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Usando a Voz e o Tom de voz de sua marca na produção de conteúdo

Confira um passo a passo de como você pode construir o tom e a voz de sua marca para se expressar de maneira autêntica e se conectar com as personas certas.

Toda empresa tem uma personalidade. Preço justo, qualidade no atendimento e inovação não fazem mais parte do diferencial competitivo de uma empresa. São atributos obrigatórios para qualquer empresa que deseja oferecer um produto ou serviço para o mercado.

A personalidade de uma marca vai além de sua Visão (responsável por nortear a organização) e a Missão (a razão pela qual a empresa existe). Buscar a singularidade no posicionamento produz diferencial competitivo.

Esse papo de branding e marca parece não ser muito ligado com Marketing Digital de resultados, não é mesmo? Mas saiba que ter uma posição clara ajuda e muito na aproximação de sua empresa com sua persona e seu público, possibilitando a criação de conteúdos cada vez mais alinhados e aumentando sua autoridade.

A produção de conteúdo é um dos principais pontos das estratégia de Inbound de uma marca. Mas como uma marca pode traduzir os pontos de seu posicionamento e também os valores que acredita através de sua produção de conteúdo?

Para isso que serve a construção da voz e do tom de voz de uma marca na produção de conteúdos. Através da voz e do tom de voz, a marca consegue se expressar de maneira autêntica, e também criar uma conexão com suas personas através de seus canais de atuação, sendo eles: blog, site, mídias sociais ou materiais ricos.

Descobrindo a personalidade de sua marca

Um ponto importante a destacar é que a personalidade da marca está em constante amadurecimento. Em cada fase, provoca seu público que percebe e reage de diferentes formas ao estímulo promovido por uma campanha de email ou material rico, por exemplo.

Para você se relacionar de maneira mais pessoal e deixando claro seu posicionamento, construímos esse pequeno passo a passo para a definição da voz e tom de voz de sua empresa:

Inicialmente faça as seguintes perguntas:

  • Se a sua marca fosse uma pessoa, que tipo de personalidade e comportamentos ela teria, e quais adjetivos a representariam melhor?
  • Que tipo de palavras e frases sua marca usaria numa conversa se fosse uma pessoa?
    Se a sua marca fosse uma pessoa, qual seria a relação dela com seu consumidor (um professor, um amigo, um pai, etc)?
  • Como você quer que seus clientes pensem sobre a sua empresa?
  • Utilizando adjetivos, o que a personalidade de sua marca não é e como ela não pode se comportar?
  • Existe alguma marca que tem uma personalidade semelhante à sua? Por que eles são semelhantes?

Voz da marca

A voz de uma marca é a declaração de missão. Ou seja, qual é a razão de sua empresa existir? A voz é a personalidade de sua marca e pode ser descrita através de um adjetivo.

Por exemplo: positiva, sincera, engraçada, animada.

Encontre os adjetivos que melhor descrevem sua marca e você terá encontrado a sua voz.

Tom de Voz da marca

Já o Tom de voz é a aplicação dessa missão, ele é um subitem da voz de sua marca. O tom acrescenta um destaque. Uma marca possui uma voz e muitos tons para refinar essa voz.

Lembrando que a voz é o macro de como você se comunica com seu público/persona, e o tom é individual através das conversas, dos canais e das interações que sua empresa faz.

Por exemplo: útil, informativo e claro.

Vamos agora trabalhar para encontrar o tom de sua marca nos vários tipos de
conteúdos que serão produzidos.

1- Identifique todos os canais que sua empresa atua:

  • redes sociais;
  • sites;
  • apresentações;
  • vídeos, etc.

2 – Liste todos os tipos de conteúdo produzidos:

  • Fotos no Instagram;
  • Palestras;
  • Textos para blog/site;
  • Textos para jornal;
  • Posts para Facebook;
  • Slides para palestra.

3 – Construa a persona de sua marca

Persona: simpática, inspiradora, professoral;
Tom: honesto, direto, científico;
Linguagem: simples/complexa, divertida/séria;
Propósito: entreter, educar, vender, informar.

Para saber mais sobre a criação de personas baixe gratuitamente nosso kit “Personas e Jornada de Compra”.

Trabalhando o tom de sua voz de maneira prática

Para isso, vamos fazer agora os seguintes exercícios:

1)

Tipo de conteúdo: Que tipo de publicação é?

  • Um post no twitter

Leitor/Persona: Para quem você está falando nesta mídia?

  • Potenciais clientes e profissionais de marketing.

Sentimentos do leitor: Que tipo de tom / conteúdo o receptor espera quando está usando essa mídia?

  • Encontrar conteúdos interessantes e informações relevantes sobre sua indústria.

Seu tom deve ser: Como seu tom deve ser nessa mídia? (use adjetivos)

  • Util, informativo e claro.

Faça assim: Construa um exemplo de como deve ser o post nessa mídia.

2)

Tipo de conteúdo: Que tipo de publicação é?

  • Post para blog

Leitor/Persona: Para quem você está falando nesta mídia?

  • Potenciais clientes e profissionais de marketing.

Sentimentos do leitor: Que tipo de tom / conteúdo o receptor espera quando está usando essa mídia?

  • Encontrar conteúdos interessantes e informações relevantes sobre sua indústria.

Seu tom deve ser: Como seu tom deve ser nessa mídia? (use adjetivos)

  • Iinformativo e estratégico.

Faça assim: Construa um exemplo de como deve ser o post nessa mídia.

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Concluindo

Desenvolver seu tom de voz vai enriquecer não só a experiência dos seus clientes e leads, mas também vai possibilitar a eles conhecer mais sobre sua empresa e quais valores ela busca passar para seus consumidores. Criar uma conexão entre sua marca e sua audiência é essencial para se tornar autoridade e gerar mais resultados. A voz e o tom de voz possibilitam desenvolver esses pontos.

Agora que você sabe construir sua voz só precisa alinhar seus conteúdos e manter o planejamento de suas próximas ações de inbound. Para te ajudar com isso montamos esse kit de planejamento de conteúdo para o Marketing Digital.

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