Web personalization: o que é e por que é tão importante?

A ideia deste post é mostrar tudo que pode ser personalizado e dar algumas dicas de como criar um modelo de personalização para ser mais efetivo com seu site

Felipe Spina
Felipe Spina18 de abril de 2020
Marketing Day 2024: Inscreva-se!

Web personalization é o processo de criar experiências customizadas para seu público, baseadas no comportamento, necessidades, desejos, perfil, localização e outras características deles. Web personalization pode ser usado para aumentar a taxa de conversão, para vender mais, ou aumentar o engajamento com o produto, para retenção de clientes, por exemplo.


Primeiro, aquela história de fazer uma campanha para atingir todo mundo não é mais eficiente, independentemente do canal usado, como email, redes sociais, mídia paga, jornal e até mesmo televisão. Essa última, além de ser cara, não é focada no individual.

Personalizar é um componente crítico para as atividades de marketing, é importante criar uma grande experiência para seus consumidores e trazer as melhores conversões.

Um grande exemplo para ilustrar:

Para um analista de marketing, há grandes chances de ele não gerar resultados se for enviado o mesmo email marketing para toda sua base.

A sua base de dados é complexa e composta por múltiplos segmentos e diferentes tipos de consumidores. Cada um vai ter diferentes interesses por produtos e serviços específicos. Mesmo inserindo a variável de Olá, *|PRIMEIRO NOME|*”, mantém a mesma comunicação, ofertas e uma parte do conteúdo que para todos não é efetivo.

Podemos ver que fazem o mesmo no site. Oferecem a mesma experiência para cada visitante, sem prestar atenção no comportamento, nos atributos deles para estabelecer conexão.

É bem comum que o analista pense no aumento da audiência e esqueça de falar individualmente com o visitante de seu site.

Manual completo de Web Personalization

Neste manual, você aprende a proporcionar uma experiência personalizada para seus clientes em potencial, aumentando a taxa de conversão e vendendo mais.

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

As principais métricas de conversão, geração de Leads e vendas são atividades de marketing que vêm do seu site. E a personalização é o meio para ser mais efetivo e mensurar o impacto dessas ações.

Uma pesquisa recente, feita pela VB Insight, mostrou que 87% das empresas veem um aumento dessas métricas quando elas personalizam suas ações de marketing. De acordo a pesquisa do DemandGen, 70% dos compradores têm indicado que um site vendedor foi o maior canal de influência na decisão de compra.

O que é web personalization?

O termo web personalization refere-se à criação dinâmica e personalizada de experiências online, com o objetivo de atribuir a eles o máximo de relevância e melhorar a experiência para visitantes e consumidores.

Isso é feito com base no comportamento, na localização ou atributos deles.

pastedImage0

O que é possível personalizar no seu site?

Antes de qualquer coisa, é necessário definir em 3 elementos para serem personalizados:

  • Atributos
  • Coleta
  • Interface

Quais sãos os atributos?

web personalization
  • Comportamento: por dados de navegação do usuário como páginas visitadas, tempo em uma determinada página, clique em algum botão ou link.
  • Demográficos: referente ao IP da região ou país. Dessa forma, é possível mudar o idioma ou elementos regionais. Em alguns casos, com dados dos usuário, pode ser personalizável por sexo e idade;
  • Firmographics: são características de organizações e dados de firma. Por exemplo: tamanho da empresa em número de funcionários, área de atuação ou indústria, receita e outros dados relacionado à organização;
  • Contextual: por dispositivo utilizado pelo usuário, tipo de grupo ou alguma vertical focada em algum tema. Exemplo: se você tem um ecommerce de esportes, seria por uma vertical de “tênis”.

Como coletar?

web personalization
  • Buyer stage (Estágio de Compra) pelo comportamento no site: pode identificar o estágio ao mapear as partes do site com os pixels de rastreamento do Google Analytics, Facebook Pixel e outras ferramentas de rastreamento, podendo recuperar quem passou por uma página de carrinho, mas ainda não efetuou a compra.
  • Interesse (Lead Scoring): definindo pontuações de acordo um determinado interesse pode ser criado regras e automações do Lead Scoring. Por exemplo, para um Lead com mais de 4 conversões em um material de tecnologia você pode enviar emails ou oferecer conteúdos relacionados à tecnologia.
  • Dados/Base (CRM): segmentando a base de dados dos seus Leads, pode separar em campanhas diretas para cada tipo de Lead ou momento. Exemplo: separar os Leads por categorias de idade, sexo, regiões, cargos de decisão etc.

Como apresento?

web personalization
  • Campos personalizados: através da coleta dos campos do formulário do seu site ou Landing Page, você pode oferecer conteúdo personalizado de acordo ao interesses desses Leads
  • Áreas dinâmicas: são partes apresentadas com conteúdo de interesse do usuário. Exemplo: o site muda o idioma de acordo com o país em que o usuário está localizado.
  • Campanha integrada: quando você segmenta uma base de acordo com um determinado interesse e envia conteúdo para eles. Exemplo: quando você segmenta para cargos de diretores fazer uma comunicação para esse cargo.

3 exemplos de web personalization para inspirar sua empresa

Para entender na prática, confira três cases de web personalization, que fazem parte do nosso novo Manual Completo de Web Personalization:

Grupo Pão de Açúcar: ofertas customizadas para a clientela

Gigante do varejo, o Grupo Pão de Açúcar investiu em tecnologia para conquistar mais participação no mercado e na vida do consumidor.

Por meio do aplicativo Pão de Açúcar Mais, os clientes recebem ofertas personalizadas de produtos e também sugestões de outros itens com desconto que podem ser do interesse deles. Tudo com base no histórico de compras e preferências de cada um dos consumidores.

Os resultados indicam que a estratégia vai muito bem. Quatro meses depois do lançamento do aplicativo, que aconteceu em maio de 2017, a base de clientes fidelizados cresceu 6%.

Segundo a varejista, hoje mais de 80% das compras realizadas nas lojas do Pão de Açúcar já são de participantes do programa de relacionamento.

Optimizely: personalizar para converter mais

Depois de quatro anos de otimizações, a Optimizely, plataforma de otimização de conversão, alcançou a melhor versão possível do próprio site. Nessa altura, qualquer mudança acarretava mínimos resultados.

Se quisessem engajar mais potenciais clientes e elevar a taxa de conversão, os gestores precisariam mudar radicalmente a homepage.

Foi o que fizeram: criaram 26 versões customizadas da página inicial. Os visitantes não só se identificaram com a ação como também tuitaram sobre ela. Veja!

O resultado foi que as páginas personalizadas performaram melhor do que a antiga e única home page. Em números:

  • o engajamento aumentou 1,5%
  • a taxa de conversão na aba de “Soluções” cresceu 113%
  • a taxa de conversão no CTA para criar uma conta-teste subiu 117%

Spotify: customização a cada lista

No fim de julho de 2018, a plataforma de streaming de música Spotify registrou nada mais, nada menos do que 83 milhões de assinantes pagos. Três meses antes, havia 75 milhões de usuários pagantes. Se comparada ao mesmo período de 2017, a taxa é 40% maior.

Na essência desse crescimento acelerado está a busca da empresa por inovar e se adaptar às necessidades dos usuários, entregando experiências feitas sob medida para cada um deles.

A plataforma expressa essa ideia com todas as letras: “as playlists que o Spotify cria só para você, como Descobertas da Semana e Radar de Novidades, se baseiam nos seus hábitos (o que você curte, compartilha, salva e até o que você pula) e também nos de pessoas com gostos similares”.

Para ter uma compreensão ampla do assunto, baixe o nosso Manual Completo de Web Personalization. Nele, você entenderá a importância de personalizar sua estratégia de Marketing Digital, além de encontrar formas de fazer isso e boas práticas. Para ler gratuitamente, preencha os dados abaixo!

Manual completo de Web Personalization

Neste manual, você aprende a proporcionar uma experiência personalizada para seus clientes em potencial, aumentando a taxa de conversão e vendendo mais.

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.
Felipe Spina

Felipe Spina

Quem escreveu este post

Growth hacker na Resultados Digitais e também autor dos livros Facebook Marketing e Technical Marketing. Atendeu marcas como Stella Artois, Audi e Itaú. Apaixonado por ajudar as empresas crescerem e otimizarem seus resultados. Premiado como Profissional Digital do ano de 2017 na categoria Mídia segundo a ABRADi-SP.

Veja também

Marketing
Social analytics: o que é e como analisar os dados das redes sociais da empresa?
Marketing
7 estratégias de Marketing Digital para agências de viagens corporativas
Marketing
Por que usar templates facilita (muito) as ações de Marketing Digital?