Como estratégias de inbound e CRM para e-commerce promoveram um crescimento de 800% em 3 anos

Após dois anos de prejuízos, a Bebidas Famosas decidiu investir na parceria com uma agência de marketing especializada em inbound e CRM para e-commerce. Confira os resultados dessa história

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Resultados Digitais25 de novembro de 2019
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Este blog post foi escrito por Alice Guedes, da agência Tercerize.

Na era da transformação digital tudo acontece muito rápido. Mas apesar do senso de urgência, esta é a história de uma parceria que, mais do que respostas imediatas, tem sucesso na longevidade.

A Bebidas Famosas é uma das maiores lojas do segmento de bebidas no Brasil. São mais de sete mil itens no catálogo, com produtos das maiores e mais famosas marcas de bebidas do mundo. Os números são impressionantes, mas os desafios enfrentados também. Há não muito tempo, os dados não eram tão favoráveis para a empresa.

Depois de dois anos seguidos amargando prejuízos em sua loja virtual, em setembro de 2016 a Bebidas Famosas buscou ajuda. A agência escolhida foi a Tercerize, empresa especializada em processos de e-commerce e Marketing Digital. O foco era implementar estratégias de Inbound e CRM para melhorar os resultados comerciais.

Adriano Lucas, sócio e head de Marketing da Tercerize, relembra:

Os administradores procuraram a Tercerize por que o seu e-commerce não conseguia ter um volume suficiente de visitas e o resultado das vendas era ínfimo. Gastava-se muito em Google Adwords para adquirir novos leads, que muitas vezes não se convertiam em vendas.

Planejamento é a base do sucesso do projeto

Com carta branca para repensar a estratégia e o posicionamento da empresa na web, a Tercerize concentrou seus esforços e profissionais na elaboração de um planejamento estratégico de marketing que atacava quatro frentes distintas: Performance, SEO, Inbound Marketing e CRM.

Neste processo, buscar parcerias com ferramentas como o RD Station, foi fundamental para o sucesso do projeto.

Em pouco tempo os resultados começaram a aparecer

Não demorou muito para que as estratégias traçadas mostrassem resultados robustos. Conseguimos aumentar de 14 mil para 160 mil o número de acessos no site no primeiro ano de trabalho, e para 925 mil nos dois anos seguintes.

Hoje, a loja figura nas primeiras posições do Google nas buscas referentes às principais categorias e produtos, resultado obtido através do planejamento de SEO e do acompanhamento da evolução das palavras pela ferramenta de palavras-chaves da RD. Obtivemos um crescimento de mais de 800% no período, sendo que atualmente mais de 50% do faturamento vem das buscas orgânicas, ou seja, com baixíssimo custo de aquisição.

Passamos de 71 pedidos/mês, no início do projeto, para uma média atual de mais de 4 mil vendas/mês, distribuídas entre todos os canais. Além disso, com a qualificação dos leads de acordo com a persona, e o trabalho de fortalecimento da marca na web, aumentamos não só o número de pedidos como também o ticket médio das vendas.

Parceria com RD Station foi fundamental

Com o auxílio do RD Station criamos réguas de relacionamento e conteúdos ricos para cada etapa do funil e da jornada de compras. Temos mais de 100 tipos de segmentações que permitem enviar campanhas de e-mail assertivas e com altas taxas de abertura, cliques e vendas.

Através dessas ações de inbound e CRM mantemos mais de 10% da base ativa e comprando de forma recorrente. Cerca de 16,75% da base fazem pelo menos duas compras ao mês.

Trabalho conjunto

Os bons resultados podem ser creditados a uma parceria sólida entre a Bebidas Famosas, que compreendeu a necessidade de buscar uma equipe especializada para melhorar seus resultados, e a Tercerize, responsável por buscar as melhores estratégias, mapear o perfil do público-alvo e realizar ações assertivas para obter o melhor retorno do investimento.

Também não podemos deixar de citar a parceria com a Resultados Digitais, que apoia a Terceirize com consultorias, treinamentos e capacitação em marketing e vendas.

Quer conhecer mais sobre o Programa de Parceria da RD? Clique aqui e peça o contato de um de nossos consultores :)

Este blog post foi escrito por Alice Guedes, da agência Tercerize.

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