It’s a Match! Como sua ag√™ncia pode encontrar o cliente ideal [Um guia inspirado no Tinder ūüĒ•]

Deslize a barra de rolagem para baixo e encontre o perfil ideal de cliente para um relacionamento duradouro para a sua agência


Conheça pessoas novas e interessantes perto de você. Deslize para a direita para curtir alguém e para esquerda para ignorar. Se eles também deslizarem para a direita… It’s a match!

cliente ideal tinder

Já pensou se encontrar clientes ideais para a sua agência fosse fácil e simples como o aplicativo Tinder?

Criado em 2014 por Justin Mateen, o Tinder é um aplicativo de encontros amado por muitos e odiado por outros. Mas, qualquer que seja a opinião, o fato é que, aos poucos, o app começou a mudar a forma como as pessoas se relacionam e, através de um match, incentivar dois usuários com alguns interesses em comum a se conhecerem.

Mas vamos lá: o papo aqui não será sobre relacionamentos pessoais, e sim profissionais. Então pegue seu caderno e caneta, vamos começar a traçar o plano de conquista para aquele cliente que você sempre desejou.

Storytelling: como usar essa poderosa técnica para sua agência vender mais

Quer conduzir uma boa negociação com seu potencial cliente? Saiba como a técnica do storytelling pode ajudar você a agregar mais valor à sua oferta de serviços

- Ao preencher o formul√°rio, concordo * em receber comunica√ß√Ķes de acordo com meus interesses. - Ao informar meus dados, eu concordo com a Pol√≠tica de privacidade. * Voc√™ pode alterar suas permiss√Ķes de comunica√ß√£o a qualquer tempo.

O match perfil ideal

Sabemos como é complicado conquistar um novo cliente, certo? E se o cliente for embora rápido, tudo se torna uma grande dor de cabeça.

Neste artigo da Manuela Lenzi, gestora de implementação da RD, ela explica sobre o cálculo do Custo de Aquisição de Clientes (CAC), dizendo que custa 7 vezes menos manter um cliente que adquirir mais um. Isso quer dizer que a agência precisa aprender a aumentar a margem, mantendo o cliente por mais tempo. Mas será que o cliente que está com a agência é ideal?

Fatores que influenciam para deslizar para a direita

Minha sugest√£o √© realizar uma pesquisa com com a sua base atual de clientes. Fa√ßa uma an√°lise dos √ļltimos doze meses: quais foram as vari√°veis dos clientes que sa√≠ram da sua carteira de atendimento vs. os seus melhores?

Com certeza voc√™ encontrar√° alguns padr√Ķes. Apontamos alguns deles no post Requisitos de Sucesso: ter um site publicado, evitar plataformas com hospedagem gratuita, facilitar integra√ß√Ķes entre as ferramentas etc. Al√©m disso, √© importante, √© claro, que a empresa tenha capacidade de investimento de marketing.

Se resumirmos isso em dois pilares principais, eles seriam: presença digital e tamanho da empresa.

Tendo isso em mente, busque a aquisição de clientes que possuem esses requisitos de sucesso!

Configura√ß√Ķes do perfil ideal ‚Äď na pr√°tica

No Tinder voc√™ precisa configurar quais s√£o suas prefer√™ncias do perfil que busca, como faixa et√°ria e dist√Ęncia m√°xima. Trazendo para a realidade dos potenciais clientes das ag√™ncias, como seria essa configura√ß√£o?

Como comentamos acima, √© importante voc√™ investigar a presen√ßa digital e o tamanho da empresa para entender se aquele prospect de fato possui um perfil promissor. Se sua ag√™ncia faz sua pr√≥pria estrat√©gia de Inbound Marketing, voc√™ pode pensar em adicionar o campo “Sua empresa possui um site?” dentro das Landing Pages ‚ÄĒ o RD Station Marketing, ferramenta tudo em um, pode ser usado para isso.

Outra forma de fazer essa investiga√ß√£o √© atrav√©s do time de pr√©-vendas/vendas da sua ag√™ncia. Sugiro incluir no processo comercial uma etapa de ‚Äúpr√©-qualifica√ß√£o‚ÄĚ, onde o vendedor ir√° realizar uma s√©rie de perguntas para qualificar e identificar qual √© o perfil que seguir√° no processo comercial. Neste artigo falamos sobre as principais pr√°ticas de qualifica√ß√£o de Leads e seus impactos em vendas

4 exemplos de perfis de clientes

Seguem algumas possibilidades de perfis de clientes para sua agência:

Sim, vai dar match

cliente ideal tinder

1. O perfil mais desejado

Funcion√°rios: 15

Fee mensal médio: R$ 5 mil

Investimento em marketing: R$ 10 mil

Acessos ao site: 6 mil visitantes √ļnicos

Profissional de marketing interno: possui

Tem ou já teve uma agência: sim

Utiliza CRM de vendas: sim

Empresas classificadas com esse perfil já são digitalmente maduras e, na maior parte das vezes, estão preparadas para começar a investir em uma estratégia mais complexa.

Esse perfil é o ideal para trabalhar com Marketing Digital, obter resultados e lucratividade do negócio. Eles têm capacidade de investimento e, se sua agência fizer um bom trabalho, eles tenderão a permanecer um bom tempo com você.

2. Vai que d√°

Funcion√°rios: 5

Fee mensal médio: R$ 3,5 mil

Acessos ao site: 10 mil visitantes √ļnicos

Investimento em marketing: R$ 6 mil

Profissional de marketing interno: n√£o

Tem ou já teve uma agência: sim

Utiliza CRM de vendas: n√£o

Empresas com o perfil acima são boas oportunidades para oferecer seus serviços de Inbound Marketing. São empresas que estão com um posicionamento digital em ascensão e com um objetivo já pré definido. Porém, ainda está em fase de crescimento como negócio, tem menos de dez funcionários e não tem uma pessoa dedicada para o marketing.

3. Sinal amarelo

Funcion√°rios: 8

Fee mensal médio: R$ 2 mil

Acessos ao site: 3 mil visitantes √ļnicos

Investimento em marketing: R$ 3 mil

Profissional de marketing interno: n√£o possui

Tem ou já teve uma agência: não

Utiliza CRM de vendas: n√£o

Esse é um modelo de empresas iniciantes, mas que estão começando a alcançar os primeiros resultados com o Marketing Digital. Nas agências, geralmente são os clientes que trazem muita demanda de trabalho, difícil de trazer resultados e que vai exigir mais recursos internos do que os perfis anteriores. Mas ainda assim é um perfil em potencial.

Aquele perfil delicado

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4. Cuidado!

Funcion√°rios: 5

Fee mensal médio: R$ 1 mil

Acessos ao site: 300 visitantes

Investimento em marketing: baixo ou nunca fez investimentos em marketing

Profissional de marketing interno: n√£o possui

Tem ou já teve uma agência: não

Utiliza CRM de vendas: n√£o

As empresas classificadas com esse perfil não possuem nem maturidade digital, nem maturidade de negócio. Então, a princípio, realmente esse seria um cliente que receberia um não.

Mas, se sua agência quiser ajudá-lo a melhorar especialmente a maturidade digital, o caminho é oferecer um pacote inicial de serviços. O foco é alavancar os resultados e transformar esse perfil D em um perfil C em curto prazo.

Pense em uma pacote de 3 meses e busque acelerar os resultados iniciais, realizando os serviços de:

  • Reforma do site
  • 1 post no blog por semana
  • Gest√£o de redes sociais – 4 posts por m√™s
  • Gest√£o de m√≠dia paga – R$ 500
  • 2 ¬†Email Marketing por m√™s
  • 1 Landing Page + 1 oferta por m√™s

Monitore mensalmente como está o crescimento e a maturidade digital do seu cliente. E, no momento que ele atingir os requisitos ideias para subir de nível, ofereça um pacote mais robusto que traga receita recorrente!

Origem dos matches Leads

O Tinder cruza as informa√ß√Ķes de perfil com dados de geolocaliza√ß√£o e, com isso, sugere poss√≠veis pretendentes que estejam relativamente pr√≥ximos. Seria incr√≠vel utilizar a mesma metodologia para encontrar o cliente ideal, n√£o?

Mas a realidade é que existem muitos caminhos para criar canais de aquisição e formas de levantar oportunidades qualificadas para a sua agência. A que sugiro é a do Aaron Ross, autor e escritor do livro Predictable Revenue (Receita Previsível). Leitura obrigatória para quem quer escalar as vendas do seu negócio.

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Seeds

Sementes, o melhor tipo de Lead, por√©m o mais dif√≠cil de escalar, s√£o os famosos boca-a-boca, as indica√ß√Ķes vindas de um networking consolidado ou clientes satisfeitos.

Leia mais: Como abordar oportunidades e gerar mais vendas em eventos e 10 dicas matadoras de como fazer networking em eventos

Nets

A rede, esses s√£o os Leads vindos de uma boa estrat√©gia de Inbound Marketing. Com a√ß√Ķes consistentes, voc√™ pode garantir mais previsibilidade ao seu time comercial. ¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†

Leia mais: Passo a passo: como fazer Inbound Marketing dentro da sua própria agência

Spears

Ponta da faca ou lança, são os Leads que chegam via prospecção ativa ou o mais conhecido Outbound.

Leia mais: Outbound Marketing e Cold Calling.

Deixo uma mensagem final: fechar com um cliente ruim vai dar o mesmo trabalho que um cliente ideal. Portanto, disponibilize algumas horas para planejar os perfis ideais da sua agência. O resultado serão Leads mais qualificados e que permanecerão com sua agência por mais tempo.

Bons negócios!

P.S.: Eu gostaria de dedicar este material a um dos parceiros da RD, o Giancarlo Blanco, da Agência 904, que me ajudou na definição dos perfis.

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- Ao preencher o formul√°rio, concordo * em receber comunica√ß√Ķes de acordo com meus interesses. - Ao informar meus dados, eu concordo com a Pol√≠tica de privacidade. * Voc√™ pode alterar suas permiss√Ķes de comunica√ß√£o a qualquer tempo.

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Coment√°rios

6 coment√°rios

  1. Sebastian Baltazar

    Fant√°stico. Essa semana te mando o que pensei sobre!

  2. Debora

    Caio como sempre fazendo historia! Vamos em busca do Match ideal !!

    1. Caio Vidal

      Obrigado pelo feedback D√©bora ūüėČ

  3. Marcelo Sales

    Show meu amigo curtir o conte√ļdo. O trabalho de qualifica√ß√£o de lead √© essencial para o sucesso da ag√™ncia.

    1. Caio Vidal

      Boa Marcelo! Obrigado pelo feedback ūüėČ

  4. Gustavo Buonnacorso

    Top Caio, parab√©ns pelo conte√ļdo