemplo prático de busca online para o termo “tênis para correr”:

Os dois primeiros resultados são pagos. Eles estão no topo porque alguém está pagando por eles. São os chamados links patrocinados. Mas nem todos podem arcar com custos tão altos.

Os resultados logo abaixo foram selecionados pelo Google, que entendeu que são os mais relevantes para satisfazer minha procura por informações sobre “tênis de corrida”.

O que o Google vai dizer na internet sobre seu site após visitá-lo?

Os robôs do Google fazem milhões de visitas a sites e blogs para analisá-los. Eles querem saber se o seu site ou blog, juntamente com todas páginas e textos escritos dentro dele, podem oferecer uma experiência incrível para quem o acessar.

O Google usa vários critérios para ranqueamento, como velocidade do site, responsividade,  se o site usou palavras-chave de acordo com o seu negócio ou serviço, o tempo que o cliente passou navegando no site, entre outros.

Se isso oferecer a melhor experiência ao cliente, você entra para o topo dos resultados orgânicos e fica na primeira página.

A experiência do cliente que faz o site de vendas online ter sucesso

Na pesquisa que eu fiz, cliquei logo no primeiro link: “os vinte melhores tênis para correr”. Isso me chamou a atenção mais do que qualquer outro. Porque, além de querer um tênis para correr, eu descobriria os melhores, e quem não quer comprar o melhor? Quem não quer dicas para acertar na compra?

Eu li o conteúdo que me fez navegar nos links internos dos tênis para correr. É um conteúdo incrível, com palavras-chave relacionadas ao universo do tênis de corrida. Esse anúncio me chamou mais atenção do que os anúncios pagos da Adidas e da Nike no topo da pesquisa.

O artigo me ofereceu um conteúdo rico, com informações que foram importantes para que eu decidisse o que comprar. Eu fui parar num site que não conhecia e que me ofereceu mais do que a venda de um produto: ofereceu a oportunidade de comprar com a certeza de que seria a melhor escolha.

Observe abaixo como o artigo é iniciado. Ele já lança uma pergunta que fala da dificuldade de encontrar o tênis de corrida certo.

O texto usou palavras-chave como “tênis de corrida” e “tênis para correr”, usou a maioria das técnicas de SEO e ofereceu informações incríveis sobre os tênis. Um site desconhecido para mim que acabou ganhando relevância com informações úteis.

Esse exemplo mostra que ter um conteúdo útil pode colocar você na frente dos concorrentes gigantes. Quer ser achado em meio a uma multidão de anúncios e aumentar suas vendas online? O conteúdo do seu site ou blog com técnicas SEO podem ajudar.

O que é conteúdo com técnicas SEO

  • É um artigo, post ou página que contém informações úteis e relevantes sobre determinado produto ou serviço que você oferece e que propõe soluções de problemas ou satisfaz os desejos de inúmeros clientes.
  • Esses textos são gerados para alcançar vendas ou criar um relacionamento de fidelidade da marca com o cliente e do cliente com a marca.
  • São desenvolvidos com o uso de técnicas SEO com objetivo de serem encontrados pelos prosumidores por meio dos buscadores online como o Google e outros.
  • As informações são criadas de acordo com as palavras-chave mais relacionados ao seu negócio, produto ou serviço e que são as mais buscadas pelos prosumidores ao realizarem pesquisas nos buscadores online.

Quer saber mais sobre SEO e algumas técnicas fundamentais? Leia o post Como fazer uma otimização de SEO On-Page.

A presença digital: visibilidade

Os conteúdos, artigos, descrições de produtos e informações do site ou blog criados de acordo com técnicas SEO são a nova vitrine na qual seu ecommerce e produtos podem ser encontrados pelos consumidores. Esse é o ponto. Essas técnicas mostram o caminho até a sua loja virtual e seu produto.

Mostre aos prosumidores onde você está. E, se eles interagirem com a sua loja virtual, o Google vai saber disso e vai melhorar seu posicionamento.

Existem muitos sites e blogs que investem na melhor experiência do cliente. Dessa forma ele encontra o que procura, de maneira rápida e satisfatória. Se você quer aumentar suas vendas online, então precisa estar disposto a dar o melhor para o seu cliente.

Existem lojas virtuais que não vendem porque ninguém sabe que elas existem — ou seja, elas não têm presença digital

O novo consumidor não quer ser tratado com um número, ele quer sentir que seu site foi feito pra ele, para fazê-lo feliz. Você está disposto a isso? Você tem visibilidade? Cadê você no meio da multidão?

Dados sobre vendas online em 2017 mostram que 25 milhões de pessoas fizeram ao menos uma compra online no Brasil. As datas que se destacam em faturamento são:

  • Dia das Mães: 1,9 bilhão de reais;
  • Dia dos Namorados: 1,71 bilhão de reais;
  • Dia dos Pais: 1,94 bilhão;
  • Black Friday: 2,1 bilhões.

Sua loja virtual conseguiu quanto dessa fatia? Os prosumidores querem comprar, mas desde que seus produtos e seu site sejam a melhor opção.

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Escrito por Davi Defensor, redator de SEO da Profite

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