Blog de Marketing Digital de Resultados

Você conhece o Facebook Insights para sites?

Há alguns dias publicamos aqui um artigo explicando as diferenças entre um perfil e uma fan page no Facebook. Hoje continuamos com a saga de mostrar como as empresas podem tirar mais proveito da rede social mais famosa do mundo.

Mesmo que por algum motivo sua empresa ainda não tenha uma fan page, se ela trabalhar produzindo conteúdo (como a gente), o Facebook é importante na hora de espalhar a mensagem através das pessoas que curtem e compartilham a página.

O Facebook oferece a ferramenta do Facebook Insights também para sites, apresentando estatísticas da quantidade de pessoas que interagiu com seu post, incluindo número de “curtidas” e “compartilhadas”, o número de pessoas que foram impactadas por essa publicação, a quantidade de cliques e dados demográficos (sexo, idade e país), tanto de quem clicou como de quem compartilhou.

Essas informações podem ser importantes para entender melhor a sua audiência e para que tipo de pessoa seu conteúdo realmente está surtindo efeito.

Como instalar o Facebook Insights

Para instalar a ferramenta, vá em http://facebook.com/insights e clique no botão verde na direita com o nome “Informações do seu site”. É preciso estar logado em alguma conta do Facebook.

A rede vai gerar uma etiqueta que deve ser colocada na página raiz do seu site (na imagem abaixo, é o espaço destacado em vermelho). Se não souber como colocar, envie essa informação para seu webmaster. Feito isso, coloque o endereço do seu site no campo “domínio” e clique em “Get Insights”.

Entendendo a página do Facebook Insights

 

A página do Facebook Insights apresenta três gráficos:

O primeiro, chamado “Envolvimento no site” apresenta os dados relativos às pessoas que curtem ou compartilham seu conteúdo.

O segundo, chamado “Distribuição no Facebook” mostra o número de vezes que as pessoas viram no histórico um link para o seu conteúdo.

Já o terceiro, o “Tráfego de referência para o site”, apresenta a quantidades de cliques no seu conteúdo através do Facebook.

Na esquerda do Facebook Insights, há uma caixa que detalha melhor os resultados para cada tipo de compartilhamento: o botão curtir, o enviar e o compartilhamento orgânico. Clicando em um deles é possível ver datalhes como o desempenho diário, as suas páginas mais acessadas e os dados demográficos de cada ação.

E aí? Já conhecia o Facebook Insights para sites?

O que achou?

 

Marcadores:

Deixe seu comentário