Como aumentar as vendas da sua agência usando o RD Station CRM

Aprenda como o RD Station CRM pode te ajudar a organizar e controlar o seu processo comercial para vender mais!

Laura Orlandi
Laura Orlandi15 de abril de 2019

Todo fim do mês é a mesma coisa: você senta na frente do computador, abre suas planilhas, busca pelos fechamentos e anotações dos vendedores e analisa a produtividade da sua equipe.

Mesmo investindo tanto tempo, entender porque sua performance comercial melhorou ou piorou, identificar em qual etapa do processo as oportunidades estão sendo perdidas e tomar decisões em cima disso continua muito difícil.

Agora, imagine transformar esse cenário caótico em um positivo, com uma ferramenta de vendas que te possibilita controlar e organizar o seu processo comercial, aumentando a produtividade do seu time e suas vendas?

O CRM é essa ferramenta! Nesse post, vou te mostrar o que ele pode fazer pela sua agência.

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Organizar e controlar seu processo comercial

Um CRM é uma ferramenta de Gestão do Relacionamento com o Cliente, e te permite colocar em prática a estratégia comercial da sua agência.

Isso porque você consegue personalizar  e adaptar um funil de vendas à realidade do seu negócio, do primeiro contato até a contratação do serviço, estabelecendo em cada etapa quais atividades que cada profissional de atendimento precisa colocar em prática. Em cada negociação, o responsável irá criar tarefas (como ligações, reuniões, visitas, etc) e anotar como está o andamento das ações.

Ao registrar todas as atividades da negociação em um só lugar, a ferramenta te ajuda a ter um processo comercial organizado, não deixando nenhuma informação importante de fora.

Em um mercado competitivo como o de serviços, toda oportunidade deve ser aproveitada, pois se você alcança sucesso junto ao produto do seu cliente, você tende a ter um aumento de budget investido na agência. Em contrapartida, agências que perdem oportunidades, terão muito mais custo e esforço para recuperar um cliente, especialmente se ele já estiver no seu concorrente. Então, fique atento e não deixe nada passar!

Aumentar a produtividade e eficácia dos vendedores

Existem algumas práticas que ajudam a aumentar a produtividade comercial do seu time e que  podem ser acompanhadas dentro do CRM, como:

  • Não esquecer de fazer follow up com cada uma das suas negociações para aumentar a taxa de conversão;
  • Saber o que fazer e quando fazer conforme a etapa de contratação que o cliente se encontra para aumentar as chances de fechar negócio;
  • Priorizar negociações que têm mais chances de fechar com você;
  • Gastar mais tempo com os clientes que tenham o perfil ideal para a sua agência;
  • Estimular a competitividade saudável no time, criando equipes especializadas (em planos, por exemplo) e estabelecendo metas (individuais e de equipes) para os vendedores.

Todas essas ações te dão maior controle sobre cada etapa do processo comercial e te ajudam a direcionar seus esforços para os lugares corretos, melhorando sua taxa de conversão e volume de vendas.

Identificar o que está funcionando (ou não) no seu processo comercial

Aposto que você já chegou ao final do mês, dedicou horas para avaliar o desempenho da sua estrutura comercial e mesmo assim teve dificuldades de entender quais decisões tomar para resolver os gargalos, certo?

É para reverter esse quadro que o RD Station CRM possui relatórios automáticos e atualizados em tempo real, te possibilitando economizar tempo e facilitando a tomada de decisão. Os dados não estão perdidos em papéis ou planilhas, mas sim organizados em um só lugar, evitando viés; e os relatórios são atualizados automaticamente em tempo real.

Se você quer sugerir melhorias para o seu cliente, seu processo comercial precisa estar impecável. Os relatórios vão te ajudar a alcançar isso, ao te permitir:

  • Ter previsibilidade para saber se as metas serão batidas (ou não) e contornar imprevistos a tempo;
  • Gerar histórico e aproveitar as informações de vendedores e clientes para impulsionar a agência;
  • Monitorar o funil de vendas para identificar em qual etapa as oportunidades estão sendo perdidas e dar mais atenção à essa etapa;
  • Identificar quais vendedores estão com pior performance e ajudá-los mais de perto;
  • Definir quais produtos ou serviços são mais relevantes para sua estratégia comercial e focar neles.

Ter todo o seu processo comercial integrado

Não só de vendas se faz um processo comercial: ele engloba as demais áreas, do marketing ao financeiro, e cada uma delas vai utilizar suas próprias soluções. E para facilitar sua vida, nada melhor do que um CRM que pode ser integrado à essas ferramentas.

Quais são elas? Discadores, ERPs, ferramentas de automação de marketing e e-mail marketing, gestão de propostas, comunicação interna, meios de pagamento, ferramentas do google, formulários de contato e, inclusive, ferramentas internas do seu negócio.

Por exemplo, você poderá enviar as oportunidades vendidas ao seu ERP para fazer a gestão financeira, como a criação de contratos, emissão de boletos de pagamento ou criar uma nova oportunidade no CRM automaticamente quando um lead se cadastrar no formulário do seu site. E se você já é um cliente do RD Station Marketing, vai poder integrar com o RD Station CRM para enviar e receber leads automaticamente!

Conclusão

Um processo comercial integrado economiza tempo, evita a perda de informações pelo caminho e cria um processo integrado de relacionamento com o cliente. A qualidade da sua relação com o cliente aumenta uma vez que você dá continuidade ao processo de vendas, e é mais provável que ele continue comprando com você e não com a concorrência.

Ufa! Agora você já sabe alguns dos benefícios que o RD Station CRM pode te proporcionar.

Mas antes de acabar, tenho uma notícia pra você: agências que têm um contrato de parceria assinado com a Resultados Digitais podem usufruir gratuitamente do Plano Basic do RD Station CRM! Para criar sua conta gratuita, clique aqui. Depois de criar sua conta no plano Free, veja como ganhar acesso gratuito ao nosso Plano Basic.

E se você você não é uma agência parceira mas quer conversar com um especialista em CRM para saber mais a fundo como essa ferramenta pode ajudar o seu negócio, fale com um consultor!

Conte conosco para alavancar suas vendas!

Laura Orlandi

Laura Orlandi

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