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O caminho para agências que querem se manter competitivas, por Anderson de Andrade

Se você sabe que a maneira das pessoas se comunicarem mudou, que as tecnologias evoluíram e que o processo de compra hoje é outro, me diga: por que a sua agência vai continuar fazendo tudo igual?

Muitas agências já estão correndo atrás para acompanhar essa mudança e se manterem competitivas: hoje são cerca de 4 mil agências digitais em todo o Brasil surgindo para abocanhar essa fatia do mercado.

Por isso, hoje compartilhamos o que Anderson de Andrade, CEO da A2C e presidente da ABRADi pensa sobre o papel das agências digitais no Brasil diante desse novo cenário da comunicação. Aliás, ele é mais um dos palestrantes confirmados no RD Summit 2015, nosso evento em outubro que terá uma programação exclusiva para agências. 😉

Segundo ele, o grande desafio hoje é entender o estilo de vida do consumidor moderno, suas novas necessidades e problemas para, então, oferecer soluções que vão ao encontro ao que esse consumidor precisa. E para alcançar esse novo consumidor, as empresas e marcas estão tendo que se reinventar e criar a sua presença nos ambientes digitais. E a missão de entender a realidade e as necessidades atuais das empresas é das agências digitais.

O primeiro ponto que deve fazer parte da estratégia é entender que publicidade e mídia não podem mais resolver sozinhas os problemas de marca e de negócio do cliente. Hoje é necessário ter a nítida compreensão de que marcas são “diálogos”. Esse é um aspecto que ainda não está claro para a muitas agências. Insiste-se em um modelo orientado para um viés muito técnico e que não envolve ações estratégicas relevantes para desenvolver uma solução, conteúdo ou plataforma.

É preciso se abrir para os novos canais. Da mesma forma que um produto ou serviço é exposto em campanhas de televisão, ele também é visto através de redes sociais. Hoje, precisamos fazer uma boa comunicação com apenas 140 caracteres.

O momento que vivemos é de reinvenção dos modelos de negócios onde surgem novas oportunidades em criar, não apenas produtos ou serviços, mas experiências para o consumidor. E essas experiências exigem que as agências digitais incorporem em sua estratégia de negócio novas disciplinas para oferecer soluções mais completas aos seus clientes e marcas. E o Inbound Marketing casa bem com essa necessidade.

Conquistar e reter talentos

Ao mesmo tempo que o mercado está abundante e próspero, fica mais complexo se destacar nele, por isso as agências precisam ser cada vez mais ágeis e, ao mesmo tempo, mais enxutas.

Todo esse crescimento acelerado depende da contratação e retenção de talentos que atendam agilmente esse novo modelo de negócios. Para isso, é importante que as agências concentrem grande parte de sua energia garimpando um bom time de talentos que dê conta do recado. Veja como contratar bons profissionais.

Experiência do usuário

O ponto alto da comunicação moderna é a experiência com o usuário. No Brasil, essa atividade ainda está engatinhando e pode gerar muitas oportunidades de produtos e serviços. A experiência do usuário abre um leque de oportunidades para as agências digitais que precisam, antes de tudo, desenvolver novas competências para entenderem que tipo de experiências o usuário deseja ter. Para isso, é preciso investimento em recursos financeiros e intelectuais.

Inovação

Outra tendência são as inovações. Geralmente, elas não acontecem do dia para a noite. Grandes inovações podem demorar muitos anos para serem lançadas.

O problema é que os clientes exigem cada vez mais agilidade e criatividade na entrega de inovação. É necessário entregar algo de valor em pouco tempo. Esse desafio de entregar inovação em tão pouco tempo é algo que as agências digitais ainda precisam solucionar.

Se a sua agência está focada em entender e oferecer diálogo para esse novo perfil de consumidor, com uma equipe talentosa e pensando soluções estratégicas para o seu cliente, você está no caminho certo. Trabalhe com marketing digital focado em resultados, desenvolva inovações e conheça o modelo de negócio do seu cliente para, então, desenhar junto com ele uma estratégia de comunicação eficiente e competitiva. Sua agência precisa acompanhar as novas exigências desse mercado tão competitivo, mas com muito potencial para ser explorado.

 

Quer saber mais sobre as tendências para agências, trocar experiências com quem está trabalhando (ou querendo trabalhar) com digital e descobrir como o Inbound Marketing está transformando a realidade de inúmeras agências no Brasil? Então não perca o RD Summit 2015, que acontecerá dias 29 e 30 de outubro em Florianópolis.

Acesse aqui e conheça quem são os palestrantes confirmados no mais completo evento de Marketing Digital e Vendas do Brasil.

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