Blog de Marketing Digital de Resultados

Webwriting: como escrever melhor em posts e sites

No mês passado publicamos em nosso Slideshare uma apresentação que contemplava aspectos importantes da escrita para a web (mais conhecida como Webwriting).

Decidimos trazer também para os leitores do blog a apresentação, que é uma pequena parte do nosso eBook Blog para Negócios.

Esse trecho é direcionado a mostrar como o estilo da escrita deve ser de acordo com a influência do comportamento das pessoas na Internet em relação às mídias escritas tradicionais:

Aqui um resumo dos principais tópicos abordados:

1 – Escrevendo para os internautas

  • Gaste um tempo maior pensando nos títulos dos posts;
  • Torne os textos escaneáveis, dividindo-os em vários blocos (parágrafos) e subtítulos;
  • Comece pelo mais importante, evite a enrolação.

2 – Escrevendo para os buscadores

  • Pense como uma ferramenta de buscas: use as palavras corretas, seja literal no assunto em que quer estar bem posicionado;
  • Pesquise por palavras chave, escreva sobre aquilo que já é buscado;
  • Use bem os links internos para poupar o leitor de ler aquilo que já conhece, “revitalizar” posts antigos e reforçar as palavras chave através dos textos âncora.

3 – Garantindo a qualidade do texto

  • Não publique no mesmo dia que escrever, isso reduz o número de erros e permite incorporar novas ideias que possam vir à mente enquanto o texto “descansa”;
  • Leia ou peça para alguém ler em voz alta: isso permite observar melhor o ritmo e fluência do texto, além de ajudar a identificar algumas falhas;
  • Peça para alguém revisar o texto: erros de conceito ou de escrita podem passar batido pelo escritor, devido ao seu envolvimento com o texto. Um editor do blog é muito útil nessa tarefa.

Marcadores:

Deixe seu comentário