Blog Agências de Resultados

Por que a sua agência deve ter um blog

As agências que já estão se enveredando pelo mundo do Inbound Marketing entenderam que um blog é crucial para a estratégia de marketing digital dos seus clientes. Entretanto, muitas delas ainda seguem o velho ditado “casa de ferreiro, espeto de pau” e não investem na construção dos seus próprios blogs.

Acompanhe este artigo escrito por Felipe Sobreira*, da Flammo Comunicação Online,  e veja porque a sua agência pode estar perdendo uma oportunidade de ouro e como descartar as velhas desculpas de falta de tempo e de equipe para construir o seu próprio conteúdo.

Os motivos para sua agência ter seu próprio blog

Autoridade

Você entende de marketing digital, mas será que o seu cliente também entende? E mais ainda: será que o público formador de opinião, diretores, concorrentes, estudantes e outros imaginam que a sua agência está por dentro das metodologias, tendências e aplicações do marketing digital?

Pois é o seu blog que irá resolver isso, abordando os assuntos do dia a dia do seu público e mostrando a ele que você tem autoridade e expertise na sua área.

Aproximação do público

Alguém já questionou você sobre alguma coisa, ao mesmo tempo em que você pensava “esse cara não sabe o que fala, ele não está no meu lugar”? É exatamente isso que muitas empresas sentem quando uma agência chega a elas propondo diversas soluções de marketing.

No seu blog, você tem a chance de mostrar que também calça os mesmos sapatos do seu cliente. Você discute assuntos do dia a dia dele. Dificuldades de vendas, provisionamento de verba, problemas de equipe. Dessa forma, ele verá que sua agência não só entende de marketing digital, mas também compreende a realidade dele.

Geração de Leads

Quer um motivo melhor? Por meio do seu blog, você educa os seus potenciais clientes e mostra a eles que sua agência entende do riscado. Eles não só irão querer acompanhar o seu conteúdo, mas irão, cedo ou tarde, querer entender como você poderia ajudar as suas empresas a investir em marketing digital.

O blog da agência trará essa visibilidade, e deixará o trabalho comercial bem mais objetivo e assertivo, evitando que você tenha de ficar abordando Leads desqualificados.

Como encaixar a gestão do blog na rotina da agência

Claro, claro. Ninguém está dizendo para sua agência deixar de atender os clientes e começar a investir todo o tempo em divulgar si mesma. Você precisa manter seus clientes satisfeitos. Mas existem formas de manter um blog investindo um pouco menos de tempo e garantindo que esse tempo realmente valha a pena.

Não tem equipe? Terceirize

O marketing de conteúdo é uma tendência, e já existem empresas de ótima qualidade que oferecem esse serviço de forma escalável e com bastante qualidade. Se você não quer ficar controlando um freelancer, consulte uma dessas empresas. Elas irão te entregar conteúdo com ótimo custo benefício e qualidade de alto nível. Tudo o que você precisa se preocupar é postar no blog! Veja mais sobre terceirização de conteúdo aqui.

Crie uma rotina semanal

Caso sua agência opte por terceirizar (se você não tem tempo, acredite, não há solução melhor), separe uma hora por semana para dar uma olhada rápida nos textos e postar no blog. Coloque essa hora como tarefa na sua agenda ou no seu calendário, e mantenha a rotina constantemente. Só uma hora por semana, tenho certeza que você terá esse tempo.

Estabeleça as notificações

Não quer sobrecarregar sua equipe com a gestão do blog? Use a tecnologia a seu favor. Coloque na ferramenta que você usar para ser notificado caso haja comentários ou conversões no seu blog. Assim você não precisa ficar todos os dias entrando no painel e vendo o que está acontecendo.

Como garantir que o blog da agência irá valer a pena

Se você chegou até aqui, imagino que já está pensando em montar o blog da sua agência e começar a se valer dessa ferramenta. Mas de nada adianta ter um blog e conteúdo se você está fazendo as coisas de forma inadequada. Dessa forma, você irá perder o seu tempo e, principalmente, o tempo do seu público.

Fale a língua do seu público

Em suma, construa bem as suas personas. E atrele isso ao resultado que sua agência quer. Se o público desejado são empresários e donos de empresas, de nada vale ficar discorrendo no seu blog sobre Pinterest, realidade aumentada, QR code e outros assuntos avançados. Esse público quer saber de vendas, problemas de marketing, como ter retorno com internet. Aborde esses assuntos de forma inteligível para o seu público.

Mantenha a periodicidade

Você já sabe que os usuários da internet são bombardeados por conteúdo todos os dias.  Por causa disso, não adianta você ter um post bom uma vez por mês. É necessário postar pelo menos uma vez por semana. Dessa forma, você aumenta a chance do seu conteúdo cair nas graças do seu público, e ele irá voluntariamente voltar ao seu blog toda semana para ver o que aconteceu de novo. Mas se ele voltar e não houver nada novo, pode ter certeza, sua agência dificilmente terá uma segunda chance.

Promova

Quem não chora não mama. Com certeza sua agência tem canais próprios de comunicação com seus clientes, parceiros e demais contatos. Uma fan page, um mailing. São canais baratos para você explorar e de alto potencial, pois são pessoas que te conhecem. Invista em uma newsletter mensal e divulgue seus conteúdos do blog. Poste as novidades no Facebook e convide seus seguidores a comentar. Se sua agência nunca fez isso, vocês irão se surpreender com os resultados.

Mensure

Sim, sim, demanda tempo. Mas é importante. Dentro da uma hora que você terá toda semana, dê uma olhadinha no Analytics para ver como estão os acessos e as conversões. Experimente coisas simples, como colocar um call-to-action no final do post (veja um exemplo no fim desta página) ou na lateral do blog. Com o tempo, essa ferramenta poderá se tornar um grande aliado nos processos comerciais.

Foque no longo prazo

Essa é a regra de ouro. Se sua agência irá investir o mínimo de tempo possível no seu blog, os resultados virão a longo prazo, mas eles serão muito interessantes. Mantenha o investimento em conteúdo. Continue seguindo a sua rotina semanal de uma hora e garanta o foco nas suas personas. Com o passar dos meses, você verá o crescimento orgânico inevitável dos seus acessos, e começará a gerar Leads de alta qualidade, que simplesmente aparecerão devido ao seu conteúdo ser de alta qualidade.

Conclusão

A sua agência já entendeu e tem aplicado com sucesso o Inbound Marketing e marketing de conteúdo com os seus clientes. Mas vocês não podem se abster de aplicar essas metodologias dentro de casa. Com o crescimento do conceito e das tendências, o tempo irá valorizar quem começou a investir mais cedo.

Então, mãos à obra! Escolha seu tema favorito do wordpress e comece a gerar conteúdo para seu blog!

*Felipe Sobreira é sócio-diretor da Flammo Comunicação Online, e atua há mais de 8 anos no mercado de projetos de marketing digital, tendo atendido marcas como MRV Engenharia, Vallourec, Fiat, Governo de Minas, dentre outras. Seu maior desafio é garantir que o investimento constante dos seus clientes na internet gere retorno real, escalável e previsível.

Marcadores:

Deixe seu comentário