Blog Agências de Resultados

Aprenda a montar uma proposta comercial usando cases de sucesso como argumento

Por que montar uma proposta comercial é tão importante? Eu realmente preciso ter um case? Será que faz sentido para o meu modelo de negócio? Respondemos tudo neste post

Em vez de ler, que tal ouvir o post? Experimente no player abaixo:

 

 

Todos nós sabemos que montar uma proposta comercial bem atrativa para o cliente não é algo muito fácil de se fazer. Afinal, é nesse momento que conseguimos mostrar como toda a estratégia de Marketing Digital, elaborada pela agência, será executada e o quanto isso vai custar de investimento.

São diversos os pontos a serem analisados antes, durante e depois da apresentação da proposta, dentre eles:

  1. Coletar um bom briefing
  2. Mostrar passo a passo como a estratégia será executada
  3. Quais as ferramentas essenciais para a execução do trabalho
  4. Investimentos
  5. Case de sucesso

A apresentação de um case de sucesso vem muitas das vezes de forma sutil, porém eficaz. Ela é o que eu chamo de “cartada final”. Mas por que ela é tão importante? Eu realmente preciso ter um case? Será que faz sentido para o meu modelo de negócio?

Essas são alguma perguntas que devem estar passando pela sua cabeça neste exato momento. Então, vamos ver porque a utilização de cases de sucesso é tão importante no momento de montar uma proposta comercial e como podemos ganhar forças na argumentação, tanto no momento de apresentação da proposta, como também na negociação.

Mas antes…

O que é um case de sucesso, afinal?

Case de sucesso é um testemunho positivo ao seu favor. Nele você mostrará qual o problema seu cliente enfrentava, quais os impactos negativos que isso estava acarretando, como ele conseguiu resolver esse problema contratando o serviço de Marketing Digital da sua agência e, por fim, os resultados alcançados.

Bora lá, porque aqui o papo é reto!

Contra fatos não há argumentos

Como todos nós sabemos, contra os fatos e evidências não há objeções que parem em pé. O mercado está lotado de empresas que prometem mil e uma coisas antes do fechamento do contrato e, após o pagamento da primeira parcela, nada daquilo que foi prometido é realizado.

O escopo não é respeitado, o trabalho é realizado de qualquer maneira e, por fim, a insatisfação do cliente acaba tomando as rédias da situação. E não há nada de errado em fazer promessas extraordinárias, desde que você cumpra todas elas.

Por essas e outras que grande parte dos brasileiros, quando estão prestes a fechar qualquer tipo de contrato com qualquer empresa, pensa 2 vezes antes de fazê-lo.

A maior parte das agências sabe que o seu serviço gera bons resultados, mas mesmo assim pode acontecer de não conseguirem fortalecer isso na fala. Logo abaixo vou mostrar um passo a passo de como fazer proposta comercial, para que o seu case/testemunho seja muito mais aproveitado como argumento.

  1. Monte a proposta em cima de números e resultados extraordinários que você alcançou para algum de seus clientes, mas lembre-se: nada de falar sobre case até o momento.
  2. Mostre o passo a passo de como você chegou até esses números e como pretende trazer esses resultados aplicando a sua estratégia.
  3. Esse é o momento no qual o seu potencial cliente deve estar pensando “mas isso é bom demais pra ser verdade”. E esse era o ponto que você queria que chegasse. Deixe-o expressar isso, seja com expressão facial ou até mesmo com palavras.
  4. Feito isso, mostre como você executou essa estratégia para algum de seus clientes, provando que é possível chegar nesses números ou até mesmo ultrapassá-los.  

É justamente no ponto quatro que a prova de todo aquele discurso entra em vigor, então temos em campo a sua maior força de argumentação, um estudo de caso extraordinário. Não tenha medo de utilizar cases na sua proposta comercial, afinal, se você alcançou esses resultados é porque você realmente tem capacidade de cumpri-la.

Prova de valor: “eu realmente consigo alcançar esse resultado e, por esse motivo, o valor de investimento é tal”

A prova de valor está bem atrelada ao investimento que o seu cliente final fará na sua agência; logo, é fundamental mostrar cases de sucesso antes de revelar quanto custa todo o seu trabalho como agência de Marketing Digital.

No momento em que se está apresentando uma proposta comercial, cada ponto é extremamente importante e, no final, tudo colabora para a construção de valor. O objetivo final de toda proposta é ser aprovada e também fazer com que, no mínimo, o seu cliente tenha vergonha de pedir aquele descontinho sobre o que lhe foi ofertado.

Ao final de uma apresentação, o assunto a ser abordado dentro de alguns minutos será o valor cobrado e você pode argumentar da seguinte maneira como no exemplo do diálogo abaixo:

— José, tendo em vista tudo o que te apresentei e também pelos resultados expressivos que consegui alcançar com outras empresas, o valor de investimento é de R$8 mil inicial + R$5 mil por mês.

— Perfeito Matheus, tudo isso faz muito sentido. Realmente você faz um excelente trabalho quando o assunto é Marketing Digital. Gostei muito dos resultados que você conseguiu atingir e gostaria de iniciar um projeto contigo o quanto antes. Mas antes de fechar negócio gostaria de conversar sobre os valores. Seria possível algum desconto no valor das mensalidades?

— Bom… José. Infelizmente eu não consigo, pois como você pôde observar, todo o meu trabalho é pautado em aumento significativo de receita no final do mês. Vamos voltar aqui no Slide 4, dê mais uma olhada nesses números. O que eu cobro de você é muito pouco perto dos resultados que posso alcançar para a tua empresa. Você concorda comigo?

— Sim, concordo plenamente. Se tivermos resultados semelhantes a esses, quem sabe mais pra frente eu não aumente ainda mais os meus investimentos em Marketing Digital.

— OK José, fico muito feliz que você tenha compreendido. Temos um acordo?

— Claro que sim. Vamos começar ainda neste mês.

Percebam como o case de sucesso colabora para a argumentação no momento final da apresentação da proposta e consequentemente na negociação. Todos os pontos devem estar devidamente alinhados para que tanto a apresentação quanto a negociação sejam um verdadeiro sucesso. E utilizando um case como argumento, isso fica bem mais fácil.

Conclusão

Quanto mais cases você tiver, mais cartas na manga você terá. Lembre-se sempre que todos os dados devem ser verídicos e confiáveis, afinal, você não quer passar vergonha na frente do seu futuro cliente ou iniciar um projeto com mentiras e desconfianças.

Recapitulando:

  1. Contra fatos não há argumentos: sou especialista no que faço, estão aqui os números. Não é só falácia, o que eu prometo, eu entrego. Veja exemplos.
  2. Prova de valor: o valor de investimento é X, pois eu realmente entrego o que prometo, estão aqui na sua frente todos os números. É inviável cobrarmos menos que isso, sendo que o retorno que você terá, em cima do investimento que você está fazendo hoje, vai ser muito maior.

Quer saber como montar um case? Clique aqui e descubra. E preencha o formulário abaixo para baixar gratuitamente um template de proposta comercial de sucesso.



Template para uma proposta comercial de sucesso!

Quer fazer uma venda bem sucedida de serviços de Marketing Digital para seus clientes? Confira agora mesmo uma apresentação em slides que vai ajudar você a fechar somente contas fantásticas!

Boas vendas!

Marcadores:

Deixe seu comentário