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Como manter seu cliente engajado através do Email

Veja 3 passos para a criação de um Email eficiente e impossível de ser ignorado utilizando as técnicas da Winnign By Design

Quem nunca voltou de uma reunião  de duas horas com o cliente achando que a pauta poderia ser resolvida através de um e-mail que atire a primeira pedra. A gestão do tempo, principalmente em agências que trabalham com marketing digital, é essencial para que o fluxo de trabalho aconteça de forma coesa e rápida, como o meio digital exige.

Para acelerar o processo de aprovação de conteúdos e evitar reuniões presenciais que poderiam ser resolvidas por uma troca de e-mail, mostrarei a seguir algumas técnicas que podem ser usadas. Elas foram desenvolvidas pela Winning By Design, vão ajudar a sua agência a economizar tempo e dinheiro mantendo seu cliente engajado por e-mail.

Acompanhe!

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Quando devo enviar um e-mail?

Lembre-se que o objetivo é economizar tempo e facilitar o contato com o seu cliente para dar agilidade às suas entregas. Mas, é claro que isso não quer dizer que devemos encher a caixa de entrada do cliente.

Pergunte-se sempre se o assunto do e-mail é relevante e necessário. Caso não seja uma pauta urgente, aguarde até ter um assunto prioritário para tratar e então envie os dois temas em um único e-mail.

3 passos para a criação de um e-mail impossível de ser ignorado

Make it super simple! O segredo de um e-mail de sucesso é a simplicidade e objetividade com que ele é escrito. A Winning By Design desenvolveu a técnica do RRR para a escrita de e-mails impossíveis de serem ignorados:

R – Relevância

R – Recompensa

R – Requisição

Relevância

Por que você escreveu esta mensagem? No primeiro parágrafo do seu e-mail já deixe claro o assunto. Lembre-se que o seu cliente não tem tempo e que ele tem que ver valor na mensagem imediatamente para engajar e te responder.

Recompensa

Aqui é o espaço para você enviar uma mensagem valiosa que vai cativar o seu cliente. Pode ser um dado preliminar de um campanha de sucesso, o feedback positivo de uma ação ou até mesmo um link relevante para quem vai receber a mensagem. Aproveite o nosso blog e inspire seu cliente compartilhando com ele um dos nossos cases de sucesso.

Requisição

Basicamente, pergunte aquilo que precisa ser respondido neste e-mail. Seja o pedido de um feedback sobre uma peça em aprovação, o agendamento de uma reunião ou a opinião sobre uma ação em construção.

Abaixo segue um exemplo de como uso a técnica do RRR para agendar reuniões com nossos parceiros aqui na Resultados Digitais:

Dicas extras para acelerar a sua taxa de respostas de e-mails

Além do RRR, há algumas outras boas práticas na escrita de um e-mail que pode ajudar a engajar o seu cliente:

  • Mantenha o e-mail curto e objetivo;
  • Faça um título que já sinalize o assunto do e-mail;
  • Otimize o conteúdo para a leitura em celular, escrevendo o assunto com até 50 caracteres;
  • Ofereça insights que ajudem seu cliente na tomada de decisão;
  • Coloque o conteúdo extra sempre em links e evite o uso de anexos;
  • Escreva o nome do remetente na requisição para chamar a atenção sobre o seu pedido.

PS: Use o PS! A maioria das pessoas lê apenas uma parte do e-mail e, vamos combinar, ninguém resiste à leitura de um PS ou de uma OBS. 

Para saber mais sobre técnicas de engajamento e relacionamento com o cliente, a Winning By Design disponibilizou conteúdo exclusivo para nossos parceiros na RD University. Acesse e aprenda mais!

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