3 motivos para sua agência de publicidade atuar com Inbound Marketing agora

Alan Watkins
Alan Watkins18 de dezembro de 2014
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A atividade publicitária sempre acompanhou os processos evolutivos da sociedade e se adaptou às tecnologias disponíveis. Do boca a boca aos recursos digitais, passando dos pincéis de crina de cavalo às ferramentas de edição de imagem, ela sempre se ajustou às novas regras. E agora os desafios estão no ambiente digital.

Por isso, é preciso apertar o passo. As mudanças estão vindo na velocidade da fibra ótica, apoiadas em novas possibilidades e inteligência. Estamos passando por um processo de construção de maturidade digital. Novas verdades estão sendo estabelecidas enquanto você lê este post.

Entre muitas alternativas para o seu negócio permanecer competitivo, aqui vão 3 motivos para você repensar o modelo de negócio publicitário sob a ótica do marketing digital (mais precisamente da metodologia de Inbound Marketing):

1 - Banda-larga + internet rápida no celular: mudança no processo de compra

É questão de tempo: o aumento da população com acesso a informação rápida leva a segmentações de público e mercado cada vez mais precisas. O processo de compra que conhecíamos há alguns anos hoje não existe mais. Antes se você queria comprar um produto, o vendedor é quem te diria as características dele, a diferença entre as marcas, os preços, etc.

Agora o cliente pode ter tanto ou mais conhecimento do assunto do que o vendedor: ele pesquisa no Google, se informa, conversa em fóruns e toma sua decisão antes de falar com um vendedor. Mais de 60% do processo de vendas está feito nesse momento. Seus clientes não podem estar de fora desse cenário, não é?

É necessário ser focado e criativo ao mesmo tempo. A melhor forma de atender um público que sabe muito sobre o negócio do seu cliente é você saber muito (ou mais) sobre ele e oferecer ações e conteúdos que o interessem.

2 - Marketing de permissão: novos investimentos, novos lucros

Rios de dinheiro gastos com placement em novelas fazem cada vez menos sentido. Os formatos estão defasados. É preciso segmentar também os investimentos para atuar com nichos de públicos em momentos, necessidades e perfis distintos de compra.

Assim como não é recomendável empregar o áudio de um VT para a campanha de spots, não é eficaz empregar a lógica do marketing tradicional aos esforços de marketing digital. O mindset é totalmente diferente. As expectativas do público também.

No meio digital, o marketing de interrupção (tradicional) pode ter efeitos contrários aos seus objetivos. Ao invés de cativar e passar a mensagem, a interrupção pode gerar desconforto e o tiro sair pela culatra. Leia mais nesse post.

É preciso identificar o que, onde e como seu público quer ser (ou prefere ser) impactado com uma mensagem para considerá-la relevante. É preciso substituir a interrupção (invasiva) por atração (convidativa). Quando estamos orientando os esforços de marketing de pequenas e médias empresas para focar na atração, criamos condições de disputa entre concorrentes que aproximam, de certa forma, pequenos negócios de grandes corporações.

Afinal, todos podem produzir conteúdo e quem vai determinar a relevância é o público. Por isso, velhas fórmulas de sucesso têm cada vez menos eficácia. 

3 - Foco nas vendas: o que importa para os clientes

Os principais indicadores de desempenho da maioria dos clientes são as vendas. E a atividade publicitária tem muito a ganhar em termos de valor quando se justifica em números. Enquanto seus concorrentes focam em visitantes e likes, que tal entregar aos seus clientes Leads e possibilidades reais de vendas?

Sua entrega deve ter um impacto direto no negócio do cliente. A metodologia de Inbound Marketing é orientada como um funil de vendas para fazer seu cliente vender mais pela internet. 

Como fazer a diferença?

Criatividade é insubstituível. Por esse motivo, clientes em busca de diferenciação no mercado sempre precisarão de suporte criativo, não importa o quanto a tecnologia avance, linguagens mudem e os meios evoluam.

Aliada a uma estratégia digital bem consolidada, é na capacidade inventiva das agências a justificativa para a contratação dos serviços publicitários. E é também com os recursos do Inbound Marketing que a publicidade pode novamente provar seu valor, principalmente quando está próxima ao aspecto mais sensível de cada cliente: seu bolso.

Neste eBook falamos sobre 17 serviços de Inbound Marketing que uma agência de publicidade pode oferecer e otimizar com criatividade. São atividades que podem ser incorporadas no portfólio de serviços de forma relativamente simples e ainda contribuir para geração de novos (e possivelmente muitos) lucros.

Há muitas possibilidades para atuação com Inbound Marketing. Faça aqui um diagnóstico gratuito da sua agência ou cliente e veja por onde começar.

Alan Watkins

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