Blog de Marketing Digital de Resultados

Como um vídeo explicativo pode potencializar a sua estratégia de Inbound Marketing

Neste post, a Conexorama conta como os vídeos e o Inbound têm tudo para andarem juntos e potencializarem os resultados da sua empresa

Você já observou que cada vez mais encontramos na home dos sites, de qualquer segmento mas principalmente de tecnologia, um vídeo explicativo (quase um desenho animado), narrado com um storytelling, aguardando você dar um play? Pode observar, por exemplo, até mesmo aqui na home do site da Resultados Digitais.

Que trabalhar com vídeo é uma excelente escolha para o Marketing Digital provavelmente você já sabe. Mas quais motivos levam as empresas a trabalharem com o vídeo explicativo, e como ele tem impactado na metodologia de Inbound Marketing?

Como CEO da Conexorama, agência pioneira que unificou Inbound Marketing e vídeos explicativos dentro de uma metodologia exclusiva, fui convidado a participar aqui novamente para contar, por meio da nossa experiência, como os vídeos e o Inbound têm tudo para andarem juntos e potencializarem os resultados da sua empresa. Entenda mais!

O que é um vídeo explicativo?

Existem diversos formatos para um vídeo explicativo, tais como vídeo em 2D, vídeo em 3D, live action, motion graphics, whiteboard, testemunhal e o que produzimos, que é o vídeo explicativo de motion design.

Não existe um formato “vencedor”, o mais importante é que a mensagem transmitida seja consumida rapidamente, de modo interativo e para encantar, sem esquecer de explicar o assunto em questão.

Mas qual o assunto? É indicado que sua empresa tenha pelo menos um vídeo explicativo sobre a sua proposta de valor (dor versus ganho para o consumidor). Contudo, pode ir além, como fizemos este ano criando uma rotina para explicar determinados assuntos diretamente no formato de vídeos explicativos.

Assim, na prática, para entender melhor, dá um play nesse vídeo explicativo, que explica em 30 segundos o que é um vídeo explicativo. Ele ficou bem explicativo. :D

Acredito que agora ficou mais claro e, assim, podemos direcionar nossa atenção sobre como o vídeo se encaixa no Inbound Marketing. Vamos em frente!

1. O vídeo explicativo ajuda em SEO

Um dos pilares do Inbound Marketing é o SEO (o posicionamento orgânico nos buscadores), que, quando bem trabalhado, melhora o ranqueamento e potencializa em múltiplos a quantidade de visitantes do seu site. Para entender melhor sobre SEO, veja o Guia Completo de SEO.

Nesse contexto, quem trabalha com Marketing Digital já está habituado a dar uma atenção sobre vários elementos de SEO nas suas principais páginas, como a própria home page. Focar em uma keyword, densidade de conteúdo, velocidade do site, estrutura dos headings etc. são exemplos de cuidados. Um dos pontos-chave no ranqueamento é o tempo de permanência (de navegação) na página.

Nesse contexto, um vídeo explicativo, além de ajudar na comunicação, atua diretamente sobre esse ponto, já que aumenta em 30 segundos, em média, o tempo da navegação quando adicionado em uma página.

Assim, adicionar um (ou mais) vídeos explicativos em uma página-chave para sua estratégia é, portanto, uma ação também de SEO.

Aqui você pode estar se perguntando acerca do tempo médio indicado para um vídeo, ou seja, já que ajuda no tempo de navegação, não seria o caso de ter um vídeo de 5 minutos? Na verdade não. Estudos indicam que a média de consumo do vídeo é de 30 segundos (80%) até 1 minuto (65%) de quem dá o play no vídeo.

Veja por você mesmo: quantas vezes assistiu até o final a um vídeo que passou de um minuto?

2. Vídeo explicativo ajuda em contatos de oportunidades

Um dos artigos mais populares do nosso blog é um texto em que mostramos que usamos pelo menos quatro formatos de Landing Pages para cada material lançado. Dentre esses formatos, um é chave: Thank You Page (TYP).

Ter uma TYP é por demais importante pois é ali que se encontra o link final do material rico (do eBook, webinar, planilha etc.). Será por meio dessa página que ficará super fácil controlar o custo por Lead em anúncios. Além disso, você pode colocar uma chamada direta para um pedido de atendimento, na parte inferior da sua Thank You Page.

E aqui novamente um vídeo explicativo encaixa-se perfeitamente. Adicionar um vídeo ao lado de um formulário de atendimento na TYP ajuda a potencializar a quantidade de contatos que são oportunidades para sua equipe comercial.

Para exemplificar, mostramos a Thank You Page de um cliente para quem produzimos um vídeo explicativo.

vídeo explicativo na thank you áge

Com esse formato, tivemos um crescimento de 25% na quantidade de pedido de atendimento, considerando a média levantada pela nossa agência diante de todos os nossos clientes.

3. Vídeo explicativo ajuda growth em viralização

Você já ouviu falar sobre o growth hacking? Em poucas palavras é o Marketing Digital orientado a experimentos, que é responsável pelo crescimento estrondoso de diversas empresas, como a própria Resultados Digitais, referência no assunto.

Para se aprofundar no assunto, conheça o Guia definitivo do Growth Hacking.

Um dos objetivos do growth hacking são ações de viralização. Aqui, sem sombra de dúvidas estamos novamente falando de vídeo.

Logicamente que não precisa ser um vídeo explicativo, mas, quando bem feito e com a intenção de viralizar, o formato de motion design é um aliado, afinal até o momento poucas empresas preocupam-se em produzir uma sequência animada sobre determinado assunto-chave para o seu mercado.

Portanto, um vídeo explicativo também se encaixa no growth hacking. :)

Extra – Vídeo explicativo: comunicação rápida e para encantar

Como um lembrete final, é válido frisar que o vídeo tem um propósito muito objetivo: uma comunicação clara e encantadora.

Logo, o trabalho de criação precisa cuidar de todos os elementos, desde o foco, o tempo até todo o processo de desenvolvimento, que deverá passar pelo texto a ser narrado, o storyboard, o framestyle, a locução, os elementos, a animação, a trilha e o refinamento final, de modo que o resultado seja claro e encantador.

Para exemplificar e fechar o artigo de hoje, segue um vídeo explicativo recente que criamos:

Escolhemos esse exemplo para fugir do tradicional (vídeo explicativo no segmento de tecnologia). Contudo, é comum ser esse setor o primeiro a entender a sua importância, já que são pioneiros nas melhores práticas digitais.

Meu agradecimento à RD por abrir o espaço para falarmos desse assunto e por ter sido nossa cliente também (afinal o vídeo que você vê na home da Resultados Digitais também é criação nossa).

Se você gostou do nosso artigo, por favor, deixe um comentário. Assim podemos continuar conversando diretamente com você. Obrigado e até a próxima.

Jean Vidal é CEO da Conexorama, agência de Inbound Marketing. Atua há mais de 13 anos com Marketing Digital, com passagem pela própria Resultados Digitais, além de atuar como gerente de ecommerce e diretamente na implantação de mais de 100 projetos de Inbound Marketing.

Marcadores:

Deixe seu comentário