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Landing Pages, formulários e pop-ups: canais para gerar ainda mais Leads para sua agência

A geração de Leads é fundamental para qualquer estratégia de Marketing Digital; saiba como aproveitar alguns dos canais que mais geram conversão para seu negócio

“Casa de ferreiro espeto de pau”. Esse é uma das diversas frases que escuto conversando com agências parceiras aqui na Resultados Digitais quando o assunto é geração de Leads para o próprio negócio.

De tanto escutarmos isso acabamos criando um ditado diferente: “casa de ferreiro, espada ninja na vitrine”. A frase remete à ideia de que a agência precisa ser o maior exemplo para seus clientes, atraindo outros clientes por meio do seu próprio modelo de Inbound Marketing. Nada melhor do que ser seu próprio case de sucesso, não é mesmo?

Para essa atração de Leads sabemos que o passo fundamental é a criação de Landing Pages. É com ela que nosso visitante irá se tornar um Lead e deixar informações valiosas para os próximos passos em nossas estratégias, ou seja, irá se tornar uma conversão. E aqui na Resultados Digitais entendemos que “conversão é transformar um visitante em uma oportunidade de negócio.”

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Entenda Inbound Marketing de uma vez por todas e o que ele tem a ver com a sua agência e seus clientes

Mas, para que tenhamos resultados ainda melhores, não basta criar uma Landing Page, é preciso entender quais informações são realmente relevantes para o nosso modelo de negócio.

Neste post, conheça 3 canais para gerar Leads para sua agência!

Formulário: defina seus campos de forma efetiva

Nome e email não bastam. Dependendo de onde está o seu Lead no funil, solicitar o telefone, por exemplo, pode se cedo demais.

Para saber se a quantidade de campos de uma Landing Page é a ideal, é preciso focar em duas variáveis que aumentam ou diminuem a conversão de um formulário: seu tamanho e a sensibilidade das informações solicitadas.

Para criar um formulário eficaz, faça a seguinte pergunta:

Qual é o mínimo de informações de que preciso neste momento para fazer o Lead avançar no processo de vendas?

Para ajudar, selecionamos algumas dicas inspiradas no post O que são Landing Pages (páginas de conversão) e por que elas são importantes para o seu negócio.

Em primeiro lugar: que informações sobre o Lead a empresa quer? E quais são realmente necessárias? Para ajudar no processo temos aqui uma ideia para cada ponto do funil.

  • Início do processo de vendas (ToFu): empresa, site e email para continuar o relacionamento;
  • Leads já no funil (MoFu): dados como preferências ou informações profissionais;
  • Pedido de demo do produto (BoFu): campos para identificar se realmente vale fazer o atendimento.

Ao longo desse caminho é importante ter as áreas de marketing e vendas alinhadas para saber se as informações solicitadas são suficientes para qualificar um Lead e, consequentemente, atingir os objetivos da empresa.

Lembre-se de que você pode divulgar a Landing Page em campanhas de Email Marketing e nas redes sociais da sua agência.

Call-to-Action

Além de ter uma estratégia de campos bem organizada, é preciso fazer com que o usuário chegue ao objetivo final: o clique.

Para que sua Landing Page seja ainda mais efetiva, fique atento às dicas abaixo para CTAs:

  • Seja objetivo: deixe claro o que você quer e instigue a ação. Frases como “baixe agora”, “clique aqui”, “quero participar” são formas de levar a essa ação.
  • Faça o uso de verbos no imperativo (“faça o download”) ou no infinitivo (“fazer download”). Se possível faça o teste nas duas opções para descobrir qual é melhor.

Mais do que gerar campos efetivos e CTAs de grande conversão, sua oferta deve valer as informações do seu Lead. Lembre-se de que ele só vai clicar em sua oferta se ela realmente valer a pena.

Pop-up

Após diversos experimentos aqui na Resultados Digitais, chegamos a um número surpreendente.

Os pop-ups, apesar da má fama que possuem, acredite, aumentaram em até 40% o número de conversões e geração de Leads em nosso site

Pop-ups com ofertas relacionadas às páginas em que estão instalados têm menos chance de incomodar os visitantes. Para quem é parceiro da Resultados Digitais e usa a ferramenta de automação de marketing RD Station, nossa central de ajuda no post sobre o assunto dá algumas dicas de materiais e outras ofertas:

  • Oferecer cupom de desconto;
  • Inscrição em newsletter;
  • Lista VIP;
  • Fale com um consultor;
  • Teste grátis de um produto ou software;
  • Oferecer um material rico.

O pop-up pode ser uma ferramenta extremamente importante em suas conversões, assim como pode ser uma grande armadilha, que faz seu usuário não voltar mais. É preciso definir de quanto em quanto tempo o seu pop-up pode ser exibido ao visitante. Pertinência e estratégia são fundamentais para o sucesso de suas campanhas.


Mais do que atrair visitantes, criar Landing Pages, formulários e pop-ups é fundamental para os próximos passos da sua campanha. Com a segmentação certa é possível não só enviar emails com taxas de conversão mais efetiva, como ter Leads que atrairão um público ainda mais voltado à sua agência por meio de campanhas de Leads Ads.

Por isso, foco em suas ações, crie excelentes Landing Pages, formulários e pop-ups bons, acerte seu público-alvo e tenha ótimos negócios!

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