Blog Agências de Resultados

Case de sucesso: aprenda a usá-lo como arma de vendas para sua agência

Descubra o que é um case de sucesso e como ele pode ajudar sua agência a conquistar novos clientes por meio do Inbound Marketing

Imagine que você encontra um amigo que não vê há algum tempo. A primeira coisa que você nota é o quanto ele perdeu peso e está com um aspecto saudável e mais animado. O que você primeiro pergunta para ele é “o que você fez para conseguir isso?”, certo?

Você quer saber o segredo do sucesso dele, quer saber qual caminho ele percorreu e que artimanhas usou para chegar no objetivo (que você também quer alcançar).

A primeira dica dele é o médico que ele consultou e que o ajudou na reeducação alimentar e com isso ele já perdeu vários quilos. O que você pensa? “Preciso desse médico para me ajudar também.”

Esse seu amigo é um case real do sucesso que foi o trabalho desse médico. Se quer os mesmos resultados para você, o que faz? Eu marcaria uma consulta na hora.

O que é um case de sucesso

O que é um case de sucesso? Você realmente sabe?

Os primeiros parágrafos desse post são uma analogia da ideia de um case de sucesso. Quando resultados anteriores já testados e comprovados por outras pessoas ou empresas servem para mostrar como seu serviço ajuda a trazer resultados reais para os que dele utilizam, temos um case.

Por que fazer um case?

Nenhum serviço é igual ao outro, e um case é uma excelente forma de diferenciar o que você oferece ao mercado. Mas os benefícios vão além disso.

Um case de sucesso é uma prova real de que você sabe fazer o que oferece. E contra fatos não há argumentos. Nós, na Resultados Digitais, entrevistamos vários clientes que tiveram sucesso com o Marketing Digital e analisamos o que esses clientes faziam para atingir resultados. Com essas informações, criamos as Trilhas de Resultados, um caminho que ajuda na construção do sucesso das empresas nos objetivos que elas têm.

Utilizamos os casos de sucesso dos clientes para auxiliar outras empresas a também atingirem, com o Marketing Digital e o RD Station, esses resultados. Não chegamos e apresentamos o que nós achamos que é um caminho para o sucesso, nós usamos os cases de clientes para provar que nós podemos ajudar as empresas a conseguir o mesmo.

Um case também ajuda a mostrar que a sua metodologia é a que tem comprovado maior efetividade. São as estratégias desenhadas pela sua agência que surtiram efeito, e não as do concorrente. Quem você acha que vira referência em resultados?

O case de sucesso é um forte aliado para a estratégia de Marketing Digital da própria agência. Dentro da jornada de compra é possível usar eles de diferentes formas e com diferentes objetivos, como por exemplo:

Etapa: Aprendizado e descoberta → Cases que resolvem problemas comuns da sua persona
Exemplo: Como a empresa X usou a internet para aumentar as vendas
Problema comum: Usar internet para aumentar vendas

Etapa: Reconhecimento do problema → Cases que ensinam como resolver algum problema
Exemplo: Passo-a-passo de como a empresa Y aumentou as taxas de abertura de email marketing

Etapa: Consideração da solução → Como a Agência Z ajudou a empresa M a aumentar o ROI com as campanhas de Email Marketing
Essa é a fase em que os cases são mais usados.

Etapa: Decisão de compra → Comprovar como a Agência Z faz estratégias com retorno comprovado para seus clientes. Esse tipo de material também pode ser usado para acabar com objeções de vendas e também para provar por que sua agência deve ser escolhida ao invés de outra.

Em resumo, um case ajuda sua agência a:

  • Diferenciar-se dos concorrentes
  • Mostrar que você sabe fazer o que oferece com sucesso
  • Provar que sua metodologia traz resultados
  • Mostrar que você é referência no assunto
  • Atrair pessoas interessadas
  • Gerar demanda em empresas que buscam os mesmos resultados
  • Quebrar objeções dos possíveis clientes
  • Comprovar resultados reais na hora de negociar

Os indicadores de sucesso

O Marketing Digital tem um ciclo mais longo para dar resultados efetivos em vendas. Além disso, as agências nem sempre vendem o serviço de Inbound Sales. É muito difícil uma agência oferecer e gerar vendas em um mês para os clientes. Por isso, existem outros resultados que indicam que você está construindo um caminho de sucesso para os seus clientes e podem ser usados como cases de sucesso.

Alguns indicadores de sucesso que sua agência pode usar para construir cases de resultados:

  1. Ações com Landing Page
    Qual foi a taxa de conversão; como foi a construção da Landing Page; que tipo de material utilizaram; que retorno tiveram com promoção orgânica; retorno com promoção paga;
  2. Ações com Email Marketing
    Que tipo de email enviaram; qual foi a taxa de abertura; qual foi a taxa de cliques; que estratégias usaram no modelo de email; como segmentaram as campanhas e com isso diminuiram a taxa de bounce;

O que um bom case deve ter

Acredito que nesse momento você já entendeu o quanto um case pode ajudar sua agência. O próximo passo é saber como construir um case e o que ele deve conter para atingir os objetivos levantados.

Um case é uma boa história, melhor que isso, é uma história de sucesso e conquistas. Quem não gosta de ver uma história assim? Para ajudar a construir esse caminho, algumas informações podem ajudar a deixar ela ainda mais interessante para seu público:

  1. Qual é o negócio do seu cliente? Qual contexto e situação que ele enfrentava antes de começar as estratégias?
  2. Quais eram os resultados que a empresa tinha e que problemas eles teriam se continuassem com as estratégias atuais? O que precisava ser solucionado e que desafios estavam enfrentando?
  3. O processo de decisão do que seria atacado e que estratégias seriam usadas.
  4. A implementação, o que você ajudou a criar e implementar
  5. As ações feitas e as soluções encontradas
  6. Os resultados atingidos
  7. Depoimentos do cliente

Analise as ações e resultados das ações que você faz com seus clientes. Você já deve ter vários cases e indicadores de sucesso para construir esses materiais. Eles podem te ajudar quando um possível cliente trouxer objeções na hora de contratar a sua agência ao invés do concorrente.

Não tem clientes ainda? Sua agência sempre será o melhor case de todos!

Mostre para o mercado o valor do seu negócio e dos alcances de seus clientes, e crie com isso a sua melhor arma para vendas certeiras! 😉

Marcadores:

Deixe seu comentário